Judiciário

Terça-Feira, 18 de Maio de 2010, 08h:14 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:26

OPERAÇÃO ASAFE

PF prende advogados e ouve magistrados; acompanhe aqui

PF realiza Operação Asafe e prende advogados e magistrados

   A Polícia Federal realiza a Operação Asafe nesta terça (18) em Cuiabá e cumpre mandados de prisão e de busca e aprensão em escritórios de advogados e casas de juízes e desembargadores. A operação ocorre em conjunto com o Ministério Público e a própria OAB. Os agentes da PF estariam também no Tribunal de Justiça. Segundo informações preliminares, pelo menos 30 mandados de busca e aprensão estão sendo cumpridos desde às 6h. A expectativa é que os presos cheguem ao prédio da PF por volta das 8h30.

  Toda a operação é conduzida com extremo cuidado porque envolveria parentes de magistrados. Desde que 10 juízes e desembargadores foram punidos pelo Conselho Nacional de Justiça por desvio de R$ 1,5 milhão para a maçonaria, uma série de investigações ocorrem em Mato Grosso.Nos bastidores, comentava-se que a PF realizaria uma mega-operação. Por enquanto nenhuma informação oficial foi disponibilizada pela PF, mas sabe-se que praticamente todos os mandados foram cumpridos. O nome da operação remete justamente a "julgamento". Asafe refere-se ao Salmo 82 da Bíblia, que diz: Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.

(8h40) - Juiz e advogado são ouvidos na PF

   O ex-juiz membro do TRE, Renato Vianna, e o advogado André Castrilho já estão sendo ouvidos pela Polícia Federal. A esposa do desembargador aposentado Tadeu Cury, Célia Cury, e o seu genro, Cláudio Emanuel Camargo, que é empresário em São Paulo, também estão prestando depoimento na sede da PF em Cuiabá. Eles estão acompanhados da advogada Meire Costa Marques.

  Tadeu Cury foi aposentado compulsoriamente pelo CNJ no início deste ano junto com outros 10 magistrados sob a acusação de desvio de dinheiro.  

(9h03) - Presos em operação da PF teriam envolvimento com venda de sentenças no TJ

   Conforme informações ainda não confirmadas, a Operação Asafe acontece para prender acusados de venda de sentenças no Tribunal de Justiça.

(9h11) - Ex-prefeito de Alto Paraguai está entre presos

   O ex-prefeito de Alto Paraguai, Alcenor Alves de Souza, está entre os presos nesta terça. Ele já está na sede da PF para prestar depoimento.

(9h13) - Presidente da OAB acompanha prisão de advogados

   O presidente da OAB-MT, Claúdio Stábile, acompanha os depoimentos dos advogados detidos pela PF. Ele diz que não quer defender ninguém, mas que precisa garantir o direito de serem ouvidos.

(9h20) - PF cumpre 9 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão

   Policiais federais cumpriram 9 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão em Cuiabá, Várzea Grande e Alto Paraguai. Conforme informações, há um funcionário do TJ envolvido, além de advogados que agiam como lobistas, magistrados e parentes. Eles são acusados de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva e exploração de prestígio.

(9h28) - Advogados de Cuaibá são presos

   Os advogados Rodrigo Vieira e Eduardo Gosmes Filho, que trabalham no mesmo escritório de André Castrilho, também estão presos na sede da PF em Cuiabá.

(9h40) - Ex-juíza do TRE é interrogada

   A ex-juíza do TRE, Maria Abadia Aguiar, acabou de ser interrogada pela Polícia Federal. Segundo ela, o delegado fez perguntas ligadas aos julgamentos de Marcelo Ribeiro, prefeito de Barão de Melgaço, e de Diane Alves, de Alto Paraguai. "Se houve venda ou compra de sentenças eu não sei, mas eu não tenho nada a ver com isso", disse.

(9h53) - 125 agentes participaram de operação

   A Polícia Federal começou as investigações que culminaram na Operação Asafe em 2007, quando denúncias feitas em Goiás envolviam suposta exploração de pretígio em Mato Grosso. Participaram da operação 125 policiais federais, 2 médicos. Outros 6 membros do Ministério público Federal e 10 membros da OAB acompanham o caso.

(10h25) - Duas pessoas estão foragidas

   Conforme informações prestadas pelo superintendente da Polícia Federal, Valmir Lemos, e pelo delegado responsável pela investigação, Carlos Eduardo Fistarol, um advogado e uma mulher que agia como lobista ainda não foram presos. Os agentes da PF fazem buscas. Ainda segundo eles, as investigações ainda não foram concluídas e novas prisões podem acontecem. Lemos garante que nenhum magistrado foi preso.

(10h40) - PF faz busca e apreensão na casa de juiz do TRE e encontra arma

   Agentes da PF cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do juiz membro do TRE, Eduardo Jacob. Segundo ele, os policiais levaram dois computadores e documentos. Jacob informou também que uma arma foi encontrada em sua casa. Ele está na sede da PF para assinar um termo de doação do revolver.

(10h45) - Assessor de Tadeu Cury é preso

   Jarbas Nascimento, advogado e ex-assessor do desembargador aposentado Tadeu Cury, também já foi preso pela PF. Agora, apenas uma mulher permanece foragida.

