Judiciário

Terça-Feira, 14 de Maio de 2019, 13h:33 | Atualizado: 14/05/2019, 13h:42

Prefeito de Santo Antônio e esposa são investigados por suposta fraude em CAR

O Ministério Público Estadual (MPE) investiga o prefeito de Santo Antônio do Leste (379 km da Capital), Miguel Brunetta (PR), e a primeira-dama, Marli Brunetta, por suposta fraude ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). O registro de uma fazenda de propriedade dos dois foi cancelado em decorrência da deflagração da Operação Polygonum, em 2018.

Assessoria

miguel brunetto

O prefeito de Santo Antônio do Leste (379 km da Capital), Miguel Brunetta (PR)

Em 8 de maio, o MPE instaurou inquérito civil para apurar a extensão dos danos ambientais e identificar medidas necessárias para reparação ambiental da Fazenda Canaã, localizada no município de Santa Terezinha (1.330 km da Capital). Miguel e Marli constam como únicos proprietários da área de 1,6 mil hectares.

Após investigações preliminares da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), foram constatados ilícitos civis, administrativos e penais em 345 CAR em todo o Estado. O MPE vem abrindo inquéritos individuais para apurar as responsabilidades caso a caso e, assim, reparar os danos ambientais possivelmente causados em meio às fraudes. Enquanto isso, os CAR foram cancelados ou suspensos, impossibilitando a operação comercial das áreas.

Na esfera criminal, o MPE denunciou um grupo criminoso supostamente liderado pelo ex-secretário de Estado de Meio Ambiente André Baby, que chegou a ser preso em dezembro do ano passado.

O ex-superintendente da pasta João Dias Filho teria atuado para favorecer as empresas Proflora e Temática, esta última de propriedade dele e administrada por ele durante o período em que esteve na Sema. As empresas intermediavam, de acordo com o MPE, os registros entre os proprietários e a Sema.

João Dias teria cooptado os então analistas da Sema Alan Richard Falcão Dias, Guilherme Augusto Ribeiro, Hiago Silva de Queluz e João Felipe Alves De Souza para confirmarem informações falsas relativas ao CAR inseridas no sistema da secretaria.

No CAR da Fazenda Canaã, cancelado após a operação, constava 680 hectares de Área de Vegetação Nativa (AVN) e Reserva Legal, 58 hectares de Área de Preservação Permanente (APP), 926 hectares de uso consolidado e ainda seis hectares de massa d'água.

De acordo com o inquérito civil instaurado pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição de Danos (Nupia Ambiental) do MPE, há inconsistências no cadastro. Uma audiência foi marcada para 10 de maio com os investigados pelos promotores de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano e Joelson de Campos Maciel.

Outro lado

A reportagem tentou contato com o celular do prefeito, mas não obteve resposta.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Efeito-Leitão desmonta o PSDB-Sinop

Luciano Chitolina 190 curtinha   O enfraquecimento político de Nilson Leitão, derrotado ao Senado e delatado pelo ex-secretário Permínio Pinto num esquema de desvio de recursos na Seduc, está provocando esfacelamento do PSDB em Sinop, onde mora o ex-prefeito e ex-deputado federal. São 4 tucanos com assentos...

Olhar para 2020 e distância do prefeito

niuan vice-prefeito curtinha   Prefeito e vice de alguns municípios já estão rompidos politicamente, inclusive em cidades polos como Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. No caso da Capital, Niuan Ribeiro (foto), que trocou o PTB pelo PSD, passou a descer o porrete no prefeito Emanuel Pinheiro, emedebista que deve...

Câmara adia o parecer sobre denúncia

felipe wellaton curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão, assinou a Resolução número 16, na última terça (21), prorrogando por mais 30 dias o prazo para definir um parecer sobre a representação do servidor público Valmir Molina contra o vereador Felipe Wellaton...

Pacto descumprido à saúde e denúncia

Pedro Taques curtinha   O governador Mauro ingressou com representação junto ao TCE, com pedido de medida cautelar, contra o antecessor Pedro Taques (foto) e o ex-secretário de Saúde Luiz Soares, apontando supostas irregularidades na concessão de R$ 82 milhões do Fundo Estadual de Saúde para...

Ex terá de restituir erário em R$ 11 mil

gisely ex julio pinheiro curtinha   O Tribunal de Contas do Estado manteve, em decisão desta semana, a sanção aplicada à Gisely Carolina Lacerda Pinheiro (foto), viúva do ex-presidente da Câmara de Cuiabá, Júlio Pinheiro, que faleceu em junho de 2016. Julgada à revelia, já que foi...

Xuxu recusa diárias e cala Wilson

xuxu curtinha   Na tribuna da AL, o tucano Wilson Santos tentou ironizar o colega Xuxu Dal Molin (foto), que retornou de missão oficial à Ásia nesta semana, mas acabou se dando mal. Considerando que Xuxu é membro de uma das famílias mais abastadas de Sorriso, Wilson sugeriu que ele poderia ter custeado a viagem e...

ENQUETE

Tramita na Câmara Federal o projeto 832/2019, do deputado José Medeiros, requentando uma proposta de 2007 do então deputado Jair Bolsonaro, propondo extinguir o Exame da Ordem como exigência para inscrição na OAB e, assim, poder exercer a profissão. O que você acha disso?

Concordo - esse Exame tem de acabar

Discordo - bacharel precisa, sim, se submeter ao Exame

Sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.