Judiciário

Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 08h:24 | Atualizado: 12/12/2019, 19h:28

EFEITO-CASSAÇÃO

Selma e suplentes vão pagar custo após eleição: valor precisa ser certo e exigível

Após a realização de eleições suplementares para a vaga deixada por Selma Arruda (Pode), cujo mandato foi cassado em 2ª instância pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ministério Público Federal (MPF) ou a Advocacia-Geral da União (AGU) devem solicitar o ressarcimento à Justiça Eleitoral do valor a ser gasto com o pleito extraordinário. A estimativa é que o custo seja entre R$ 8 milhões e R$ 9 milhões. 

beto possamai selma 680

Selma Arruda e primeiro suplente Beto Possamai em um dos arrastões feitos na campanha

O procurador-geral regional Eleitoral de Mato Grosso, Pedro Melo Pouchain Ribeiro, explica que o ressarcimento, por ser tema da esfera cívil e não assunto eleitoral, não será tratado pelo MP Eleitoral.

“Os gastos que decorrem desse ilícito eleitoral podem ser imputados não tão somente a senadora, como a chapa, em especial ao primeiro suplente. Cabe ao MPF ingressar com uma ação para que a chapa arque com a eleição suplementar”. 

Selma, o 1º suplente Beto Possamai e a 2ª suplente Cleire Mendes, que são do PSL,  foram cassados pelos crimes de caixa 2 e abuso do poder econômico. 

Por outro lado, a cobrança só pode ser feita após a realização das eleições. “Para se fazer esse tipo de cobrança, o valor precisa ser certo, líquido e exigível. Juridicamente, há essa possibilidade, inclusive o MPF tem precedentes desta situação no Tocantins, que entrou com ações contra os candidatos que deram causa uma nova eleição para ressarcir esses recursos”, esclarece.

Apesar do aspecto econômico que envolve a eleição suplementar, Pedro defende que a maior preocupação no momento é que a nova disputa seja realizada de maneira correta e legítima.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Selma Arruda | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 17h06
    3
    3

    Recebeu 678.458 votos válidos segundo a noticia, eu ajudo com 30 reais fácil. Se metade dos que votaram nela entendem que ela foi perseguida e também ajudarem com 30 reais ela paga isso fácil. Obrigado Dra Selma por mostrar coragem e enfrentar os corruptos desse países. Você é uma das poucas pessoas que fazem a gente acreditar que ainda da pra resolver sem partir para a barbárie.

  • Carlos | Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 14h21
    3
    2

    Deixa pra fazer a eleição junto da eleição do paletó.

O "pai" da destruição de documentos

jose riva 400 curtinha   Na sua delação premiada, o ex-presidente da AL, José Riva (foto), acusa o presidente do TCE, Guilherme Maluf, de ter sumido com provas que incriminavam deputados quanto ao uso de suprimentos de fundos e verba indenizatória. Só que para o MPE, foi o próprio Riva quem organizou um...

DEM dividido e quase no colo de EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   Num almoço na casa do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), nesta quarta, lideranças da alta cúpula do DEM de Cuiabá e Várzea Grande discutiram possível apoio à reeleição do emedebista. Essa aproximação fere de morte o Palácio...

PT, ensaio e chapa branca em Tangará

welton tangar� 400 curtinha   O PT, que já teve os vice-prefeitos José Jaconias e Zé Pequeno, estuda nem disputar a eleição majoritária em Tangará da Serra. Chegou a ensaiar uma pré-candidatura, mas parou no meio do caminho. Internamente, o partido discute lançar o...

Racha no DEM; "pepino" com Fabio

fabio garcia 400 curtinha   O presidente estadual do DEM, ex-deputado Fábio Garcia (foto), não só se encontra numa saia-justa, como tem a árdua missão de atuar como bombeiro para apagar incêndio provocado pelos irmãos Júlio e Jayme Campos, que, sem consultar o partido e nem o governador Mauro...

Álbum de casamento para 300 casais

marcia_curtinha_ok   A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (foto), que desde 2017 lidera alguns projetos sociais de forma voluntária, fez questão de, mesmo com a pandemia da Covid-19, promover, na última segunda, entrega simbólica de álbuns de casamento para 10 casais, que foram escolhidos...

Fora de vez da disputa para senador

cidinho santos 400 curtinha   O empresário e ex-senador Cidinho Santos (foto), recém-filiado ao DEM, desistiu de vez da ideia de entrar de última hora na corrida ao Senado, na suplementar que será realizada em novembro deste ano. E por algumas razões. Primeira, como sócio do frigorífico União...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.