Judiciário
Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2010, 13h:44 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
Prado e Machado são cotados para assumir cadeira no TJ
Membros do Ministério Público Estadual já se movimentam de olho na vaga de desembargador, a ser aberta neste ano com a aposentadoria de Leônidas Monteiro. Entre os mais cotados a compor a listra tríplice estão o procurador de Justiça, Paulo Prado, e o promotor Marcos Machado. Prado comandou o MP por dois mandatos e hoje coordena o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Machado, por sua vez, tem bom trânsito em todos as instâncias do Poder. Ele já fez parte do Executivo como secretário dos governos Rogério Salles, em 2002, e Blairo Maggi. Já ocupou cinco pastas, entre elas as de Administração, Saúde e Meio ambiente.
A vaga de Leônidas é indicação do MP. Além do magistrado oriundo do órgão, também se aposentam em 2010 outros três desembargadores: Donato Fortunato Ojeda, Jurandir Florêncio de Castilho e Antônio Bitar Filho. As três vagas são disputadas alternadamente pelos critérios de merecimento e antiguidade.
Na vaga de Ojeda, por exemplo, a briga está entre os juízes João Ferreira Filho, da 20ª Vara Cível de Cuiabá, Dirceu dos Santos, titular do 7º Juizado Especial Cível da Capital, e Sebastião Barbosa Farias, do 4º Juizado Especial Cível de Cuiabá. O juiz Rondon Bassil Dower Filho corre por fora na tentativa de se tornar o próximo desembargador do Tribunal de Justiça. A vaga será preenchida pelo critério de merecimento.
A disputa tem causado polêmica nos corredores do TJ, já que, segundo informações, o desembargador Orlando de Almeida Perri, que é ex-corregedor-geral de Justiça na gestão Paulo Lessa e cotado para ser o próximo presidente do Judiciário, articula para Sebastião ser escolhido à promoção. Nas articulações, ele tenta impor o "afilhado", o que tem causado racha no chamado "grupão", composto por magistrados aliados de Lessa e que fazem oposição sistemática ao atual presidente, desembargador Mariano Travassos - veja aqui.
Além das quatro vagas que devem ser abertas neste ano, a cadeira deixada pelo desembargador Díocles Figueiredo, que se aposentou em setembro do ano passado, continua aberta, já que a eleição para a escolha do substituto de Díocles permanece "empacada". Desta vez, o critério de escolha é por antiguidade e cogita-se inclusive a volta do magistrado ao TJ.
Postar um novo comentário
Comentários (26)
-
hugo furlan | Domingo, 16 de Janeiro de 2011, 13h2900
Com certeza dr Paulo Prado, pelos grandes serviços prestado ao estado de MT.
-
servidor publico | Quinta-Feira, 04 de Março de 2010, 15h5400
servidor publico, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
-
Paula | Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2010, 16h0500
O Paulo Prado não é uma pessoa idonea quem ele pensa q é para assumir uma cadeira no Palacio da justiça???
-
Ana | Quinta-Feira, 04 de Fevereiro de 2010, 13h5600
Dr. Marcos Machado é a melhor escolha.
-
Antonio Paulo | Terça-Feira, 02 de Fevereiro de 2010, 01h2000
Marcos Machado,disparado é o melhor nome,a JUSTIÇA agradece,abraço a todos,luz e paz.
-
Elisângela | Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2010, 13h5500
Tive o privilégio de trabalhar com o dr. Marcos Machado e, por isso mesmo, posso afirmar o quão é competente, probo, estudioso e comprometido em sua atuação profissional.
-
fabio pereira | Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2010, 22h1300
Não só o Dr. Marcos Machado mais também o Dr. Célio Wilson, esrtes sim possuem competência e moral para serem desembargadores. precisamos de pessoas jovens e honestas. Estas qualidadesisiveis nestes promotores. abraço Romilsom
-
SONIA | Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2010, 15h1400
Não tive o prazer de conhecer pessoalmente o Dr. Prado, mas além de conheçer o Dr. Marcos, conheço também seu trabalho, sua idoneidade e sua competência, sei ainda que além de inteligente é estudioso, com quem tive o prazer de ja ter trabalhado. razão pela qual o mesmo merece ser promovido a desembargador, porque quem sabe, com ele ali, seja feita mais justiça aos servidores do judiciário.
-
Marcus Vinicius | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2010, 10h5500
Dr. Marcos Machado, é a melhor escolha pelos trabalhos por ele realizados perante o M.P, e diversas secretarias de estado. Prado??? quem é esse?? o que ele fez? ah, deve ser o Dono da Casa Prado.. rss
-
eduardo figueiredo | Sábado, 16 de Janeiro de 2010, 13h2800
Torço pelo drº marcos machado, homem probo, temente a Deus, ser humano fantástico e muito competente. Foi, sem dúvida nenhuma, têm experiência juridica, como também, de executivo, assumiu diversas secretárias de estado, e foi considerado o melhor secretário de meio ambiente da história de mato grosso.
Confira também:
- Janeiro de 2021
-
Judiciário / RISCO PELA COVID
Lúdio irá recorrer de decisão judicial que manteve data do Enem em Mato Grosso
-
Judiciário / DENÚNCIA
MPE apura despejo de esgoto "in natura" em córrego do Parque Mãe Bonifácia veja
-
Judiciário / CORONAVÍRUS
Juiz cita que Inep já tomou medidas e nega pedido de deputado para adiar o Enem
-
Judiciário / SAÚDE
Lúdio entra na Justiça para suspender Enem em MT por causa da pandemia
-
Judiciário / FUNCIONALISMO
MPE revoga demissão de ex-sindicalista que foi exonerado na gestão de Prado