Judiciário

Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2010, 13h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

POLÊMICA

Pagot tenta mandar blogueira para cadeia por difamação

   A juíza Flávia Catarina Amorim aceitou a denúncia feita pelo diretor do Dnit Luiz Antônio Pagot contra a polêmica blogueira Adriana Vandoni. No processo crime por difamação e calúnia, Pagot quer a detenção de pelo menos 3 anos e meio a Adriana, que segundo ele maculou a sua imagem o caluniando em seus artigos. Segundo o advogado da blogueira, Ulisses Rabaneda, Adriana apenas reproduziu notícias de outros veículos de comunicação. “Ela exerceu também o direito de expressar a sua opinião sobre os fatos. Isso é garantido pela legislação, por isso, estamos bastante tranquilos”, pondera o jurista.  Até agora, Adriana ainda não foi notificada pela Justiça, mas terá prazo de 10 dias para apresentar a sua defesa e contrapor Pagot.

  Em seu blog, Adriana relata que em julho do ano passado participou de uma audiência de conciliação. “Foram quase três horas em que Pagot estava tentando, em vão, me convencer sobre um acordo para não ser processada por ele”, diz trecho - veja aqui. Logo em seguida, a blogueira conta que uma das propostas feitas na ocasião era para que ela mudasse a sua “forma de escrever” e, ao redigir qualquer texto que fizesse menção a Pagot, encaminhasse o artigo para aprovação do presidente do Dnit. “Ele não pede ressarcimento, não quer que os textos sejam retirados do ar, mas sim que a Justiça reconheça que Adriana cometeu crimes contra a sua honra”, explica o advogado.

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Tunico | Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2010, 19h03
    1
    0

    Ao Jefferson: Adriana não vive de blog. Vive da profissão dela. Você como blogueiro omite suas opiniões?Então você é falso.Ela eu,assim como milhões de brasileiros sabem que Lula é chegado demais até numa canjibirra.Jânio Quadros, um matogrossense também era.Porisso fez tanta burrada. João Carvalho: O fato de Adriana se filiar a um partido não lhe dá o direito de achar que ela quer ser candidata.Engula suas palavras.Eu sou filiado a partido há 15 anos nem porisso quero me candidatar.Há milhares de militantes do PT filiados que não são candidatos a nada a não ser a um carguinho no governo.E ela não fala mal do Dante porque ele era um político de respeito. Respeite os mortos.Temos eleições diretas graças a ele.

  • Jeferson Lobato | Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2010, 01h49
    0
    1

    A blogueira vive disso, vive de pincelar noticias caluniosas e emitir opinião sobre elas. Minha opinião sobre isso é uma só. Cabe ao blogueiro(a) o direito inalienável e nunca extinguível de emitir opinião sobre o que for. Essa é a nova fonte de informação e opinião. A internet veio para isso. Mas..., Mas, quem se sente ofendido com isso tem tambem o mesmo direito de ir na justiça e pedir retratação ou em caso de continuidade até mesmo penas maiores. Isso é a democracia, ventos que ventam aqui, ventam lá também. Adriana Vandoni é tal qual uma Aranha... Tece a teia e espera que as moscas caiam para que ela sobreviva delas... Sou blogueiro tambem, omito minha opinião seja ela qual for. No inicio há mais de seis anos atrás, eu o fazia sem o minimo de juizo. Falava mal, critica debochadamente, escrevia o que bem entendia sem me preocupar com repercussão. Até porque na época meu blog, apenas de publico na internet, não tinha repercussão, apenas amigos e companheiros de militancia tinham acesso. E o que dava mais 'audiência'? Quando minhas criticas eram mais feroses e mais irresponsáveis. Mas hoje amadureci. Isso faz parte do processo democratico e de vida. Adriana Vandoni faz a critica pela critica e hoje até vive disso, seja em qual margem da sociedade for. Ela é costumaz critica do presidente, confesso que as poucas vezes que eu me interessei de ler o que ela escreve, só via criticas do tipo, 'o presidente bebe alcool', 'lula odeia não sei quem', 'lula é mentiroso porque um amigo do amigo do amigo mentiu, então lula tambem deve ser mentiroso', 'lula fala errado'... etc... claro, esses comentario sempre vem junto com uma noticia negativa sobre o governo Lula. Mas é assim, assim que ela vive. Confesso que sinto graça disso. Tal qual quando uma criança faz birra e ficam todos olhando e rindo para ela ali parada no meio da sala, ou quando, numa roda de machistas, alguem faz piada de gays, lesbicas ou qualquer outras vitimas de preconceitos. Rimos na hora, mas nos indignamos depois. Sem conteúdo. Acho tanta graça que inclusive me dei o luxo de segui-la no Twitter. E confesso, lá, ela ri, debocha e apimenta o caso 'ir pra cadeia' da pendenga entre Vandoni e Pagot. Ela gosta, esta capitalizando com isso. Mais moscas para sua teia. Bonita de se ver, mas fragil e nogenta. Pagot esta certo, em processar, Adriana está certa em criticar, e assim vive a democracia, quem estiver mais certo entre todos os certos leva a melhor, ou então, tudo acaba em Pizza, assim como qualquer tucano gosta, e qualquer neo-petista tambem. Aplausos, Aplausos! Peixinho na Boca! Aplausos, Aplausos!

