Judiciário

Terça-Feira, 27 de Julho de 2010, 12h:51 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:27

LEGISLATIVO

Savi assume a presidência da AL

Deputados Mauro Savi e José Riva   O deputado Mauro Savi, líder do governo na Assembleia, assume de fato a cadeira de presidente da Assembleia, com a saída de José Riva, que teve o mandato cassado pelo Pleno do TRE-MT nesta terça. Ele é o primeiro-vice-presidente e já vinha respondendo administrativamente pela Mesa Diretora. Se não fosse candidato a cargo majoritário, o comando da AL ficaria com o deputado Dilceu Dal Bosco (DEM). Ele abriu mão da disputa à reeleição e é candidato a vice-governador da chapa de Wilson Santos (PSDB).

    Nos últimos seis meses, Savi é quem vem assinando, por exemplo, os cheques da Assembleia. Com o fim do mandato de Riva, ao menos por enquanto, o deputado republicano passa a controlar um duodécimo mensal de aproxidamente R$ 18 milhões. O Legislativo conta com cerca de 2 mil servidores e possui 24 deputados, que ganham quase R$ 15 mil mensais e têm direito a outros R$ 15 mil de verba indenizatória e controlam R$ 30 mil de verba de gabinete.

    Ex-vereador por Sorriso, Savi chegou à Assembleia no pleito de 2002. Na época, se elegeu pelo PSB, com 17.942 votos. Em 2006, garantiu a reeleição, pelo PPS, com 31.600 votos. Agora, pelo PR, disputa o terceiro mandato. Desde novembro de 2007, antes mesmo da morte do então líder do governo Rener Barbour, Mauro Savi já atuava como interlocutor do Executivo junto aos deputados. Foi líder do Paiaguás por três anos no decorrer da gestão Blairo Maggi e continuou no posto com a chegada de Silval Barbosa no cargo de chefe do Executivo, em 31 de março deste ano.

    Savi é daqueles que evitam confronto, mas, nos bastidores, dependendo da orientação e do interesse do governo em determinado projeto, "patrola" os colegas parlamentares. Já na Mesa Diretora, trabalha de forma discreta, tanto que vinha assinando os documentos em sintonia com José Riva e com o primeiro-secretário Sérgio Ricardo, que tem a função de ordenador de despesas.

Postar um novo comentário

Comentários (14)

  • CARLOS ALBERTO LIMA | Quarta-Feira, 18 de Agosto de 2010, 18h31
    0
    0

    VOTE SABRINA!!!!!!!!!!!BABA MENOS!!!!!!!!!!!!TA ESCORRENDO,NO CANTO DA SUA BOCA,,,,LIMPA AI VAI!!!!!!!!!!!!!!!!!!COMO PODE DEFENDER UM ELEMENTO QUE RESPONDE A MAIS DE 120.....EU DISSE 120 PROCESSOS.....SÓ SENDO BABA ,,,,,,,,,,,,,,,,,

  • Jedae | Quinta-Feira, 29 de Julho de 2010, 17h07
    0
    0

    Não metam DEUS no meio dessa bandalheira toda, vai que ele resolver cobrar tudo e de uma vez só, com juros e correções. A lapada vai ser doida. Não provoque a ira do DEUS vivo!

  • Paulo Roberto | Terça-Feira, 27 de Julho de 2010, 17h43
    0
    0

    Os que vivem nas tetas da Assembléia Legislativa, estão apavorados.....kkkkkkkkkk

  • Robson Pedroso | Terça-Feira, 27 de Julho de 2010, 17h26
    0
    0

    Parabéns Savi, Sorriso sabe o quanto vc trabalah e t6rabalhou pelo povo, admiramos seu desempenho, é vc tem feito muito bem para MATO GROSSO.

  • sabrina | Terça-Feira, 27 de Julho de 2010, 17h16
    0
    0

    nesse momento estou de luto, por outro lado alegro-me por saber o quanto o Deputado tem pessoas que o ama, respeita, e torce por ele, ou seja, são pessoas que tem dicernimento, inteligencia e conhecimento de causa, ao contrário das pessoas que o criticam ao menos sem saber do trabalho arduo do Deputado e da sua luta incessante pelo povo matogrossense, infelizmente nao podemos ser Deus para mudar essa situação, mas o soberano sim, e nisso é que nós q amamos o RIVA devemos apegarmos.

