Judiciário

Terça-Feira, 25 de Março de 2014, 12h:09 | Atualizado: 25/03/2014, 13h:26

Novo vídeo mostra que flagrante foi preparado e pode anular 2ª gravação

.

print_joao_emanuel

Reprodução de trecho do novo vídeo obtido pela defesa de João Emanuel (PSD)

A defesa do vereador João Emanuel (PSD) aposta todas as fichas em um novo vídeo que pode ser decisivo para inocentá-lo. O advogado de João Emanuel, Eduardo Mahon, adianta que nas imagens fica clara a existência de um flagrante preparado. Segundo ele, a situação, que será avaliada pela Justiça, pode ajudar o social-democrata porque demonstra a intenção da empresária Ruth da Silva Dutra em instigar o vereador para que ele fale sobre determinado assunto. "Ele é só um menino, rapaz. O João Emanuel não tem nada haver com a história. E ai vai querer ferrar ele?", afirma a empresária.

A existência do novo vídeo já havia sido divulgada pela coluna Curtinhas veja aqui. “Anula a prova ou, no mínimo, a desacredita”, pontua o jurista, ponderando que a situação independe do que foi dito por João Emanuel no segundo vídeo, gravado horas depois. No primeiro, conforme Mahon, a empresária, que teve dois terrenos tomados por um agiota, de quem Emanuel havia feito empréstimo para bancar campanha, aparece conversando com o filho Pablo da Silva Dultra e com Evandro Stábile Júnior, sócio dele. O grupo Rdnews teve acesso as imagens, mas nelas não aparece o rosto de nenhuma das três pessoas que participam da reunião. Os detalhes da gravação você confere no RDTV desta 4ª (26).

Reprodução

joão-emanuel

Em outro trecho do novo vídeo, empresária Ruth questiona porque "ferrar" ex-presidente

De todo modo, Mahon adianta que ontem (24) apresentou à juíza da Vara Especializada do Crime Organizado de Cuiaba, Selma Rosane Santos Arruda, onde trâmita ação contra o parlamentar, pedido para que a Justiça realize perícia no vídeo. Acontece que o jurista quer provar não só a autenticidade, como também degravar as falas, tendo em vista que o áudio, em alguns momentos, está inaudível. Pedido similar foi feito à Comissão de Ética, que investiga o caso no âmbito do Legislativo.   

Segundo Mahon, a defesa demorou para descobrir a existência do vídeo, que também está anexado aos autos da ação interposta pelo Ministério Público contra João Emanuel, por isso não havia questionado a situação antes. Ele destaca também que, em vários momentos, a empresária reforça que “João Emanuel não tem nada haver com a história”.

O ex-presidente da Câmara é o pivô da Operação Aprendiz, deflagrada pelo Gaeco no ano passado. Ele é acusado de desviar recursos da Câmara e de fraudar licitações. A principal prova contra João Emanuel é um vídeo em que aparece ensinando como faz a fraude. "A própria mulher instigou. E o antes do boa tarde, você sabe o que ela disse antes?", questiona Mahon, ponderando que nas primeiras imagens ela aperece dizendo que precisa gravar a conversa com o social-democrata.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • dalva | Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 09h41
    0
    0

    peço aos vereadores que fiscalizem pedir a smtu cuiaba, pra pintar, destacar as faixas de pedestres em toda cuiaba, e sinalização de rua, tem lugares em cuiaba que não enchergamos as faixas de pedestres, exemplo: tenente coronel duarte, prainha......isso sim seria uma reportagem boa, e faria um bem a coletividade.......

  • Cuiabano | Terça-Feira, 25 de Março de 2014, 21h41
    0
    0

    Cuiabano, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Augusto Cesar | Terça-Feira, 25 de Março de 2014, 18h54
    1
    0

    Nojo!! Isso sim! O dinheiro e um Pais nada serio.Tudo que oportunistas precisam pra saquear o cofre publico e NADA acontecer.......VERGONHA!

