Judiciário

Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020, 15h:37 | Atualizado: 12/08/2020, 15h:41

BALANÇO PARCIAL

MPE reduz 6,8% dos gastos com pessoal nos 4 primeiros meses de 2020

Divulgação

Minist�rio P�blico de MT

O Ministério Público Estadual (MPE) reduziu sua despesa com pessoal e encargos em 6,8% no primeiro quadrimestre de 2020 e, hoje, os gastos com a folha de pagamento e encargos está em 1,63% do orçamento da instituição, abaixo do chamado Limite Providencial estabelecido pelos órgãos de controle, que é de 1,9%, e do teto imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 2%.

Os dados foram apresentados pelo secretário estadual de Fazenda, Rogério Gallo, em audiência pública convocada pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa, realizada por meio virtual na tarde desta terça (11).

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, comentou após participar da audiência pública que a atual administração do MPE tem realizado uma gestão com base no planejamento elaborado com a participação dos diversos setores da instituição e com um acompanhamento criterioso da execução orçamentária e financeira.

“No governo passado, tivemos uma redução na receita porque os repasses constitucionais não foram feitos integralmente pelo Executivo. Isso teve reflexos financeiros inclusive no ano passado, já no atual governo, pois tivemos que continuar investindo em pessoal para melhor estruturar as promotorias, principalmente do interior, para atender adequadamente a sociedade. Em 2019 atingimos o Limite Providencial, mas adotamos medidas de contenção e hoje já estamos com as despesas com a folha de pagamento abaixo dos limites estabelecidos pela legislação”, explicou o procurador-geral.

Os dados financeiros do MPE mostram o comportamento das despesas com pessoal ao longo de 2019 até o primeiro quadrimestre deste ano. No primeiro quadrimestre de 2019 os gastos com essa rubrica foram de 1,86% do orçamento, no segundo quadrimestre subiu para 1,91% e no terceiro começou a cair, ficando em 1,76%. No primeiro quadrimestre de 2020 reduziu ainda mais, ficando em 1,63%.

Durante sua participação na audiência, Borges questionou o secretário de Fazenda se a boa arrecadação registrada pelo Estado no primeiro quadrimestre, relatada na audiência, está se mantendo no segundo quadrimestre.

Rogério Gallo creditou o bom desempenho fiscal do Estado aos ajustes financeiros feitos pela gestão do governador Mauro Mendes e à implantação de grandes usinas de etanol de milho em Mato Grosso, destacando que com novos investimentos que estão previstos no setor produziremos mais de cinco bilhões de litros do produto anualmente, passando a atender, inclusive, o mercado da região Nordeste.

O secretário de Fazenda citou ainda o pagamento do auxílio emergencial pelo governo federal a mais de um milhão de mato-grossenses durante a pandemia. Os recursos do auxílio são utilizados para consumo pelas pessoas, repercutindo positivamente na arrecadação estadual.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • alexandre | Sábado, 15 de Agosto de 2020, 14h28
    1
    0

    Mentira, tudo virou verba indenizatória, só tá fora do grupo folha, mas é salário indireto..

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.