Legislativo
Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2010, 12h:37 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25
Antes de sair edital para coleta do lixo, Qualix já "canta vitória"
O edital de licitação para a contratação da nova empresa responsável pela coleta de lixo em Cuiabá será lançado nesta semana. Há uma grande expectativa sobre quais serão as exigências previstas no documento porque o atual sistema de coleta é tido por muitos como ineficiente na Capital. Hoje o trabalho é prestado pela empresa Qualix Serviços Ambientais Ltda. Em meio à crise na coleta de lixo no final de 2009 e que se estendeu até o começo deste ano, o secretário de Infraestrutura da Capital Euclides Santos chegou a anunciar que a empresa seria “vetada” no novo certame.
A Qualix reagiu imediatamente e, ao menos nos bastidores, os proprietários da empresa já estão "cantando vitória". Eles têm tanta certeza de que não enfrentarão dificuldades na empreitada e trabalham “duro” no planejamento da construção do novo aterro sanitário da Capital. Apesar da empolgação da Qualix, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Raul Spinelli, garante que a concorrência será ampla, porque empresas de todo o mundo poderão pleitear a vaga.
Quem ficar responsável pela prestação do serviço terá de fazer a coleta do lixo orgânico, reciclável e hospitalar. Cabe ainda à empresa fazer o gerenciamento do atual aterro, até que o novo fique pronto. “Será uma concorrência internacional, provavelmente por meio de pregão presencial”, conta Spinelli. A vigência do novo contrato será de 12 meses, prorrogável por mais 48 meses. Ou seja, quem vencer deve comandar a coleta de lixo em Cuiabá por 5 anos.
Recentemente a Prefeitura de Cuiabá, comandada por Wilson Santos (PSDB), que é pré-candidato ao governo, renovou pela quarta vez o contrato emergencial com a Qualix. Logo após o anúncio, uma avalanche de críticas ocorreu e o próprio Ministério Público ameaçou intervir. Diante do impasse, Wilson determinou que o novo edital fosse lançado e que a empresa vencedora assumisse, inclusive, o processo de implementação do aterro, mesmo que a Qualix já esteja fazendo isso quando o resultado sair.
Para tanto seria realizada uma espécie de transição. Já se a Qualix vencer, não será necessária nenhuma adequação de linhas de trabalho. Atualmente cerca de 450 toneladas de lixo são coletadas diariamente na Capital, o que representa um faturamento de R$1 milhão à empresa. Para tanto são utilizados 30 caminhões e 300 funcionários. Paralelamente a isso, a administração municipal finaliza um projeto de lei que será encaminhado à Câmara de Cuiabá para que a Sanecap assuma o gerenciamento do sistema de coleta de lixo. Caberá ao líder do prefeito na Casa, vereador Paulo Borges, convencer os colegas de que o projeto trará benefícios a Cuiabá.
Postar um novo comentário
Comentários (1)
-
Angela | Segunda-Feira, 22 de Fevereiro de 2010, 14h1200
Bem, toda materia que se faz sobre a coleta, tem criticas sobre a atuação da empresa, realmente concordo que a empresa deixa a desejar, mas o orgão responsavel pela limpeza publica, ou seja a Seminfe, teria que rever sua fiscalização digo os modos operantes de fiscalizar os serviços, pq eu como contribuinte qdo precizei e não foi uma vez e sim muitas não consegui o respaldo que precizei ou seja a empresa e tercerizada, portanto quem tem que atender a população e o municipio atravéz de resposta, e isso esta cada vez mais dificil.Portanto quem fiscaliza tem q penalizar a empresa, se mexer na conta dela ou seja valores pagos atrvés de penalizações, duvido que não estariam trabalhando melhor.
Confira também:
- Abril de 2021
-
Legislativo / Politicagem
Ivan dos Santos quer 100 sacolões para cada parlamentar fazer distribuição em VG
-
Legislativo / PANDEMIA
Medeiros avalia que Mauro quer encobrir os erros do Estado ao criticar Bolsonaro
-
Legislativo / Assembleia
Cattani segue conduta de Bolsonaro e não coloca máscara em toda sessão de 2h13
-
Legislativo / PANDEMIA
Deputados aprovam por unanimidade projeto do Governo de MT que isenta IPVA
-
Legislativo / PANDEMIA
AL convida Mauro e Emanuel para expor ações de combate à Covid-19 - confira