Legislativo

Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 20h:18 | Atualizado: 30/09/2020, 09h:46

ASSOCIAÇÃO NACIONAL

ABMCJ declara apoio à vereadora e cita viés de "perturbação" de Abílio na Câmara

Reprodução

Luciana Zamproni vereadora do PMB

Luciana Zamproni (PMB) é a primeira mulher a ocupar uma vaga na Câmara de Cuiabá 

A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) declarou apoio incondicional à vereadora Luciana Zamproni (PMB) que sofreu agressões verbais dos colegas na primeira sessão que participa. Zambroni é a primeira mulher a ocupar um cargo na Câmara Municipal desde 2017. 

A nota publicada na tarde de hoje (29) repudia a forma como a parlamentar recém-empossada foi tratada pelo vereador Abílio Júnior (Podemos), que a chamou de ‘palitosete’ após votação dada pela vereadora no parlamento municipal. Citou ainda que o parlamentar, na sua função pública, carrega como "viés a perturbação". 

A presidente da ABMCJ, Ana Emília Iponema Brasil Sotero, que assinou a nota de apoio a Zamproni, julgou entristecedora as declarações dadas pelo vereador Abílio. Ainda segundo o documento, as ofensas foram lançadas de forma a intimidar e desencorajar a vereadora, que ali, representa todas as mulheres de Cuiabá.

“Em meio a tantos embates, campanhas e divulgação em prol dos Direitos Humanos das Mulheres, é entristecedor se deparar com declarações que ferem o gênero feminino, principalmente de um representante do povo”, diz trecho.

Ainda na publicação de apoio, a associação caracterizou a atitude do parlamentar como machista e citou que trata-se de um comportamento frequente na vida pública do vereador.

“Diante do exposto, a ABMCJ/MT declara apoio à Dra Luciana, quanto ao ataque depreciativo e machista exalado contra ela pelo vereador Abílio, que teve como viés a perturbação quando exercia o múnus público”, discorre nota.

O caso

Nesta terça (29), durante sessão na Câmara Municipal, a vereadora Luicana Zamprone  (PMB) foi alvo de ataques do colega Abílio Júnior (Podemos), que contrariou o voto dado pela parlamentar. Abílio, que é candidato à prefeitura de Cuiabá, disse que era uma ofensa Zamprone representar a secretária da Mulher e a chamou de ‘palitosete’.

Em resposta, Zamproni lembrou que Abílio sempre foi contrário à criação da secretaria. Em meio a discussão, a vereadora mandou Abílio calar a boca e estudar a Constituição Federal.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • SILVA | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 07h45
    1
    1

    Uma vergonha essa Luciana! Assumiu a vaga de vereadora só pra votar a favor do prefeito. Já passou para o lado sombrio faz tempo, e ainda se diz cristã, uma vergonha. E também não representa as mulheres, só interesse político, esta perdida.

Euclides, ideia do "calote" e frustração

euclides ribeiro 400 curtinha   O advogado Euclides Ribeiro (foto), que enriqueceu atuando na área de recuperação judicial e hoje detém um patrimônio declarado de R$ 23 milhões, não "decolou" com a candidatura ao Senado. Acreditava-se que sua principal proposta, aquela de recuperar o nome e o...

Empresários revoltados com candidato

vinicius nazario 400 curtinha   Os candidatos a prefeito de Alta Floresta, cidade pólo do Nortão, participaram de uma live nesta terça, organizada pela Universidade do Estado (Unemat). E chamou atenção, vindo a repercutir de forma negativa e provocar certa revolta no comércio local, o comentário do...

Olhar Dados mantém EP na liderança

emanuel pinheiro 400 curtinha   A sexta pesquisa do Olhar Dados sobre intenções de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada nesta terça pelo site Olhar Direto, traz o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) estável, em primeiro, com 31,2%. Em segundo, com 7 pontos atrás, figura Abílio Júnior, com...

Meraldo disputa e contra próprio irmão

meraldo sa 400 curtinha   Meraldo Figueiredo Sá (foto), ex-prefeito de Acorizal por dois mandatos, está rindo à toa. Mesmo com parecer contrário do Ministério Público Eleitoral, por considerá-lo ficha-suja, Meraldo conseguiu deferimento do registro de sua candidatura. E entra no embate eleitoral com...

Gamba e efeito-vice em Alta Floresta

chico gamba 400 curtinha   O agricultor Chico Gamba (foto), que concorre a prefeito de Alta Floresta pelo PSDB, estaria disposto a substituir a vice da chapa, a empresária Roseli Gomes, a Rose da Tradição (PSC), por esta enfrentar forte desgaste político, rejeição popular e até denúncia. Mas,...

PT, candidata vetada e novo ajuste

bob pt 400 curtinha   O PT em Cuiabá, comandado pelo assessor do deputado Lúdio, Elisvaldo Almeida, o Bob (foto), terá de ajustar de novo a chapa proporcional, especialmente sobre candidaturas femininas em Cuiabá. Depois que foi intimado pela Justiça a completar a cota de mulheres, sob pena de indeferimento da...

MAIS LIDAS