Judiciário

Terça-Feira, 27 de Julho de 2010, 11h:51 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:27

LEGISLATIVO

Queda de Riva abre vaga para Gilson; posse pode acontecer 5ª

Queda de Riva abre vaga na AL para Gilson; posse pode acontecer 5ª

Gilson de Oliveira, vereador por Sinop e suplente de deputado    O suplente e apresentador de TV Gilson de Oliveira, que hoje exerce mandato de vereador por Sinop, será contemplado com cargo de deputado estadual, caso José Riva não consiga reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que decretou sua cassação em julgamento de processo sobre compra de votos nas eleições de 2006. Gilson poderá tomar posse já nesta semana, provavelmente na sessão ordinária de quinta, enquanto Riva se afasta para tentar uma liminar no TSE na esperança de reconquistar o mandato. O cacique do PP não fica inelegível e, assim, poderá concorrer novamente.

  O primeiro-suplente do PP, que no último pleito elegeu quatro parlamentares, era o médico Antonio Azambuja, que se efetivou com a renúncia de Campos Neto, hoje conselheiro do Tribunal de Contas. O segundo-suplente Yuri Bastos Jorge se afastou da vida pública e partidária para poder assumir o cargo de diretor de Planejamento Estratégico da Agecopa, autarquia criada no ano passado para conduzir os projetos preparativos para Cuiabá ser uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. A vaga na Assembleia fica, então, com Gilson. Ele teve 11.165 votos em 2006. Num esquema de rodízio entre titulares e suplentes, Gilson ocupou cadeira de deputado por quatro meses. Para isso, teve de renunciar ao mandato de vereador. No pleito de 2008 concorreu de novo a uma vaga na Câmara Municipal de Sinop e se elegeu.

    Agora, Gilson de Oliveira vive duas expectativas, a de assumir mandato efetivo nesta reta final da 16ª Legislatura, na vaga do homem que comanda a Assembleia há quase duas décadas, e de eleição como deputado. Ele está em campanha, numa dobradinha eleitoral com o patrão, empresário Roberto Dorner, candidato a deputado federal pelo PP e dono da TV Rondon (SBT), onde Gilson é funcionário. Sinop passará a ter dois representantes na Assembleia. O outro é o democrata Dilceu Dal Bosco, candidato a vice-governador da chapa do tucano Wilson Santos. Até 2008, contava com Juarez Costa (PMDB), que renunciou ao posto para comandar a Prefeitura de Sinop.

     O suplente do PP pós-Gilson é o também vereador por Primavera do Leste e apresentador de TV Luizinho Magalhães. A exemplo de Gilson, ele passou pela experiência como deputado por um período de quatro meses. Em 2006, Luizinho teve 10.420 votos. Na época, o PP só conseguiu garantir quatro cadeiras por causa da votação expressiva de Riva, que chegou a 82.799 votos. Dois entraram na sobra, ou seja, com ajuda dos votos de legenda: Airton Rondina, o Português, de Araputanga, com 20.784 votos; e Maksuês Leite, de Várzea Grande, com 15.138 votos.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • maria manea da cruz | Segunda-Feira, 16 de Agosto de 2010, 19h49
    0
    0

    estamos com voce riva. conte com o povo de lambari d oeste e regiao. nosso pp e forte e nao vamosa deixar a peteca cair nao estamos aqui firmes.....e cada ves q querem tirar pessoas boas como o senhor a gente fica forte pra eleger o senhor. nao acreditamos nessas injustiças q estao fazendo com uma pessoa que nt precisa.

  • nelson brito | Sábado, 31 de Julho de 2010, 05h19
    0
    0

    Se secar as tetas da Assembleia,...dindin, acaba a munição do Riva e ai eu quero ver os amigos do Riva.

  • ju | Quarta-Feira, 28 de Julho de 2010, 22h11
    0
    0

    uma candidata a vereadora de terra nova, cleusa da norte sul pediu q votasse no riva, e minha comunidade votará nele se ela falou confio nela, disse q ele é pelos necessitados e precisamos disso, se ela falou vamos votar no RIVA.. POR FAVOR VOLTE.

