Judiciário

Quinta-Feira, 23 de Maio de 2019, 09h:49 | Atualizado: 23/05/2019, 09h:56

OPERAÇÃO ARARATH

STF envia à Sinfra delações envolvendo empresa acusada de beneficiar Bezerra

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o envio à Secretaria de Estado de Infraestrutura de colaborações premiadas envolvendo a Empresa Brasileira de Construções Ltda (EBC). A empresa responde a um Procedimento Administrativo de Responsabilização (PAR) por ter, supostamente, beneficiado o deputado federal Carlos Bezerra (MDB) com propinas.

Gilberto Leite

Carlos Bezerra

Ex-governador Silval Barbosa delatou esquema envolvendo o deputado Carlos Bezerra

Foram compartilhadas as delações premiadas fechadas pelo ex-governador Silval Barbosa, além da ex-primeira-dama Roseli Barbosa, filho do casal Rodrigo Barbosa, do irmão de Silval, Toninho Barbosa, e também do ex-chefe de gabinete Sílvio Cézar Correia Araújo. O compartilhamento foi feito depois de parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

“Com relação ao pedido de vista, não verifico óbice para que a Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, por seu Presidente, obtenha cópias das provas reunidas, para fins de instrução de procedimento formal de responsabilização instaurado, com exceção dos termos dos acordos de colaboração premiada propriamente ditos, em relação aos quais incide o sigilo previsto no artigo 7º da Lei nº 12.850/2013”, disse a PGR.

Também foram compartilhadas as colaborações do ex-secretário de Estado Pedro Nadaf e da empresária Marilene Ribeiro, dona da Construmóveis Materiais para Construção.

Silval afirma que pagou uma dívida de Bezerra das eleições de 2010 de cerca de R$ 4 milhões. O valor teria sido emprestado por Marilene ao deputado tendo o ex-governador como avalista. Inicialmente, Silval afirma que passou um cheque de R$ 2,4 milhões à empresária, mas que houve cobrança do valor restante após a campanha eleitoral daquele ano.

O deputado federal, então recém-eleito, teria dito que não tinha condições de arcar com os valores e sugerido a Silval que procurasse meios de pagar Marilene com recursos desviados de licitações do Estado. O ex-governador conta que passou a procurar empresas para arrecadar propina com o objetivo de quitar a dívida de Bezerra.

Silval teria repassado os nomes das empresas ao deputado o pagamento do empréstimo. Além da EBC, o acordo teria sido feito com a Ensercon Engenharia Ltda e também a Trípolo Ltda, esta última ligada ao deputado estadual Nininho (PSD).

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Adaildon E M Costa | Quinta-Feira, 23 de Maio de 2019, 13h09
    3
    1

    Carlos Bezerra sempre nos holofotes negativos... sempre optando pelas trevas, em vez de luz...

  • FABIANO | Quinta-Feira, 23 de Maio de 2019, 11h41
    6
    2

    Esse sim é um dinossauro da velha politica, cacique, etc... mas não se enganem, nós da população estamos criando "novos dinossauros" nesse caso ajudando a eleger e reeleger, filhos, sobrinhos e aparentes da velha politica... Fica a critica pra nós!

  • Critico | Quinta-Feira, 23 de Maio de 2019, 11h07
    2
    1

    Critico, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • alexandre | Quinta-Feira, 23 de Maio de 2019, 10h13
    6
    0

    sem comentários....velha politica..

Matéria(s) relacionada(s):

TCE declara prefeita Lucimar à revelia

lucimar campos curtinhas   O conselheiro do TCE Guilherme Maluf declarou à revelia a prefeita Lucimar Campos (foto), de Várzea Grande, em um processo de tomada de conta especial que aponta danos ao erário. Foram feitos pagamentos indevidos à empresa contratada Selprom Tecnologia. A esposa do senador Jayme Campos deve...

Aumento virá se MT melhorar o Ideb

mauro mendes curtinha   O governador Mauro Mendes propõe aos profissionais da Educação, que estão em greve, conceder reajuste de 7,6%, mas se o Estado atingir duas metas. E uma delas dependerá da atuação em sala de aula dos próprios educadores. Esse aumento virá quando o Executivo...

Bezerra se empolga e lança Emanuel

bezerra_curtinha   O deputado federal Carlos Bezerra, eterno presidente do MDB, fez um comentário curioso nesta terça durante o lançamento da construção de um viaduto na avenida Beira Rio, na Capital. Ele disse que políticos como ele e Emanuel têm o perfil de falar mais do que fazer. Em seguida,...

Comitiva da Bolívia e debate sobre gás

O governo boliviano vai retribuir a visita feita pelo governador Mauro Mendes em maio. Há uma pré-agenda de uma comitiva para uma reunião nesta 5ª (27) em MT, quando será debatida a retomada do abastecimento de gás natural, vendido pela Bolívia, além do fornecimento de ureia. Rafael Reis, presidente do MT Gás, diz que ainda não pode dar detalhes, mas garante que as tratativas estão avançando. Mauro, nas...

Licitações serão gravadas em Tangará

rogerio silva curtinha   Mesmo o prefeito Fabinho Junqueira se manifestando contra, a Prefeitura de Tangará da Serra e suas autarquias e também a Câmara Municipal terão agora que gravar e transmitir em áudio e vídeo todas as sessões de licitações. O projeto partiu do vereador emedebista...

Pleno escolhe novo desembargador

carlos alberto 190 curtinha tj   Nesta 5ª (27) o Pleno do Tribunal de Justiça, sob Carlos Alberto Alves, define quem vai assumir a vaga deixada pela desembargadora aposentada Cleuci Terezinha Chagas, que deixou o Pleno em janeiro. Ao total, 24 magistrados, da primeira quinta parte dos mais antigos lotados na Entrância Especial,...

MAIS LIDAS

ENQUETE

Tramita na Câmara Federal o projeto 832/2019, do deputado José Medeiros, requentando uma proposta de 2007 do então deputado Jair Bolsonaro, propondo extinguir o Exame da Ordem como exigência para inscrição na OAB e, assim, poder exercer a profissão. O que você acha disso?

Concordo - esse Exame tem de acabar

Discordo - bacharel precisa, sim, se submeter ao Exame

Sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.