Judiciário

Segunda-Feira, 24 de Junho de 2019, 09h:15 | Atualizado: 24/06/2019, 16h:17

PMs dizem que Scheifer estava “contente” após operação com morte de assaltante

Dois policiais militares que participaram de uma operação liderada pelo tenente do Bope Carlos Henrique Scheifer em Matupá afirmaram que ele estava “contente” com o resultado da ação. Os depoimentos contradizem a versão contida na denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) contra o cabo Lucélio Gomes Jacinto, o sargento Joailton Lopes de Amorim e o soldado Werney Cavalcante Jovino.

O MPE afirma que o registro da ocorrência desta operação teria causado desavença entre Scheifer e o cabo Jacinto. Eles teriam discutido sobre a maneira de registrar a morte do assaltante de bancos Marconi Souza Santos, atingido por Jacinto durante o cerco a uma casa em Matupá.

Rodinei Crescêncio

Julgamento caso Scheifer

Audiência em que militares são interrogados sobre a morte de Carlos Scheifer. 2 policiais, que participaram da operação, dizem que tenente estava feliz

A presença de um fuzil nas mãos do criminoso teria sido forjada, na opinião do tenente do Bope. O atrito teria culminado na morte de Scheifer naquele mesmo dia com um tiro que partiu do fuzil de Jacinto, segundo perícia feita pela Politec.

O soldado Daniel Ortega e o sargento Maciel Alves da Conceição prestaram depoimento à Justiça em 17 de junho. Eles foram arrolados pelas defesas dos três réus.

“Ele (Scheifer) estava contente, nos parabenizou pela abordagem. A minha guarnição fez a primeira abordagem lá no posto e graças a isso conseguiram chegar a esses outros indivíduos que estavam na casa. Ele estava contente”, disse o sargento Maciel.

O militar se referia a uma abordagem feita a outro membro do grupo de Marconi, no dia anterior, que levou o grupo do Bope a cercar uma casa em Matupá. No local, estavam, além de Marconi, outros dois comparsas que atuavam nos crimes conhecidos como “novo cangaço”.

Já o soldado Ortega descreveu momentos seguintes ao registro do boletim de ocorrência da morte de Marconi. “Ele estava eufórico, colocou a máscara de caveira (típica do Bope), tirou fotos e depois parabenizou a gente. Acredito que não estava descontente”, declarou à Justiça.

Para denunciar os militares, o MPE se baseou em depoimento do sargento Antônio João Ribeiro. O PM estava em Matupá para a operação e acompanhou a chegada de Scheifer ao hospital, depois de ser atingido. Ele teria ficado encarregado de ouvir Jacinto, Amorim e Jovino, mas teria escutado que deveria “esperar” porque os três estavam reunidos.

Inicialmente, o caso foi reportado como se Scheifer tivesse sido atingido por um criminoso. Depois da perícia da Politec, a investigação apontou para fogo amigo do cabo Jacinto. O MPE afirma que Scheifer sofreu uma emboscada dos colegas de farda e que uma farsa foi criada para esconder o crime.

Oitivas remarcadas

O juiz Marcos Faleiros, da 11ª Vara Especializada da Justiça Militar, remarcou outros depoimentos que estavam marcados para junho. As demais testemunhas serão ouvidas nos dias 9, 11 e 13 de dezembro deste ano.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Jackson, enfim, nomeado ao TRE-MT

jackson 400 curtinha tre   O presidente Bolsonaro, enfim, escolheu, de uma lista tríplice, quem passa a compor o Pleno do TRE-MT no cargo de juiz titular, na categoria jurista, para dois mandatos de mandato. Trata-se de Jackson Francisco Coutinho (foto), que desde o ano passado já atua como juiz-membro substituto no Tribunal. Nos...

Com mais de 60 prefeitos e esposas

mauro mendes virginia 400   Acompanhado do governador e esposo Mauro, a primeira-dama Virginia Mendes recebeu para um jantar no Palácio Paiaguás, na segunda, mais de 60 primeiras-damas, além de prefeitos e outras autoridades. O governador, que promoveu o encontro, aproveitou para expor números, ações e...

UPA do Verdão vai ser entregue - veja

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro programa inaugurar na primeira quinzena de dezembro a UPA do Verdão (próximo à Arena Pantanal), uma nova e moderna estrutura que terá capacidade de atendimento de cerca de 12 mil pessoas por mês - veja aqui o vídeo que mostra a obra em fase...

Capital transmite final da Copa Verde

O Cuiabá Esporte Clube enfrenta o Paysandu hoje, às 20h, pela final da Copa Verde, no estádio Mangueirão. O Dourado precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com o título. Caso a vitória seja por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. A Capital FM 101.9, que acompanha o futebol regional desde início do ano, será a única rádio de Cuiabá que fará a...

Um dos cuiabanos na final Fla x River

leonardo campos curtinha 400   O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, o Leo Capataz, é um dos flamenguistas de Cuiabá que já estão em Lima ou que ainda vão embarcar rumo à capital do Peru para assistir a final da Copa Libertadores entre Flamengo e o argentino River Plate. O confronto será...

Políticos em peso em evento do HMC

A solenidade que marcou a entrega do HMC em Cuiabá, nesta segunda (19), está sendo considerada o evento do ano para o prefeito Emanuel. Ele conseguiu motivar a presença de diversas lideranças políticas, empresariais e de diferentes setores. Para se ter uma ideia, dos 11 membros da bancada federal, 8 estavam presentes, assim como 16 dos 24 deputados estaduais e 17 dos 25 vereadores. Também marcaram presença dezenas de prefeitos e outros...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.