  • Zé Poxoréo | Terça-Feira, 25 de Março de 2014, 17h40
    2
    0

    Ah tá, o sujeito é um renomado professor de direito e aparece dando uma verdadeira aula de como burlar o sistema de contratação da câmara e agora o flagrante foi montado? Só faltou dizerem que na verdade ele estava era lendo um livro de ficção!

  • Dioclessio Navarro | Terça-Feira, 25 de Março de 2014, 15h25
    0
    0

    Esclareça-se que este video foi juntado pelo Gaeco no processo. Não foi a defesa do João quem juntou. Porém, convenientemente este video que monstra toda a armação não teve qualquer atenção.

  • Danilo Balboa | Terça-Feira, 25 de Março de 2014, 14h18
    0
    0

    Cadê o vídeo?

  • João José | Terça-Feira, 25 de Março de 2014, 13h15
    2
    0

    kkkk. Os "caras" debocham do povo e não tem nenhum respeito pelo Poder Judiciário. Os "caras" tem certeza da impunidade. Vídeo montando.

  • cuiabano | Terça-Feira, 25 de Março de 2014, 13h11
    1
    0

    Muito suspeito. De uma hora para outra arrumam um vídeo que tenta, mas não consegue desacreditar o primeiro, pois está claro que o vereador praticou crime. O segundo sim, precisa ser investigado, por que a esta altura do processo, aparece este vídeo, e se alguém pode estar sendo coagido a criar provas. Muito suspeito, mas não há como querer que a sociedade acredite que o primeiro vídeo foi falso.

  • Rodrigo Martins | Terça-Feira, 25 de Março de 2014, 12h57
    1
    1

    Esse novo vídeo não mostra e nem se ouve nada, isso sim!

Elogio à compra econômica do Estado

janaina riva 400 curtinha   Embora lançando críticas pontuais de vez em quando, a deputada Janaina Riva (foto) tem feito constantes defesa do Governo Mauro e elogiado ações da administração, especialmente na saúde pública. Sobre a decisão do governo de comprar 120 respiradores da China,...

MDB em clima de racha em Tangará

joao jose 400 curtinha   Em Tangará da Serra, o MDB enfrenta racha. O prefeito Fabio Junqueira, com apoio de filiados históricos, quer lançar à sucessão municipal o seu secretário de Infraestrutura e antigo gestor do Serviço de Água e Esgoto, Wesley Lopes Torres, sobrinho do ex-vereador Daniel...

Advogados disputam cadeira no TJ-MT

andre pozetti 400 curtinha   É extensa a lista de advogados que estão se movimentando, nos bastidores, para a cadeira vitalícia de desembargador do Tribunal de Justiça, sob indicação do Quinto Constitucional da OAB/MT. Caberá ao Colégio de Conselheiros da Ordem, composto por 33 advogados,...

Max insiste em ficar na 1ª Secretaria

max russi 400 curtinha   Max Russi (foto) ainda não desistiu de continuar na Primeira-Secretaria na próxima Mesa Diretora, mas, como possui menos apoio do que a emedebista Janaina Riva, deve mesmo ocupar outro posto, o de primeiro-vice-presidente. A eleição, que marcará a reeleição de Botelho na...

Deputados criticam membros da CCJ

elizeu nascimento 400 curtinha   Membros da CCJ da Assembleia, especialmente o presidente e o vice, respectivamente, Dilmar Dal Bosco e Sebastião Rezende, foram bastante criticados pelos colegas em sessão nesta quarta. Deputados como Thiago Silva, Wilson Santos e Elizeu Nascimento (foto) disseram que a Comissão, uma das mais...

Testemunhas pra protelar investigação

camila silva 400 curtinha   Os vereadores poconeanos Camila Silva (foto), do PP, e Ademir Zulli (PTB) usaram de uma estratégia jurídica para protelar, ao máximo, a conclusão dos trabalhos da recém-criada Comissão de Investigação e Processantes (CIP) para apurar denúncia de quebra de...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.