Judiciário

Terça-Feira, 19 de Setembro de 2017, 15h:31 | Atualizado: 19/09/2017, 15h:32

Morre aos 82 anos Fadel Tajher Iunes, pioneiro do MP antes da divisão do Estado

O procurador de Justiça aposentado, Fadel Tajher Iunes, morreu na madrugada desta terça (19) aos 82 anos. Iunes foi membro do Ministério Público de Mato Grosso, antes da divisão do Estado. Após a divisão, optou em seguir a carreira no órgão fiscalizador de Mato Grosso do Sul. Nascido em Corumbá (MS), ele deixa quatro filhos, nove netos, três noras, e a viúva Kaly Terezinha Iunes.

Reprodução

procurador-morto.jpg

Procurador de Justiça aposentado, Fadel Tajher Iunes, morreu nesta 3ª aos 82 anos

Em novembro do ano passado, Fadel Iunes esteve em Cuiabá, em cerimônia na Procuradoria-Geral de Justiça, para conhecer o "Projeto Memória". “Estou muito feliz em rever amigos que estiveram ao meu lado quando iniciei a vida profissional. Antônio Hans foi meu chefe por muitos anos, mas na época da divisão do Estado, como eu morava em Corumbá, acabei ficando em Mato Grosso do Sul”, relembrou na ocasião.

O presidente da Associação Mato-Grossense do Ministério Público (AMMP), Roberto Aparecido Turin, lamenta o falecimento de Fadel Iunes e ressalta a importância do procurador, bem como dos colegas de sua geração, na formatação do que hoje é o Ministério Público. "Iunes fez parte de uma geração que brigou para construir o Ministério Público constitucional e forte que temos hoje. Merece todas as nossas homenagens", diz.

Na sede do MP-MS, na sessão do Conselho de Procuradores de Justiça desta manhã (19), o procurador-geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, se pronunciou sobre o falecimento do ex-procurador-geral. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do ex-procurador-geral Fadel Iunes, que por duas vezes foi procurador-geral de Justiça, corregedor-geral do MP, procurador-geral-adjunto, e acho que todos que conviveram com ele, concordam que marcou uma época no Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Desejamos que a alma descanse em paz e que os familiares sejam confortados nesse momento de dor”.

O procurador de Justiça e corregedor-geral do MPMS, Marcos Antonio Martins Sottoriva, também se manifestou sobre o falecimento do ex-procurador-geral e ressaltou a importância para o Ministério Público Estadual. “Ele foi um baluarte dessa instituição, começando até por esse próprio prédio, que não podemos esquecer que foi uma conquista dele”.

Trajetória

Quando houve a divisão do Estado, apenas 11 procuradores de Justiça faziam parte do quadro do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, entre eles estava Fadel Tajher Iunes.

O procurador de Justiça aposentado foi nomeado para o cargo de procurador-geral de Justiça em abril de 1994 em substituição ao procurador-geral de Justiça Ovídio Pereira, e foi reeleito em 1996 como procurador-geral de Justiça. Fadel Tajher Iunes foi também procurador-geral-adjunto e corregedor-geral do MPMS. Marcou época na instituição, pois ajudou a modernizar o Ministério Público de Mato Grosso do Sul. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

DEM e voz na Câmara após 16 anos

marcelo bussiki 400 curtinha   O DEM (antigo PFL) passa a ter voz na Câmara da Capital 16 anos depois. Aproveitando a janela de março em que a Justiça Eleitoral permite mudança de legenda sem risco de perda do mandato, dois vereadores migraram para o Democratas, sendo eles Marcelo Bussiki (foto) e Gilberto Figueiredo, que...

MDB agora com 2 na Câmara-Cuiabá

juca do guaran� curtinha 400   O MDB do prefeito Emanuel Pinheiro, que não elegeu vereador em 2016 em Cuiabá, agora ganha duas vozes na Câmara. Tratam-se de Juca do Guaraná (foto), militante histórico do nanico Avante que resolveu migrar para a legenda emedebista, e do recém-empossado...

PT segue sem voz na Câmara-Cuiabá

bob pt 400 curtinha   O PT, presidido em Cuiabá por  Elisvaldo Almeida, o Bob (foto), está mesmo "queimado" e sem prestígio. Em meio ao troca-troca de partido entre os vereadores cuiabanos, aproveitando a janela de março, cujo prazo para mudanças para quem deseja se candidatar em outubro encerrou-se neste...

Deputado, única causa e os interesses

xuxu 400 curtinha   Xuxu Dal Molin (foto), deputado pouco atuante e limitado a defender a bandeira do agronegócio, é mais um daqueles que demonstram, na prática, usar a política para beneficiar os seus. De familiares de agricultores, Xuxu bateu duro, se posicionando contra a proposta encaminhada pelo governador Mauro...

Vereadores de ROO e trocas de siglas

fabio cardozo 400 curtinha   Em Rondonópolis, praticamente a metade dos vereadores está aproveitando a janela, que se encerra neste sábado, para mudar de partido, e já com as atenções voltadas à reeleição. E, com a dança das cadeiras, o Solidariedade do prefeito Zé do...

Podemos absorve a turma do barulho

O Podemos conseguiu juntar no seu diretório em Cuiabá a turma do barulho. Dela fazem parte dois com mandatos cassados, Abílio Júnior, que perdeu a cadeira de vereador por quebra de decoro, e a senadora Selma Arruda, cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico, mas que ainda continua no cargo. Selma impôs condições para seguir no partido. Chegou a negociar ida para o PSC. E ganhou a presidência municipal do Pode, forçando o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.