  • Leandro Silva | Terça-Feira, 27 de Julho de 2010, 16h15
    0
    0

    A Assembleia esta de recesso, como ira ocorrer posse? o Deputado Riva já foi notificado? Tem gente que torce pelo quanto pior melhor....Queremos gente que trabalhe por Mato Groso como faz o Deputado Riva, por isso estou torcendo para o TSE revogar logo essa decisao.

  • Marco Antonio Medeiro | Terça-Feira, 27 de Julho de 2010, 15h49
    0
    0

    Na verdade, o Savi assumirá apenas após a notificação da mesa diretora da AL, não agora, não hoje, lembrando, que a AL esta em recesso parlamentar. Até lá, com o TSE deve deferir a medida cautelar de efeito suspensivo!

  • Ludmila Figueiredo | Terça-Feira, 27 de Julho de 2010, 15h17
    0
    0

    Verifiquem a gramática, como Mauro Savi vai assumir agora a presidência da AL? Sendo que a mesma NÃO FOI NOTIFICADA DA DESCISÃO. Qual o horário hoje? Ou já deveria ter sido na parte da manhã, antes!

  • Eliana Sabá | Terça-Feira, 27 de Julho de 2010, 14h45
    0
    0

    Queria uma pequena explicação. Como Savi irá assumir a Assembleia, se o deputado estadual José Riva ainda não foi afastado do cargo, e talvez nem será? De acordo com as informações, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) ainda não publicou a decisão do pleno e não há garantia alguma de que o progressista irá se afastar do cargo. Acho que o caro jornalista, autor da matéria, poderia entrar em contato com a assessoria jurídica do estadual Riva e pedir algumas explicações. Atenciosamente, Eliana Sabá

  • roberto | Terça-Feira, 27 de Julho de 2010, 14h39
    0
    0

    É , ultimamente se o Riva comprar um circo, o anão cresce.

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

Inaugurados 67 km de asfalto da 020

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes (foto) inaugurou nesta 5ª a pavimentação de 67,5 km da MT-020, entre Paranatinga e Canarana. Essa estrada faz parte do pacote de obras que foi retomado e já concluído nesta gestão. Foram investidos R$ 45 milhões do governo estadual. O...

Saggin critica "ditadura" e apoia Raye

paulo raye 400 curtinha   O empresário e advogado Sandro Saggin, que desistiu da candidatura a prefeito de Barra do Garças e agora apoia Paulo Raye (foto), do Pros, explica que em nenhum momento os diretórios estadual e nacional do Podemos, de cujo partido é filiado, encaminharam qualquer orientação aos...

Pode abandona Raye e pune Saggin

sandro saggin curtinha 400   Sandro Saggin (foto) amargou outra derrota em Barra do Garças. Inicialmente, seria candidato a prefeito pelo Podemos. Mas resolveu, por conta própria, levar o partido para uma coligação com partidos de esquerda que lançaram o ex-prefeito Paulo Raye, apoiado pelo PC do B, PT e Pros. A...

Ex-vereador recua para apoiar primo

divino 400 barra do bugres   Ex-vereador, ex-presidente da Câmara e empresário bem sucedido, Chico Guarnieri (PTB) não será candidato a prefeito de Barra do Bugres nas eleições deste ano. Guarnieri, que disputou a prefeitura em 2016, até ensaiou, mas recuou ao ver que o primo, pedetista Doutor Divino...

3 ex-prefeitos viram cabos eleitorais

percival muniz 400 curtinha   Dois candidatos de oposição em Rondonópolis têm ex-prefeitos como principais cabos eleitorais. O empresário Luiz Fernando, o Luizão (Republicanos), conta com apoio de Adilton Sachetti, que já comandou o município e perdeu na tentativa de reeleição, e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.