(10h50) - Confira a lista dos supostos presos pela PF

Jarbas Nascimento - advogado e assessor de Tadeu Cury
Célia Cury - esposa de Tadeu Cury
Alexandre Jacarandá - advogado
Max Weizer Mendonça - advogado
Rodrigo Vieira - advogado
Cláudio Emanuel Camargo - empresário e genro de Tadeu Cury
Santos de Souza Ribeiro - advogado
Alcenor Alves de Souza - ex-prefeito de Alto Paraguai

Postar um novo comentário

Comentários (76)

  • Agostinho Cansado | Quarta-Feira, 19 de Maio de 2010, 09h10
    0
    0

    EM MUITAS COMARCAS OS PROCESSOS DE COMPRA DE VOTOS CONTINUAM ENGAVETADOS, CASO DE COTRIGUAÇU, ONDE EXISTEM PROCESSOS COM UM CAMINHÃO E MEIO DE “PROVAS ROBUSTAS E CONTUNDENTES DE COMPRAS DE VOTOS, ALEM DE PROVAS CABAIS DE USO DE CAIXA DOIS”, E TUDO CONTINUA ENGAVETADO, PERGUNTO???????, SERIA UMA VERTICALIZAÇÃO DAS SENTENÇAS???????, COM A PALAVRA A “PF”!!!!!!!!!!.

  • Robson Taques | Terça-Feira, 18 de Maio de 2010, 23h41
    0
    0

    Agora entendemos o por que do Marcelo Ribeiro prefeito de Barão de Melgaço-MT comemorar uma semana antes de ser julgado e já cantava a pedra de quantos votos teriam no TRE e por fim colocou Dion Jacob irmão do Juiz Jacob como seu secretario de cultura e a Juiza Abadia fez algumas visita em Barão em companhia de Chica Nunes na baia de chacororé e shia mariana. Será que o TRE-MT terá moral para julgar mais algum pocesso sobre comprar de voto, etc.

  • jose coreia oliveira | Terça-Feira, 18 de Maio de 2010, 22h38
    0
    0

    oi PF, voces poderia ver a prestaçao de conta do Prefeito eleito de Nobres em 2008, a fortes indicios que tive mutreta judicial,porque o candidato nao tinha movimentado recurço fimanceiro na sua conta de campanha e foi reprovada e misteriosamente depois foi aprovadooooooooo.faz MAIS ESTA INVESTIGAÇAO, QUE AI A COBRA VAI FUMAR....

  • muito bem rapaz | Terça-Feira, 18 de Maio de 2010, 21h21
    0
    0

    muito bem Breno Castilho, eu ate acredito que seu pai tem mesmo ficha limpissíma, pq senão vc ja + falaria aki, vc sabe pq? pq se seu pai tivesse alguma culpa, eu sei ki vc nunca iria fazer um comentario, em nenhum site, eu quero te parabenizar, e que o SENHOR JESUS abençoe sempre vc e toda sua família

  • Jedae | Terça-Feira, 18 de Maio de 2010, 20h22
    0
    0

    Isso aqui já é caso velho. Yes temos um novo caso. Agora é o TCE/MT. Negociatas na ordem de 6 mil por mês. Eu já tinha esvrevido, que nós teríamos um novo caso nesta quarta feira. Deu na Tv Centro América. Viva! Já temos um outro escandalo!

  • João Gilberto | Terça-Feira, 18 de Maio de 2010, 20h11
    0
    0

    ISSO É TUDO QUE A POPULAÇÃO, QUE FOI PREJUDICADA POR SENTENÇAS COMBINADA, QUERIA, MAS VOU DIZER MAIS, SE BUSCAR MELHOR TEM MUITO, MAS MUITO MAIS GENTE ENVOLVIDA NISSO AÍ... A JUSTIÇA DO ESTADO DO MATO GROSSO ESTÁ FALIDA, TENHO VERGONHA DE DIZER QUE SOU MATOGROSSENSE DIANTE DE TANTA PODRIDÃO.. pARABÉNSA AO MINISTÉRIO PÚBLICO E A POLÍCIA FEDERAL!!!

  • Paulo | Terça-Feira, 18 de Maio de 2010, 19h15
    0
    0

    aos que pergutaram o andré é parente do JURANDIR CASTILHO, venho informar-lhes que não são parentes não. Um é CASTRILLO e o sobrenome do desembargador é CASTILHO. até mais

  • LUIZ ANTONIO | Terça-Feira, 18 de Maio de 2010, 18h01
    0
    0

    Prezado ROMILSON, pela quantidade de ex-Juízes eleitorais do TRE, a limpeza é no TRIB REGIONAL ELEITORAL e não no Tribunal de Justiça.

  • Breno Castilho | Terça-Feira, 18 de Maio de 2010, 17h44
    0
    0

    Respondendo ao Luiz Flávio, não Luiz esse André, GRAÇAS A DEUS não faz parte da nossa familia. Falo em nome da familia castilho, sendo Filho do Jurandir Castilho, que tem FICHA LIMPISSIMA, nunca houve UMA OCORRENCIA SE QUER no nome dele ( podem pesquisar a vontade ) Digo isso pelo simples fato de tudo que ele conseguiu até hoje foi com muito suor e luta, todos os nossos bens estão no nome do meu pai sem receio nenhum em colocar, pois ele é um dos poucos desembargadores que sentam de costas pra rua sem receio algum. Obrigado, boa noie a todos.

  • neuza | Terça-Feira, 18 de Maio de 2010, 17h15
    0
    0

    A Justiça Divina nao falha. Graças a Deus o povo de Diane, Alcenor, Eduardo Gomes, Leivinha, e Piota estão aí pra engolir mais essa... Quer mais uma prova de que esse povinho é só uma máfia? Será que dessa vez acaba essa panelinha de mal feitores e baderneiros de Alto Paraguai? Já estava na hora hein... Salve a PF de Goiás que teve a BRILHANTE iniciativa!! Parabens PF de Goiás..

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.