Judiciário

Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 08h:37 | Atualizado: 15/09/2020, 16h:47

MENSALINHO NA AL

PF encontra oração de ex-deputada: "não depender mais de dinheiro da política"

Entre os documentos encontrados pela Polícia Federal durante cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços da ex-deputada e ex-prefeita de Juara, Luciane Bezerra, está uma oração escrita em um papel no qual ela diz rezar para não depender mais de dinheiro da política. Luciane se tornou ré na ação que apura o pagamento de propina, conhecida como mensalinho, a deputados estaduais durante a gestão Silval Barbosa, delator do esquema.

Reprodução

Luciane Bezerra - vídeo - mensalinho - propina

A ex-deputada Luciane Bezerra foi filmada recebendo maços de dinheiro que seria propina

A oração consta na denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) e que foi aceita pelo juiz Jeferson Schneider, da 5ª Vara da Justiça Federal em Cuiabá, na última semana. Além de Luciane, outros nove ex-deputados estaduais se tornaram réus na ação penal decorrente da Operação Ararath.

As buscas contra Luciane foram cumpridas em 14 de setembro de 2017, durante a 12ª fase da Ararath, apelidada de Malebolge.

O papel encontrado tem o título “Oração Monte em Chapada” e no verso aponta a existência de uma dívida milionária com diversas pessoas, incluindo políticos, de acordo com o MPF. O pedido ao final da oração é o seguinte: “Quitar todas as dívidas e ter renda própria dos nossos negócios e não depender mais de dinheiro de política”.

Luciane teria recebido R$ 600 mil em propina, assim como os demais ex-deputados, entre 2012 e 2013, em 12 parcelas de R$ 50 mil. O pagamento de uma das parcelas foi filmado pelo ex-chefe de gabinete de Silval, Silvio Corrêa. No vídeo da ex-prefeita, ela aparece recebendo maços de dinheiro e conversando com Silvio sobre compromissos que seriam pagos com o dinheiro ilegal.

Reprodução

Luciane Bezerra - oração

Frente da oração de Luciane encontrada pela Polícia Federal

“Após, até faz uma piadinha dizendo que o “trem” lhe dá uma tremedeira na perna. Com o dinheiro nas mãos, Silvio pede para a denunciada abrir a bolsa. Ela abre a bolsa, acondiciona o dinheiro e diz que vai encher a bolsa. Após pegar todo dinheiro, ajeitar na bolsa que aparentemente não se fecha, a denunciada diz “ai que medo””, cita o MPF.

A denúncia contém a degravação do vídeo gravado no gabinete no momento em que Luciane recebe a suposta propina. Ela reclama de Silval e diz que ele está “liso”. O ex-chefe de gabinete pergunta se ela gostaria de levar “cem” e ela pergunta se Silvio “vai conseguir depois”. Em seguida pergunta se “este mês é somente cinquenta”.

Reprodução

Luciane Bezerra - oração

Verso do papel mostra dívida da ex-prefeita com várias pessoas

Luciane também comenta que o orçamento, se referindo possivelmente à Lei Orçamentária Anual (LOA), poderia não ser aprovado por atrasos nos pagamentos considerados ilegais. Para o MPF, o diálogo prova que o mensalinho pago aos deputados servia para que Silval Barbosa mantivesse a “governabilidade” na Assembleia.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Antunes Silva | Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 12h03
    4
    1

    vai ser perdoada com certeza, no passo que vai o processo vai perscrever logo logo ......é so falar todo dia ....OOOOh SILVIO.

  • Paulo | Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 11h31
    6
    1

    Isso que eu chamo de fé. Fez os pedidos a Deus para a justiça lhes ser favorável e me parece que está alcançando a graça. KKKKKKKK 2017 até hoje, agora que foi oferecido a denuncia. Daqui mais ou menos uns 8 a 10 anos saem o julgamento de primeira instancia a ultima instancia deve sair daqui uns 18 a 20 anos.

  • alex r | Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 11h06
    6
    1

    Imagina SE não é assim em tudo que é lugar?

  • REVOLTADO | Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 10h32
    6
    1

    TODOS OS PEDIDOS DELA FORAM FEITAS PRA JUSTIÇA DAR PARECER FAVORÁVEIS......E PELO TEMPO E PELA FALTA DE PUNIÇÃO , A JUSTIÇA LHE ATENDEU !!

  • Gutemberg Gomes de Abreu | Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 09h44
    6
    1

    Ai os que tem mandato vão protelando até prescrever o processo e povo paga a conta! com a palavra a justiça!

  • fabinn | Terça-Feira, 15 de Setembro de 2020, 09h26
    5
    1

    Nossa, ta assim...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.