  • João Carvalho Junior | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2010, 23h21
    1
    0

    A partir do momento em que se filiou a um partido político com claras intenções de lançar-se candidata futuramente, a Adriana perdeu todo argumento de isenção que tinha ao criticar o Pagot. A credibilidade dela foi pro ralo nesse instante. Todos tem o direito de escrever o que quiserem, e pagar o preço pelas coisas que escrevem e não provam. Evidentemente que juiz nenhum será louco de mandá-la à prisão, mas talvez uma sentença que doa no bolso a faça refletir um pouco sobre o que escreve. Aliás, repararam que ela nunca fala mal do Dante e familia no blog? Pq será, né?

  • João das Couves | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2010, 21h53
    1
    0

    Se os dois tivessem o que fazer, não daria trabalho para a justiça. Na verdade, a excelentíssima deveria dar um puxão de orelhas nos dois.

  • MARTHA | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2010, 21h53
    1
    0

    Concordo com a Júlia, a livre expressão não autoriza a falar coisas se não tiver provas. Por isso tenho denunciado através dese meio de comunicação a falta de critérios na seleção de nomes para as casa do condomínio Bosque dos Ipes, empreendimento subsidiado pelo Estado (recursos do FETHAB e terreno doado pelo Estado), que foram distribuídos para políticos e pessoas que não tem necessidade do imóvel, DAÍ A QUANTIDADE DE CASAS PRA ALUGAR E VENDER COM ÁGIO DE 70.000,00 A 100.000,00, VALE DIZER QUE A CASA FOI FINANCIADA PELA CAIXA COM O VALOR DE MENOS DE 70.000,00, SENDO QUE O ÁGIO COMO JÁ FOI FALADO ACIMA, EXTRAPOLA O VALOR DO IMÓVEL DEVIDO AO SUBSÍDIO DO ESTADO (como exemplo citamos os bairros algumas dessas pessoas moram: Jardim Cuiabá, Jardim Itália, Jardim Mariana, ALFHAVILLE!!!!!....., e ainda há os que nem aqui moram, são deputados e ex-deputados e Prefeito cassado do interior como DIAMANTINO, SINOP, etc, muitos com vínculo temporário com a Administração Pública), e os que realmente precisavam (servidores efetivos) ficaram de fora. É UMA VERGONHA!!!!!!!!!!

  • Janayna Mello | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2010, 19h10
    0
    1

    Janayna Mello, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Julia Zohar | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2010, 17h27
    1
    0

    Aí Valmir Molina, com muito respeito à sua pessoa e aos jornalistas, mas chamar a senhora Adriana Vandoni de jornalista é doído para categoria. Numa democracia ela tem o direito à livre expressão e pagar pelos seus excessos. Porque mesmo numa democracia só pode-se falar, aquilo que você pode provar ou ainda, ao falar de alguém, como uma denúncia, por exemplo, deve-se escutar a pessoa que está sendo denunciada. Este é o pressuposto da informação.

  • Martha | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2010, 17h20
    1
    0

    Temos o direito garantido constitucionalmente de expressar nossa opinião, proibir a livre expressao do cidadão é uma forma de retorno da ditadura, agora não mais militar, mais civil. Concordo que as manifestações não podem extrapolar e ofender a honra da pessoa se esta não tiver cometido nenhum ato que contraria os princípios da Legalidade e da Moralidade dentre outros não menos importantes.

  • Idur | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2010, 17h13
    0
    1

    Pô, não tem serviço na Câmara? Esse Walmir Molina, e essa Jacyara, são uma piada, vão trabalhar!!!!!

  • maxsuel guimarães | Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2010, 16h29
    0
    1

    Parabens Adriana estamos com vc. infelismente o pagot tinha que estar é preocupado com as pessimas condições de trafico das estradas do Brasil e não preocupado com as noticias postadas nos site de noticias. pagot se vc se preocupasse mais com as BRs tenho certeza que teriamos condições melhor de trafegar pelo Brasil. vai cuidar do Denit pagot. a ditadura ainda não voltou não tá.

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...