Legislativo

Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 07h:45 | Atualizado: 10/09/2019, 07h:51

AL realiza "esforço concentrado" para votar 53 projetos e limpar pauta - saiba

Objetivo é limpar a pauta para votação do orçamento de 2020 e da polêmica Lei da Cota Zero da pesca

Fablicio Rodrigues

Eduardo Botelho

Presidente Eduardo Botelho e vice Janaina Riva devem comandar as sessões nesta semana

O presidente da Assembleia,  Eduardo Botelho (DEM),  convocou os deputados estaduais para  realizar um "esforço concentrado" nesta semana com objetivo  de votar 53 matérias que estão pendentes de apreciação.    A ideia do democrata é  limpar a pauta  para   votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020, Lei Orçamentária Anual de 2020 e a polêmica Lei da Cota Zero que propõe a moratória da pesca por cinco anos nos rios de Mato Grosso.

Das 53 matérias pendentes, 33 são Projetos de Lei Complementar (PLC) que necessitam da maioria simples de 13 dos 24 deputados para aprovação e seguem para sanção do governador. Outras 20 são Propostas de Emenda Constitucional (PEC) que precisam da aprovação de 13 dos parlamentares, ou seja 16, são votadas em dois turnos e são promulgadas pelo próprio presidente do Legislativo.

A ordem do dia com os PLCs e as PECs que serão votadas foi preparada pela equipe do ex-deputado Zé Domingos Fraga, atual secretário parlamentar da Mesa Diretora.   No entanto, ainda deve receber o aval do Colégio de Líderes até chegar no plenário.

Embora a pauta seja extensa, Botelho acredita ser possível vencê-la ainda nesta semana. Segundo ele, a falta de quórum verificada no último período, que rendeu até ameaças de verba indenizatória e salários dos deputados, não vai se repetir.

Embora a pauta seja extensa, Botelho acredita ser possível vencê-la ainda nesta semana. Segundo ele, a falta de quórum verificada no último período, que rendeu até ameaças de verba indenizatória e salários dos deputados, não vai se repetir

“Os deputados receberam a convocação e estarão presentes. Vamos iniciar as votações na terça. Quarta vamos começar de manhã, entrar tarde e noite adentro e concluir na quinta trabalhando até a hora que concluir. A ideia é limpar a pauta para apreciação do orçamento e da Cota Zero, que é um projeto polêmico. Estou contanto com a colaboração de todos”, declarou Botelho ao .  

Algumas propostas

Entre as PECs que serão apreciadas no esforço concentrado está a proposta do deputado Paulo Araújo (PP) que extingue o voto secreto nas deliberações da Assembleia.  Outra PEC, de autoria da deputada Janaina Riva (MDB), estabelece critérios para indicação de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Além disso, os deputados devem votar PEC de autoria das lideranças partidárias para alterar o Regime de Recuperação Fiscal, aprovado no Governo Pedro Taques (PSDB), que ficou conhecido como PEC do Teto de Gastos.  Também estão em pauta PECs apresentadas em 2012 e 2014, de autoria dos ex-deputados Mauro Savi (DEM), Ezequiel Fonseca (PP) e Alexandre César (ex-PT, hoje PDT).

Um PLC que será apreciado, de autoria do deputado Faissal (PV),  tipifica como ilícito funcional a violação às prerrogativas dos advogados por funcionários públicos do Estado. Também há mensagens enviadas pela Defensoria Pública, Ministério Público Estadual (MPE) e seis do Poder Executivo.

Outro PLC, do deputado Sílvio Fávero (PSL), o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza. Já um PLC de Paulo Araújo veda contratos na saúde com as chamadas Organizações Sociais (OSs)

Confira, abaixo, a pauta de votação: 

Arquivo(s) anexado(s)

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • guerreiro | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 16h27
    1
    0

    lei pra que o rio nao tem peixe só esgoto e depredação.

  • guerreiro | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 16h26
    1
    0

    Essa lei para que? O rio não tem peixe, façam fiscalizações de controle ao desmatamento principalmente dos pescadores que ficam de domingo a domingo, acabam com a vegetação do barranco, colocando boias para todos os lados e na cheia deixam restos, lixos dos seus acampamentos causando erosões e outro e o esgoto 100% natura ai esse sim é visto só com intuito de votos, mas não a um controle e tratamento do mesmo.

  • alexandre | Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, 10h24
    2
    0

    esforço concentrado é trabalhar ? faço isso todos os dias....

Galvan vai deixar PDT e ir pra o PRTB

antonio galvan 400 curtinha   Embora não tenha perdido de vistas o Aliança pelo Brasil, partido que está sendo criado por Bolsonaro, Antonio Galvan (foto), presidente da Aprosoja e que acabou levado à frigideira dentro do PDT em meio ao embate por tentativa de candidatura ao Senado, se mostra disposto a ingressar no...

"Pátio igual gato, comendo e miando"

jose medeiros 400 curtinha   O deputado José Medeiros (Podemos), vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara, disse que o prefeito Zé do Pátio, de Rondonópolis, está parecendo gato, comendo e miando, pois recebe recursos federais, inclusive de programas habitacionais e, mesmo assim, ainda alardeia nos...

Adair lançará ex-vice em Alto Paraguai

adair 400 curtinha   O ex-prefeito de Alto Paraguai, advogado emedebista Adair José Alves Moreira (foto), não vai disputar novamente, apesar da insistência do seu grupo. A tendência é de apoiar o seu ex-vice Luiz Figueiredo, com quem administrou a cidade de 2013 a 2016. Luiz também é do MDB e...

Deputado bolsonarista critica prefeito

claudinei deputado curtinha 400   O deputado Claudinei Lopes (foto), morador em Rondonópolis, ficou na bronca com o discurso populista do prefeito Zé do Pátio, para quem o povo nordestino votou em massa no PT e que não tem conseguido construir mais casas populares porque, diferente dos governos petistas, o presidente...

Sem Senado e tudo pela Mesa da AL

max russi curtinha 400   Presidente regional do PSB-MT, o deputado Max Russi (foto) tem participado das discussões para definição de candidaturas ao Senado, na suplementar de abril, mas não mais como pré-candidato. Seu desafio é outro. A prioridade é a busca da reeleição como...

Lúdio desiste e PT perde com Barranco

ludio cabral 400 curtinha   O deputado Lúdio Cabral (foto) estava se movimentando para tentar convencer o PT a lançá-lo ao Senado, por aclamação, e ainda instigar o diretório estadual a buscar recursos junto à Nacional para a campanha. Mas o tiro saiu pela culatra. O guru do partido no Estado,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.