Judiciário

Terça-Feira, 06 de Abril de 2021, 21h:19 | Atualizado: 07/04/2021, 14h:03

"POSTURA POPULISTA"

MPE denuncia Stringueta por calúnia e aponta recebimento de auxílio indevido

Reprodução

Delegado Fl�vio Stringuetta

Delegado Flávio Stringueta teria recebido auxílio moradia enquanto trabalhou em Lucas 

Ministério Público do Estado (MPE) ofereceu denúncia contra o delegado Flávio Stringueta por calúnia, difamação e injúria. Isso porque ele publicou artigo na imprensa em que criticava a postura de promotores de Justiça. Documento, desta terça (6), é assinado pelo promotor Marcos Regenold Fernandes, da 12ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital.

Na denúncia, MPE alegou que Stringueta teria ofendido todos os membros do ministério ao acusa-los de receber auxílio moradia de forma indevida. Conduta que, de acordo com o promotor, é legal e também já foi praticada pelo delegado ao longo de sua profissão. Ação cita que auxílio moradia é benefício legal previsto por lei federal e estadual.

“Ele próprio recebeu auxílio moradia por muitos anos quando atuou como delegado de polícia na comarca de Lucas do Rio Verde, e em condições duvidosas. Isso porque, diferentemente da situação dos juízes e promotores de Justiça, aquele auxílio que lhe fora pago outrora, apesar de previsto em lei municipal daquela cidade, era inconstitucional, eis que frontalmente contrário aos princípios da moralidade, impessoalidade e probidade administrativa”, diz trecho da ação.

Segundo o documento, fim do recebimento do benefício por Stringueta só aconteceu após intervenção do MPE, com abertura de inquérito civil, que culminou na celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município.

Restou claramente demonstrado que o denunciado Flávio Henrique Stringueta, ciente da ilicitude e reprovabilidade de seus atos, caluniou, difamou e injuriou os ofendidos

Diz trecho da denúncia

“Portanto, a postura político populista da espécie ‘faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço’, adotada pelo denunciado, revela nitidamente o ‘animus difamandi’ quanto à conduta em comento”.

Ainda no entendimento do promotor, delegado teria difamado o MPE com o intuito de se destacar e angariar um cargo político nas próximas eleições. Para isso, anexou notícia de site regional em que Stringueta admitiu a possibilidade de candidatura.

“Deste modo, restou claramente demonstrado que o denunciado Flávio Henrique Stringueta, ciente da ilicitude e reprovabilidade de seus atos, caluniou, difamou e injuriou os ofendidos supra identificados, todos membros do Ministério Público Estadual, em razão de suas funções e por um meio de facilitar a  divulgação, qual seja, a internet”.

Diligências

Além da denúncia de calúnica injúria e difamação, o MP ainda requisitou, junto à Justiça, informações de cartórios de Cuiabá e Várzea Grande sobre eventuais processos criminais instaurados contra o delegado.

Solicitou também folha de antecedentes criminais do denunciado junto à Polícia Federal e Instituto de Identificação do Estado de Mato Grosso.

Ao final, o promotor ainda destaca que o delegado já praticou as mesmas ofensas contra os membros do Ministério Público Estadual em outra oportunidade, o que mostra uma "conduta criminosa habitual e reiterada". Justamente por isso, o MP declina da possibilidade de oferecer acordo ao denunciado. 

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Francisco De Sales | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2021, 13h20
    3
    0

    Parabéns Dr. Flávio Stringueta, falou a verdade, o ministério público de Mato Grosso é uma vergonha, tá faltando óleo de peroba para uma entidade que se acha acima da lei e de Deus.

  • De olho!!! | Quarta-Feira, 07 de Abril de 2021, 04h03
    14
    4

    Mas esse não é o mesmo promotor que foi pego em blitz policial pelo bafômetro, por dirigir embriagado, e alegou que tinha usado cepacol? Preguiça desse povo. Todos do façam que eu digo mas não façam o que eu faço!!

  • Cesinha | Terça-Feira, 06 de Abril de 2021, 23h32
    1
    0

    Cesinha, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Rogerio | Terça-Feira, 06 de Abril de 2021, 22h19
    3
    16

    Esse delegado fala muito ! Deveria trabalhar mais ao invés de ficar de Bla Bla Bla, inclusive a diretoria da polícia civil teve que pedir desculpas! Se tem algo para denunciar de “nomes” e não fique de Bla Bla Bla.

  • SOCRATES | Terça-Feira, 06 de Abril de 2021, 21h33
    36
    5

    Relaxa .!!! Esse MP é de faz de contas, eles fingem que estao trabalhando, que fazem juz aos altos solários, mas sao marajas de celulares de ultima ! Vai pra cima delegado, povo sabe que esse MP de MT ta mais perto do STF do que do ceu e do povo!

  • Roberto Ferreira | Terça-Feira, 06 de Abril de 2021, 21h33
    31
    5

    Prender bandidos não importa né? Nossos impostos sendo gastos assim? Cadê 1 BILHÃO gasto pela pandemia pelo governo? Cadê Cargos Comissionados do MPE? Cadê IPhone e Auxílio COVID do MPE? VERGONHA!!!!!

  • Roberto Ferreira | Terça-Feira, 06 de Abril de 2021, 21h29
    24
    5

    Prender bandidos não importa né? Nossos impostos sendo gastos assim? Cadê 1 BILHÃO gasto pela pandemia pelo governo? Cadê Cargos Comissionados do MPE? Cadê IPhone e Auxílio COVID do MPE? VERGONHA!!!!!

Misal é reeleito para o 10º mandato

misael galv�o 400 curtinha   Após dois anos fora do comando do Shopping Popular, período em que respondeu pela presidência da Câmara da Capital, o ex-vereador Misael Galvão (foto) voltou à direção do empreendimento, que abriga 500 lojas. E, sob forte...

Oscarlino, Pros e "nocaute" em Gisela

oscarlino 400   Na queda-de-braço dentro do Pros por espaço político, o ex-sindicalista Oscarlino Alves (foto) nocauteou a ex-superintendente do Procon-MT, Gisela Simona. Ele foi um dos filiados que não aceitaram apoio a Abílio na disputa de segundo turno para prefeito de Cuiabá, se aliou ao projeto de...

Promotor recebe medalha do Exército

Mauro Zaque curtinha   O promotor de Justiça Mauro Zaque (foto) foi condecorado com a medalha do Exército Brasileiro na manhã desta segunda (19), no dia da instituição. A solenidade é considerada a segunda maior do Exército Brasileiro, foi reservada por conta da pandemia e contou com a...

Sema reabre os parques em Cuiabá

mauren lazzaretti sema 400   Fechados desde 1º de abril, em obediência às regras de decreto municipal, que suspendiam as atividades coletivas, os parques estaduais urbanos de Cuiabá reabrem nesta segunda (19) para utilização pelo público. Será possível acessar as tradicionais trilhas...

Pilha em Jayme pra disputar o Governo

jayme campos 400   Mesmo sabendo que Jayme Campos (foto) não entra em disputa onde percebe dificuldades para vencê-la e militando no mesmo partido de Mauro Mendes, o DEM, algumas lideranças políticas têm instigado o senador a se lançar ao governo estadual. Para tentar convencer Jayme, lançam...

Scheila assume APDM e cita projetos

scheila pedroso 400   Esposa do prefeito sinopense Roberto Dorner, Scheila Pedroso (foto), primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, passa a tocar, pelos próximos dois anos, a Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de MT (APDM/MT). Ela promete juntar força com os...