Judiciário
Sexta-Feira, 05 de Março de 2021, 10h:12 | Atualizado: 05/03/2021, 10h:13
TCE pede que Estado avalie impactos na redução da jornada de médicos em Sinop
Da Redação
Tribunal de Contas recomenda que Estado avalie impactos na redução de carga horária de médicos. O documento direcionado ao governador Mauro Mendes e ao secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo ressalta, principalmente os plantões médicos no hospital regional Jorge de Abreu, de Sinop.
“A redução da carga horária dos plantões, frente à disponibilidade e/ou carência de profissionais da saúde, sem diálogo prévio entre Estado, empresas, profissionais da saúde e sociedade, agravará ainda mais a situação dos hospitais”, explica o presidente Guilherme Maluf.
O conselheiro também destaca que é dever dos Tribunais orientar seus jurisdicionados quanto à observância de parâmetros legais extraordinários. “Cabe ao TCE disponibilizar informações e apoio técnico às ações adotadas pelo poder público, além de acompanhar a execução de despesas voltadas à contenção de calamidade pública, como esta que estamos vivendo”, afirmou.
Tony Ribeiro/TCE-MT

De acordo com o procurador-geral de contas Alisson Carvalho de Alencar, o momento crítico exige providências rápidas e excepcionais. Ele explica que permitir uma jornada flexível por parte dos profissionais da saúde e de médicos é tão importante quanto a disponibilidade de respiradores e de vagas nas UTIs. “Nossa intenção é que a administração pública possa garantir que os médicos que atuam na linha de frente estejam preocupados exclusivamente em salvar vidas, sem restrições ou ameaças. Nossa função enquanto órgão de controle é garantir soluções legítimas e eficientes”, ressaltou.
Sendo assim, a recomendação conjunta considera, dentre outros fatores: os últimos Boletins Epidemiológicos divulgados pela secretaria de Estado de Saúde, que demonstram aumento significativo de casos de contaminação pelo coronavírus; aumento na ocupação de leitos destinados ao atendimento dos infectados e as situações enfrentadas pelos hospitais da Rede Pública de Saúde. (Com Assessoria)
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Abril de 2021
-
Judiciário / ELEIÇÃO
Interpelação de Emanuel ao chefe do Naco vai para a 1ª instância da Justiça Eleitoral
-
Judiciário / PANDEMIA
MP notifica prefeito sobre vacinação de quilombolas e entidades reagem em MT
-
Judiciário / POR MAIORIA
Após recurso, TRE altera decisão e aprova contas de campanha de Janaina Riva
-
Judiciário / EM CUIABÁ
Justiça acata pedido do MP e prefeitura deve abrir mais de 10 locais de vacinação
-
Judiciário / JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE
STJ reitera decisão e deixa Vara da Saúde em VG com ações que começaram lá