Judiciário

Quarta-Feira, 08 de Julho de 2020, 16h:10 | Atualizado: 08/07/2020, 18h:02

ÁCQUA PARK

Parque ligado a conselheiro nega ter despejado "chorume" em lagoas

O parque Ácqua Park, divulgou na manhã desta quarta (8), uma nota de esclarecimento a respeito das investigações do Ministério Público Estadual (MPE) sobre os possíveis danos ambientais causados pelo parque, localizado na MT-351, na região do Lago de Manso, na saída de Cuiabá.

Em nota, o parque nega a informação de que houve produção de chorume no local, uma vez que, segundo a nota, todo lixo e material orgânico produzido no parque é retirado no mesmo dia e no final da tarde é depositado em local específico, fora das dependências do empreendimento.

A nota afirma ainda que o Ácqua Park é um empreendimento modelo e tem todos os cuidados com o meio ambiente. “Não há e nunca houve contaminação de nenhum lago ou lagoa por chorume, pois esse material só é produzido onde existe depósito de material orgânico em contato direto com o solo, o que não ocorre no ÁCQUA PARK, que tem construída uma estrutura fechada, coberta, construída em concreto, dentro dos padrões técnicos exigidos, onde o material coletado fica depositado até o serviço de coleta retira”, diz trecho da nota.

O parque é ligado pela Polícia Federal ao conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) Sérgio Ricardo de Almeida nas investigações da Operação Ararath. O Ácqua Park é registrado como Alphaville Buffet Eireli – Ácqua Park. A PF aponta que o conselheiro seria o dono oculto das empresas do grupo Alphaville, o que indicaria “ocultação de patrimônio”. Sérgio Ricardo nega ser dono das empresas.

No inquérito civil, instaurado na sexta (3), o promotor de Justiça Joelson Campos Maciel cita que a investigação dos danos ambientais no empreendimento teve início com uma “notícia de fato” relacionada ao “despejo ilegal de resíduos sólidos em área de preservação permanente”.

Fiscais da Sema fizeram vistoria no Ácqua Park e teriam identificado o manejo irregular dos resíduos, que eram despejados em uma vala escavada diretamente no solo. Haveria uma espécie de dreno “direcionando as águas pluviais incidentes e contaminadas com o chorume para uma lagoa existente nas proximidades”.

O empreendimento também teria um poço tubular para captação de águas subterrâneas, o chamado “poço artesiano”, sem as devidas autorizações ambientais. As atividades com uso de recursos hídricos para recreação e balneário no local também não teriam as licenças ambientais, segundo o relatório da Sema citado pelo MPE. A secretaria multou e embargou o empreendimento pelas irregularidades.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO ÁCQUA PARK

O ÁCQUA PARK é um empreendimento modelo e tem todos os cuidados com o meio ambiente. Jamais em momento algum houve produção de chorume no local até porque todo o lixo e material orgânico produzido no parque é retirado no mesmo dia, no final da tarde  e depositado em local específico, fora das dependências do parque, onde é coletado pelo poder público que atua na coleta de toda a região. Portanto não há e nunca houve contaminação de nenhum lago ou lagoa por chorume, pois esse material só é produzido onde existe depósito de material orgânico em contato direto com o solo, o que não ocorre  no ÁCQUA PARK, que tem construída uma estrutura fechada , coberta, construída em concreto, dentro dos padrões técnicos exigidos , onde o material coletado fica depositado até o serviço de coleta retirar . O ÁCQUA PARK está à disposição das autoridades para qualquer vistoria.

AMAZON SUBTIL RODRIGUES JUNIOR

ADVOGADO DO ACQUA PARK

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Tucano dá título a Bolsonaro em Sinop

dilmair callegaro 400 curtinha   O presidente Jair Bolsonaro, que comanda o país desde janeiro do ano passado, irá receber o título de Cidadão Sinopense, mesmo sem previsão de pisar os pés, por enquanto, ao município considerado Capital do Nortão. A homenagem partiu do vereador do PSDB Dilmair...

Ação pró-Thiago, mas Luizão resiste

carlos bezerra 400   Com uma pesquisa debaixo do braço, cujo resultado traz Thiago Silva na dianteira na corrida à Prefeitura de Rondonópolis, inclusive na frente do prefeito Zé do Pátio (SD), o MDB de Carlos Bezerra (foto) tenta convencer o empresário Luizão (PRB) a recuar para apoiar o...

Padrinho político de Fabio a prefeito

mauro mendes 400 curtinha   Após se reunir com o governador Mauro Mendes (foto) na sexta (14), o suplente de senador Fabio Garcia, presidente regional do DEM, deve oficializar sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Fabinho quer discutir com Mauro, que é seu padrinho político, o arco de aliança e...

4 ex-prefeitos se juntam em Chapada

gilberto mello 400 curtinha   Considerado nome mais forte da oposição, Gilberto Mello (foto), do PL, lançou sua pré-candidatura à sucessão em Chapada dos Guimarães com apoio de nada menos que três ex-prefeitos, fora ele próprio, que administrou o município entre 2005 e 2008....

Contrato em VG sob irregularidades

jaqueline jacobsen curtinha 400   O TCE mandou a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, suspender qualquer pagamento à empresa Lidyfarma Comércio de Produtos Farmacêuticos referente a um contrato sem licitação para compra de 50 mil comprimidos de Azitromincina 500 mg para combate ao coronavírus....

Fabio deve mesmo tentar prefeitura

fabio garcia 400 curtinha   O DEM do governador Mauro aposta todas as fichas na candidatura do empresário Fábio Garcia (foto) a prefeito de Cuiabá. Até sexta ele deve responder "sim" ao partido. Fabinho, como é conhecido, é um dos integrantes do núcleo de confiança do governador. Inclusive foi...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.