  • Fiel | Quarta-Feira, 28 de Julho de 2010, 12h10
    0
    0

    BÁÁHHHHHHHHHHHHHHH nunca vou acreditar que o RIVA COMPROU VOTOS!!! o cara tem votos d ++++++e outra coisa, SE ALGUÉM COMPRA VOTOS, É PQ TEM ELEITOR CORRUPTO QUE VENDE!!! DEVERIA TER CADEIA P QUEM SE VENDE ! O RIVA está sendo usado de "bode expiatório" pelo TRE , eles são tão sujos que querem se fazer de bons meninos as custas DO MELHOR DEPUTADO DE MT. Riva, vc é grande, (baixinho grande) vai superar mais esta e com certeza passará dos 100 mil votos!!!

  • HERMES DO SAO MATEUS | Quarta-Feira, 28 de Julho de 2010, 09h41
    0
    0

    HERMES DO SAO MATEUS, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Celia Anita | Terça-Feira, 27 de Julho de 2010, 16h11
    0
    0

    ... Para início, o RIVA não caiu e nem vai cair!! Tem gente que tem prazer de ver o mal....tentam queimar o RIVA de todas as formas, lembrem-se. o RIVA é um baixinho GRANDE, maior que todos os venenos destilados por alguns....o pior cego é o que não quer ver....um HOMEN COMO O RIVA, COM MAIS DE 82 MIL VOTOS, iria se macular por comprar uns votinhos? ele é contra a compre de votos, sei o que falo, conheço o RIVA, sempre votei e VOTAREI NELE. Neste ANGU TEM CAROÇO ....Dia tres de outubro, as urnas irão mostrar, com certeza o Riva passará dos 100mil votos, e o interior do estado não ficará sem representante. Ao invés de criticar, tentem conhecer a pessoa do RIVA, tenho certeza , pois quem conhece o RIVA, ama o RIVA!!! (sempre terá o meu voto com o coração )

  • Leonardo | Terça-Feira, 27 de Julho de 2010, 14h43
    0
    0

    O sr. Pedro Paulo de CBA deve ficar mais atento aquilo que lê, para não comentar sob equívoco. Não trata de que os eleitores sejam corruptos, apenas de que a justiça seja feita sob justiça, e não sob pretenções políticas, ou caso contrário ficamos temerosos, afinal estamos na mesma jurisdição. MAS O QUE ME AGRADA MUITO!!! É A AGILIDADE DA JUSTIÇA. CRIME COMETIDO EM 2006, SÓ AGORA NO PERÍODO ELEITORAL!!!! EU DISSE PERÍODO ELEITORAL!!! É QUE FOI FEITO "JUSTIÇA". Por quê será HEIN?!!!

  • PEDRO PAULO | Terça-Feira, 27 de Julho de 2010, 13h14
    0
    0

    Por causa de pessoas mal intencionadas, eleitores pagos, cabos eleitorais corruptos como esse senhor de caceres que tenta defender o dep. vasado é que temos os fichas sujas ganhando eleições. Esse Riva só ganha pq os eleitores são mais corruptos do que os candidatos, se vendem barato e depois ficam criticando. A verdade é que a justiça tem sempre que consertar os erros dos eleitores que votam por dinheiro e depois os candidatos roubam para recuperar o dineiro gasto.

  • Nilson do Empa | Terça-Feira, 27 de Julho de 2010, 12h33
    0
    0

    Mui Digno Romilson, sinto em lhe dizer que o Sr. na qualidade de formador de opinião está sendo inconsequente, nunca votei e não voto no Riva, porém, a sua atitude vai contras os princípios eticos e de boa-fé, ao colocar que "posse já pode ser nesta 5°" todos os medianos iguais a nós sabemos que: Enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não julgar o recurso, o parlamentar, sujo ou não, não será afastado do cargo. Desse modo, ele continuara exercendo o mandato de deputado e permanecera candidato, seus votos pucharão mais uns 03 candidatos e com mandato ou não continuará mandando. Isso é fato. Porém peço que ajude o Povo, pois não é cometendo erros imorais que iremos moralizar.

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...