Legislativo

Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 20h:18 | Atualizado: 30/09/2020, 09h:46

ASSOCIAÇÃO NACIONAL

ABMCJ declara apoio à vereadora e cita viés de "perturbação" de Abílio na Câmara

Reprodução

Luciana Zamproni vereadora do PMB

Luciana Zamproni (PMB) é a primeira mulher a ocupar uma vaga na Câmara de Cuiabá 

A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) declarou apoio incondicional à vereadora Luciana Zamproni (PMB) que sofreu agressões verbais dos colegas na primeira sessão que participa. Zambroni é a primeira mulher a ocupar um cargo na Câmara Municipal desde 2017. 

A nota publicada na tarde de hoje (29) repudia a forma como a parlamentar recém-empossada foi tratada pelo vereador Abílio Júnior (Podemos), que a chamou de ‘palitosete’ após votação dada pela vereadora no parlamento municipal. Citou ainda que o parlamentar, na sua função pública, carrega como "viés a perturbação". 

A presidente da ABMCJ, Ana Emília Iponema Brasil Sotero, que assinou a nota de apoio a Zamproni, julgou entristecedora as declarações dadas pelo vereador Abílio. Ainda segundo o documento, as ofensas foram lançadas de forma a intimidar e desencorajar a vereadora, que ali, representa todas as mulheres de Cuiabá.

“Em meio a tantos embates, campanhas e divulgação em prol dos Direitos Humanos das Mulheres, é entristecedor se deparar com declarações que ferem o gênero feminino, principalmente de um representante do povo”, diz trecho.

Ainda na publicação de apoio, a associação caracterizou a atitude do parlamentar como machista e citou que trata-se de um comportamento frequente na vida pública do vereador.

“Diante do exposto, a ABMCJ/MT declara apoio à Dra Luciana, quanto ao ataque depreciativo e machista exalado contra ela pelo vereador Abílio, que teve como viés a perturbação quando exercia o múnus público”, discorre nota.

O caso

Nesta terça (29), durante sessão na Câmara Municipal, a vereadora Luicana Zamprone  (PMB) foi alvo de ataques do colega Abílio Júnior (Podemos), que contrariou o voto dado pela parlamentar. Abílio, que é candidato à prefeitura de Cuiabá, disse que era uma ofensa Zamprone representar a secretária da Mulher e a chamou de ‘palitosete’.

Em resposta, Zamproni lembrou que Abílio sempre foi contrário à criação da secretaria. Em meio a discussão, a vereadora mandou Abílio calar a boca e estudar a Constituição Federal.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • SILVA | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 07h45
    1
    1

    Uma vergonha essa Luciana! Assumiu a vaga de vereadora só pra votar a favor do prefeito. Já passou para o lado sombrio faz tempo, e ainda se diz cristã, uma vergonha. E também não representa as mulheres, só interesse político, esta perdida.

Sob efeito-cavalo paraguaio em ROO

thiago muniz 400 curtinha   Em Rondonópolis, o candidato a prefeito, vereador e empresário Thiago Muniz (foto), se transformou num cavalo paraguaio, expressão muito usual no futebol quando se refere a um time que dispara no início do campeonato mas, lá pela metade, começa a cair pelas tabelas. Acreditava-se...

Lula na TV deve afundar mais Julier

lula 400   O advogado Julier Sebastião da Silva, que disputa pela segunda vez a Prefeitura de Cuiabá - na primeira, em 2016, pelo PDT, ficou em terceiro lugar e, agora, pelo PT -, levou para o seu horário eleitoral o ex-presidente Lula (foto). A participação, com pedido de voto para Julier, da maior...

Na contramão dos investimentos

jose wenceslau 400 curtinha   Ao invés de reconhecer e aplaudir a iniciativa do governo estadual, que anunciou investimentos de R$ 9,5 bilhões em obras e ações, sendo R$ 6 bilhões (63%) de recursos próprios, a Fecomércio-MT, sob José Wenceslau Júnior (foto), reagiu com críticas....

Filho de ex-deputado rumo a vereador

willy taborelli 400   O coronel PM da reserva e ex-deputado estadual Perry Taborelli, que concorreu e perdeu para prefeito de Várzea Grande em 2016, lançou de novo o filho à cadeira de vereador. Trata-se do jovem advogado Willy Jacyntho Taborelli (foto), de 32 anos. Desta vez, ele concorre pelo PV. Na eleição...

Beto vê aliado como mais preparado

wellington marcos 400   O prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (MDB), tem sido um cabo eleitoral fundamental para o candidato à sucessão municipal, advogado e atual vice-prefeito Wellington Marcos (foto), do DEM. Beto, que está concluindo o segundo mandato consecutivo com 80% de aprovação popular,...

Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...