Judiciário

Terça-Feira, 07 de Julho de 2020, 10h:06 | Atualizado: 08/07/2020, 09h:55

MEIO AMBIENTE

Parque ligado a conselheiro é investigado por ter despejado "chorume" em lagoas

Divulgação

�cqua Park

O Acqua Park, que tem atividades aquáticas e de balneario, estaria despejando esgoto em lagos naturais na região do Manso de acordo com a Sema

O Ministério Público Estadual (MPE) investiga possíveis danos ambientais causados pelo Acqua Park, localizado na MT-351, na região do Lago de Manso, na saída de Cuiabá. O parque é ligado pela Polícia Federal ao conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) Sérgio Ricardo de Almeida nas investigações da Operação Ararath.

O parque é registrado como Alphaville Buffet Eireli – Acqua Park. A PF aponta que o conselheiro seria o dono oculto das empresas do grupo Alphaville, o que indicaria “ocultação de patrimônio”. Sérgio Ricardo nega ser dono das empresas.

No inquérito civil, instaurado na sexta (3), o promotor de Justiça Joelson Campos Maciel cita que a investigação dos danos ambientais no empreendimento teve início com uma “notícia de fato” relacionada ao “despejo ilegal de resíduos sólidos em área de preservação permanente”.

Assessoria/TCE

s�rgio ricardo

O conselheiro Sérgio Ricardo é apontado pela Polícia Federal como dono do parque aquático

O membro do MPE cita relatório técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), produzido em 2018. De acordo com o documento, o local é “destinado à atividades  recreativas, turismo, lazer e balneário em sistema de  day use, possui lagos e piscinas, bem como encontra-se instalado às margens de um curso d’água permanente, contribuinte do Rio Bandeira”.

Fiscais da Sema fizeram vistoria no Acqua Park e teriam identificado o manejo irregular dos resíduos, que eram despejados em uma vala escavada diretamente no solo. Haveria uma espécie de dreno “direcionando as águas pluviais incidentes e contaminadas com o chorume para uma lagoa existente nas proximidades”.

O empreendimento também teria um poço tubular para captação de águas subterrâneas, o chamado “poço artesiano”, sem as devidas autorizações ambientais. As atividades com uso de recursos hídricos para recreação e balneário no local também não teriam as licenças ambientais, segundo o relatório da Sema citado pelo MPE. A secretaria multou e embargou o empreendimento pelas irregularidades.

O promotor de Justiça lembra que o lançamento inadequado “de resíduos sólidos representa foco de contaminação do solo e/ ou da água, além do grave perigo à saúde pública, bem como que o estabelecimento denominado Acqua Park promoveu o lançamento de chorume em curso d´água causando, assim, poluição hídrica”.

A 16ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente Natural da Comarca de Cuiabá passa a investigar o caso, que pode gerar obrigação do empreendimento pagar indenização pelos danos ambientais, seja em acordo com o MPE ou com ação civil pública movida na Justiça.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO ÁCQUA PARK

O ÁCQUA PARK é um empreendimento modelo e tem todos os cuidados com o meio ambiente. Jamais em momento algum houve produção de chorume no local até porque todo o lixo e material orgânico produzido no parque é retirado no mesmo dia, no final da tarde  e depositado em local específico, fora das dependências do parque, onde é coletado pelo poder público que atua na coleta de toda a região. Portanto não há e nunca houve contaminação de nenhum lago ou lagoa por chorume, pois esse material só é produzido onde existe depósito de material orgânico em contato direto com o solo, o que não ocorre  no ÁCQUA PARK, que tem construída uma estrutura fechada , coberta, construída em concreto, dentro dos padrões técnicos exigidos , onde o material coletado fica depositado até o serviço de coleta retirar . O ÁCQUA PARK está à disposição das autoridades para qualquer vistoria.

AMAZON SUBTIL RODRIGUES JUNIOR

ADVOGADO DO ACQUA PARK

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • . | Terça-Feira, 07 de Julho de 2020, 18h01
    1
    0

    Parque bem fraquinho. Piscinas de fibra, que mais parecem vascas. A piscina de onda é uma piada. Fica ligada 15 minutos e parada por horas. Tudo caro. Comida ruim e funcionários esquentados.

  • Salomão Matos | Terça-Feira, 07 de Julho de 2020, 15h50
    1
    4

    Ótimo local de entretimento para população Cuiabana. Se estes problemas existe, acredito que a diretoria do parque irá resolver.

  • Neto | Terça-Feira, 07 de Julho de 2020, 14h40
    6
    0

    È vergonhoso assumir que um cara desse é bem sucedido na vida.

  • ronaldo araujo | Terça-Feira, 07 de Julho de 2020, 14h07
    5
    1

    Ja vai paga pena jogando pacuzinho no rio Cuiabá

Túlio, inabilidade política e frustração

tulio fontes 400 curtinha   Túlio Fontes (foto), que ainda faz mistério sobre disputa à sucessão em Cáceres, ficará mesmo fora do embate das urnas. Ex-prefeito e derrotado duas vezes para deputado estadual, ele não moveu uma palha para fortalecer o seu nanico PV. Conclusão: o partido só...

Pátio, vice, o MDB e ex-secretário

adonias fernandes 400 curtinha   Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio não desistiu de vez do seu antigo partido, o MDB, no qual militou por mais de duas décadas. Embora em rota de colisão com alguns líderes emedebistas, Pátio ainda tem bom contato com o ex-padrinho político, o...

Prefeito de Sapezal e aditivo com 15%

valdecir casagrande 400 curtinha sapezal prefeito   O prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande (foto), autorizou o quarto aditivo de um contrato sem licitação, firmado em 2019 entre o município e a Casa de Saúde Santa Marcelina. Chamam atenção o valor e o aumento. A continuidade do atendimento aos...

Partidos acirram disputa a vice de Léo

leonardo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito emedebista Léo Bortolin (foto), um dos mais bem avaliados gestores mato-grossenses, convive com uma disputa acirrada de pretendentes ao cargo de vice-prefeito de sua chapa. A corrida por novo mandato está tão confortável que Léo praticamente não tem...

MDB e PRB devem se juntar em ROO

luizao 400 curtinha   Ao menos dois blocos de oposição em Rondonópolis estão levando a sério a observação do ex-governador e ex-senador Blairo Maggi, para quem Zé do Pátio ganharia a reeleição numa boa se o município tiver várias candidaturas. Ou seja, quanto...

Parlamentares numa disputa cômoda

thiago silva 400 curtinha   Parlamentares que estão se aventurando na disputa a prefeito nada têm a perder. Não precisam nem se afastar dos mandatos para concorrer ao pleito. Em caso de derrota nas urnas de novembro, continuam com suas cadeiras garantidas até 2022 (situação de estadual e federal) e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.