Judiciário
Sábado, 16 de Janeiro de 2010, 13h:11 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
Prefeito Gordo deve ser afastado
O prefeito de Alto Araguaia (a 395 km ao Sul de Cuiabá), Alcides Batista Filho, o Gordo (PT), deve ser afastado do cargo na próxima semana pelo Tribunal Regional Eleitoral. Ele será o 21º prefeito mato-grossense eleito que perde o posto devido a crimes eleitorais. O petista é acusado de captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos, e abuso do poder econômico nas eleições de 2008. O processo é relatado pelo juiz do TRE Eduardo Jacob. Gordo foi eleito com 3.379 votos com o apoio do ex-prefeito Jerônimo Samita Maia Neto, que comandou Alto Araguaia por dois mandatos. Com o afastamento do prefeito, quem assume o cargo é o presidente da Câmara, vereador Gustavo Melo (PP).
Em outro processo, o petista já havia sido condenado por improbidade administrativa, junto com Maia Neto, pelo juiz Wagner Plaza Machado Junior. Gordo, que antes de se eleger prefeito ocupava uma cadeira na Câmara Municipal, é proprietário de uma drogaria e infringiu a Constituição Estadual e o Regimento Interno da Câmara de Vereadores ao firmar um contrato com a Prefeitura de Alto Araguaia. Já Maia Neto, na época à frente da prefeitura, violou os princípios constitucionais da administração ao celebrar contrato verbal de prestação de serviço com Gordo e não respeitar os princípios da licitação, gerando prejuízo ao erário de R$ 63,3 mil.
Já em 2008, sem a possibilidade de tentar novo mandato, Maia Neto depositou suas fichas na candidatura de Gordo e conseguiu eleger o aliado. Na cidade, moradores garantem que o ex-prefeito tem forte influência na atual gestão e é, na verdade, quem determina as ações que devem ser adotadas pelo prefeito.
Desde as eleições de 2008, 20 prefeitos eleitos ou reeleitos no Estado já perderam o mandato por causa de crimes eleitorais. Deste total, oito prefeitos não conseguiram reverter as cassações. Até agora, a Justiça Eleitoral determinou novas eleições em apenas dois municípios mato-grossenses. Em Araguainha foi eleito José Ocifarne Ferreira, o Zezinho (PPS). Já em Novo Horizonte do Norte, João Antônio de Oliveira, o João do Mercado (PMDB), venceu a nova disputa.
Postar um novo comentário
Comentários (225)
-
valéria magalhães | Sexta-Feira, 04 de Março de 2011, 16h5400
Pelo conceito requerido, primeira mente devemos prestar atenção, nos atos, para depois chegar numa conclusão.sem medo........
-
aff | Segunda-Feira, 01 de Fevereiro de 2010, 12h0000
aff, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
-
cidadao | Domingo, 31 de Janeiro de 2010, 10h5200
como disse o ondino, as pessoas criticam a atual administracao, porem nao tem coragem de se identificarem. ai fica facil e so usar o seu nome e tudo fica numa boa. e o maia neto nao podera ser candidato a prefeito na proxima eleicao devido aos tres processos que ele responde por improbidade administrativa. aos puxa sacos de plantao lancem o joao ou a martha maia kakakaka.
-
Ondino Lima Neto | Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2010, 20h0900
É MINHA GENTE FALEI FALEI E FALEI DO MAIA NETO, MAIS INFELISMENTE ELE É O CARA, NÃO TEM JEITO NÃO, VOTEI NELE 02 VEZES E VOU VOTAR MAIS UMA, POR QUE PELO MENOS ELE FEZ POR NOSSA CIDADE, ENTÃO MAIA(JEROMÃO), MEU VOTO MAIS UMA VEZ É SEU.
-
BICUDO | Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2010, 19h2400
Pensando bem, já faz mais de 12 dias que vc noticiou que o gordo ia perder o mandato, será que esse bog e serio, pois o gordo continua firme e forte no cargo, vai até receber as maquinas do governador. Se o homem não vai ser afastado faça uma retratação com o mesmo espaço.
-
carlinho | Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2010, 00h2700
carlinho, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
-
bicudo | Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2010, 23h4700
por acaso esse tal de nabson, eta nominho estranho, nao e aquele do escandalo das carteirinhas da unemat. e a unemat fazendo escola em alto araguaia junto com essa administracao.
-
domu | Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2010, 23h4000
tem gente que de todo jeito fica numa boa, isso e para poucos e nao para quem quer.
-
Bárbara A. | Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2010, 17h2900
Ah propósito, Alto Araguaia é realmente a "Cidade Feliz" pq lá dentro parece um circo!!!!!!
-
Bárbara A. | Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2010, 17h2600
Francamente, só quem não sabe como se vive na cidade pode defender o Gordo e por consequencia a família Maia. É verdade que o ex-prefeito Maia Neto é bem conhecido na cidade, pelas doações que fazia, pelos empregos conseguia... Mas fato é fato e a dinastia dos Maias está perto do fim. Uma pena o rastro que isso deixa na história pública municipal.
Confira também:
- Janeiro de 2021
-
Judiciário / DELAÇÕES NA RÊMORA
MP pede condenação e quer que Malouf e Permínio provem que cumprem acordos
-
Judiciário / RISCO PELA COVID
Lúdio irá recorrer de decisão judicial que manteve data do Enem em Mato Grosso
-
Judiciário / DENÚNCIA
MPE apura despejo de esgoto "in natura" em córrego do Parque Mãe Bonifácia veja
-
Judiciário / CORONAVÍRUS
Juiz cita que Inep já tomou medidas e nega pedido de deputado para adiar o Enem
-
Judiciário / SAÚDE
Lúdio entra na Justiça para suspender Enem em MT por causa da pandemia