Judiciário

Sábado, 16 de Janeiro de 2010, 13h:11 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Alto Araguaia

Prefeito Gordo deve ser afastado

Prefeito Alcides Batista Filho, o Gordo (PT)   O prefeito de Alto Araguaia (a 395 km ao Sul de Cuiabá), Alcides Batista Filho, o Gordo (PT), deve ser afastado do cargo na próxima semana pelo Tribunal Regional Eleitoral. Ele será o 21º prefeito mato-grossense eleito que perde o posto devido a crimes eleitorais. O petista é acusado de captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos, e abuso do poder econômico nas eleições de 2008. O processo é relatado pelo juiz do TRE Eduardo Jacob. Gordo foi eleito com 3.379 votos com o apoio do ex-prefeito Jerônimo Samita Maia Neto, que comandou Alto Araguaia por dois mandatos. Com o afastamento do prefeito, quem assume o cargo é o presidente da Câmara, vereador Gustavo Melo (PP).

   Em outro processo, o petista já havia sido condenado por improbidade administrativa, junto com Maia Neto, pelo juiz Wagner Plaza Machado Junior. Gordo, que antes de se eleger prefeito ocupava uma cadeira na Câmara Municipal, é proprietário de uma drogaria e infringiu a Constituição Estadual e o Regimento Interno da Câmara de Vereadores ao firmar um contrato com a Prefeitura de Alto Araguaia. Já Maia Neto, na época à frente da prefeitura, violou os princípios constitucionais da administração ao celebrar contrato verbal de prestação de serviço com Gordo e não respeitar os princípios da licitação, gerando prejuízo ao erário de R$ 63,3 mil.

   Já em 2008, sem a possibilidade de tentar novo mandato, Maia Neto depositou suas fichas na candidatura de Gordo e conseguiu eleger o aliado. Na cidade, moradores garantem que o ex-prefeito tem forte influência na atual gestão e é, na verdade, quem determina as ações que devem ser adotadas pelo prefeito.

   Desde as eleições de 2008, 20 prefeitos eleitos ou reeleitos no Estado já perderam o mandato por causa de crimes eleitorais. Deste total, oito prefeitos não conseguiram reverter as cassações. Até agora, a Justiça Eleitoral determinou novas eleições em apenas dois municípios mato-grossenses. Em Araguainha foi eleito José Ocifarne Ferreira, o Zezinho (PPS). Já em Novo Horizonte do Norte, João Antônio de Oliveira, o João do Mercado (PMDB), venceu a nova disputa.

Postar um novo comentário

Comentários (225)

  • valéria magalhães | Sexta-Feira, 04 de Março de 2011, 16h54
    0
    0

    Pelo conceito requerido, primeira mente devemos prestar atenção, nos atos, para depois chegar numa conclusão.sem medo........

  • aff | Segunda-Feira, 01 de Fevereiro de 2010, 12h00
    0
    0

    aff, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • cidadao | Domingo, 31 de Janeiro de 2010, 10h52
    0
    0

    como disse o ondino, as pessoas criticam a atual administracao, porem nao tem coragem de se identificarem. ai fica facil e so usar o seu nome e tudo fica numa boa. e o maia neto nao podera ser candidato a prefeito na proxima eleicao devido aos tres processos que ele responde por improbidade administrativa. aos puxa sacos de plantao lancem o joao ou a martha maia kakakaka.

  • Ondino Lima Neto | Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2010, 20h09
    0
    0

    É MINHA GENTE FALEI FALEI E FALEI DO MAIA NETO, MAIS INFELISMENTE ELE É O CARA, NÃO TEM JEITO NÃO, VOTEI NELE 02 VEZES E VOU VOTAR MAIS UMA, POR QUE PELO MENOS ELE FEZ POR NOSSA CIDADE, ENTÃO MAIA(JEROMÃO), MEU VOTO MAIS UMA VEZ É SEU.

  • BICUDO | Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2010, 19h24
    0
    0

    Pensando bem, já faz mais de 12 dias que vc noticiou que o gordo ia perder o mandato, será que esse bog e serio, pois o gordo continua firme e forte no cargo, vai até receber as maquinas do governador. Se o homem não vai ser afastado faça uma retratação com o mesmo espaço.

  • carlinho | Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2010, 00h27
    0
    0

    carlinho, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • bicudo | Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2010, 23h47
    0
    0

    por acaso esse tal de nabson, eta nominho estranho, nao e aquele do escandalo das carteirinhas da unemat. e a unemat fazendo escola em alto araguaia junto com essa administracao.

  • domu | Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2010, 23h40
    0
    0

    tem gente que de todo jeito fica numa boa, isso e para poucos e nao para quem quer.

  • Bárbara A. | Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2010, 17h29
    0
    0

    Ah propósito, Alto Araguaia é realmente a "Cidade Feliz" pq lá dentro parece um circo!!!!!!

  • Bárbara A. | Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2010, 17h26
    0
    0

    Francamente, só quem não sabe como se vive na cidade pode defender o Gordo e por consequencia a família Maia. É verdade que o ex-prefeito Maia Neto é bem conhecido na cidade, pelas doações que fazia, pelos empregos conseguia... Mas fato é fato e a dinastia dos Maias está perto do fim. Uma pena o rastro que isso deixa na história pública municipal.

Políticos querem suspender eleição

Cresce o movimento entre políticos para adiar as eleições municipais de outubro. O argumento utilizado é o impacto que o coronavírus terá na economia, saúde e vida das pessoas. Isso porque, neste ano, uma vacina não deve ficar disponível ao mercado e os prejuízos causados pela Covid-19 ainda estão só começando. Entre os políticos de MT que defendem adiar o pleito para 2022, quando a...

Ex-vereador, demagogia e contradição

everton pop 400   O ex-vereador por Cuiabá e apresentador de um programa popular de TV que leva o seu nome, Everton Pop (foto), gravou um vídeo em que critica o fato da Mesa Diretora da Câmara da Capital pagar os servidores todo dia 20, antecipando o salário em 10 dias do fechamento do mês. Pop só não...

Jayme é contra decreto do governador

jayme campos 400 curtinha   O senador Jayme Campos (foto), que já foi governador e prefeito, engrossa a lista dos que defendem isolamento social mais rigoroso neste momento. A postura vai na contramão do correligionário Mauro Mendes. O governador editou decreto que prevê a abertura de shoppings e comércio, desde...

EP e 2 medidas junto à Águas Cuiabá

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) impôs duas medidas à concessionária Águas de Cuiabá. A empresa está proibida de cortar a água de inadimplentes e não terá direito a um aumento de 6%, aprovado pela Arsec. As medidas, segundo o prefeito, são...

Vice e o uso político do Creci pró-Julio

claudecir 400 creci curtinha   O sindicato dos profissionais do Mercado Imobiliário de Mato Grosso, sob Juliano Lobato, em nota de repúdio, detona o atual vice-presidente do Creci-MT, Claudecir Contreiras (foto), para quem está fazendo uso político da entidade e beneficiando, de forma descarada, o...

Toninho e expectativa de retorno à AL

toninho 400 curtinha   Toninho de Souza, que no ano passado estreou como deputado, permanecendo no cargo por 46 dias, no lugar de Eduardo Botelho, vive expectativa de retornar à cadeira na Assembleia. Mas isso vai depender de uma decisão de Janaína Riva, que está no quarto mês de gravidez. Ela tem...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.