Judiciário

Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 08h:00 | Atualizado: 11/09/2019, 18h:11

CAIXA 2

Parecer foi encomendado ou procuradora não tinha mais o que fazer, rebate Selma

selma e dodge

Selma Arruda "ataca" procuradora-geral Raquel Dodge, que deu parecer desfavorável a ela

A senadora Selma Arruda (PSL) publicou nota em que critica a rapidez com que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), pela cassação de seu mandato, foi juntado ao processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para a parlamentar, existem apenas duas hipóteses: ou o parecer estava pronto, feito sob encomenda, ou a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, não tinha mais o que fazer na terça (10).

Selma teve o mandato cassado, por unanimidade, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) por caixa 2 e abuso de poder econômico na eleição de 2018. O acórdão negando embargos de declaração foi juntado em 6 de agosto ao processo.

O andamento do Processo Judicial Eletrônico (PJE) mostram que em 3 de setembro, oito dias atrás, o ministro Og Fernandes publicou decisão em que negou pedido feito pela segunda suplente, Clerie Fabiana Mendes (PSL), para dar efeito suspensivo à cassação em razão dos recursos no TSE. O ministro indicou que o próprio TRE-MT já havia imposto o efeito à sua própria decisão e negou o pedido. No mesmo dia, as partes foram intimadas eletronicamente da decisão.

A intimação para a juntada do parecer, contudo, foi emitida apenas às 8h47 de terça. Às 15h42, cerca de sete horas depois, Dodge juntou o documento com 75 páginas em que refuta, ponto a ponto, os argumentos da defesa de Selma e pede para que a cassação do mandato passe a valer a partir do julgamento pelo TSE, antes mesmo da análise de eventuais embargos.

“A parlamentar também manifesta estranheza pelo fato de os autos terem ido ao Ministério Público Federal na data de hoje, 10/09, e o parecer, com 75 laudas, ter sido assinado pela PGR nesta mesma data, ou seja, 10/09”, diz a nota.

Segundo Selma, “há sério indicativo de que o parecer já se encontrava pronto, por encomenda, ou que a Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, não tivesse mais nada a fazer, únicas hipóteses que justificariam tal concomitância”.

A polêmica levantada pela senadora vem em meio a supostas pressões que tem sofrido para retirar assinatura da CPI da Lava Toga, que pretende investigar envolvimento do Judiciário em possíveis casos de corrupção. Além disso, Raquel Dodge se prepara para deixar o cargo de PGR. O presidente Jair Bolsonaro (PSL), que tem Selma em sua base de apoio, indicou o procurador Augusto Aras para a posição, deixando de reconduzir Dodge na semana passada. A indicação ainda precisa ser confirmada pelo Senado Federal.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Paulo | Quinta-Feira, 12 de Setembro de 2019, 08h39
    6
    2

    Famoso faça o que eu falo, não faça o que eu faço. Agora a senadora está do outro lado da mesa. As opiniões mudam severamente quando se é vidraça. Cometeu erro amador. Foi extremamente mal assessorada. Agora paga a fatura da incompetência de sua assessoria.

  • Thales Marino Fonseca | Quinta-Feira, 12 de Setembro de 2019, 08h08
    5
    1

    Bem, respeito a Senadora e ex Juíza Selma por tudo que ela fez no MT, mas já foi analisado e julgado, o parecer foi dado. Então como diz o ditado, o pau que dá em Chico dá em ....? Não importa quem seja. E deve ser assim pra todos!

  • Israel Borges | Quinta-Feira, 12 de Setembro de 2019, 07h14
    5
    1

    esta escrito a lei da semeadura tudo que voce planta um dia colhe

  • Marcelo Ciare | Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 16h58
    6
    1

    Uma podridão só nosso judiciário, assim como o legislativo e executivo, raras as exceções...

  • joaoderondonopolis | Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 12h06
    8
    8

    A senadora está correta em manter a assinatura para formação da CPI da Lava Toga, quem mudou de ideia foram eles.

  • Xai | Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 10h52
    12
    5

    Jus sperneandis, só isso

  • Rui | Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 10h08
    18
    6

    Uai Senadora a senhora nao concorda e nem confia na justiça? Foi essa mesma justiça que condenou Luladrão e a senhora confiava nela né? rsrsrsrsrs

  • Rogie | Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 09h37
    11
    5

    BRASAAAA!!! é muita Brasa!! ae capitão da moral!! ué?

  • Joaquim | Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 09h33
    20
    5

    Kkkkkkkk. A vida é engraçada. Quando a doutora fazia estes procedimento junto ao Gaeco e ferrava o monte de gente, era legal, celeridade na Justiça. Agora quando a investigada/processada é a doutora, vira vítima. Tadinha.

  • alexandre | Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 09h14
    11
    12

    o proprio senado está envolvido em caçar a senadora...

Matéria(s) relacionada(s):

EP cita 4 pela força do MDB em Cuiabá

rafael bastos 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro disse neste sábado, no encontro do MDB, que acabou atraindo a presença de representantes de outros 12 partidos, que a agremiação emedebista foi construída e ganhou força e espaço na Capital graças aos filiados históricos Rafael...

Júlio, do DEM, vê boa gestão de EP

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), uma das lideranças históricas do DEM, foi "apertado" nesta sexta, em entrevista a Antero de Barros, na rádio Capital FM, especialmente sobre o fato do ex-governador e ex-senador demonstrar simpatia e apoiar a gestão do prefeito Emanuel, enquanto outros do partido...

Empresário ensaia de novo em ROO

 luizao_curtinha400   Em Rondonópolis, o empresário Luiz Fernando de Carvalho, o Luizão, dono da Agro Ferragens Luizão, ensaia mais uma vez disputar a prefeitura. Como a sua pré-candidatura não é considerada novidade, ele é visto como uma espécie de "cavalo paraguaio", que tem arrancada...

2 governistas prontos para a briga

chico2000_curtinha400   O prefeito Emanuel tem 2 aliados de primeira hora na Câmara que não resistem a uma provocação. Tratam-se de Renivaldo Nascimento (PSDB) e Chico 2000 (foto), do PL. Sabendo do estopim curto, os vereadores de oposição, especialmente Diego e Abílio, não perdem a chance de...

Niuan agora sob rédeas do Podemos

niuan ribeiro curtinha 400   O vice-prefeito Niuan Ribeiro, agora no Podemos, se torna obrigado, conforme exigência estatutária, a contribuir com 5% dos R$ 15 mil que recebe mensalmente . Ou seja, vai ter que repassar R$ 750 para o seu novo partido. Considerado um partido com novas concepções, regras e exigências, o...

Efeito-senado e briga no ninho tucano

carlos-avalone_curtinha400   O deputado estadual Carlos Avalone não tem certeza de que o acordo pré-estabelecido para ele se tornar presidente do PSDB-MT, a partir de fevereiro, ou seja, daqui 5 meses, será cumprido. Pela costura entre a cúpula tucana, Paulo Borges renunciaria à presidência, abrindo assim...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.