Legislativo

Quarta-Feira, 06 de Abril de 2011, 18h:42 | Atualizado: 06/04/2011, 20h:01

Várzea Grande

Após autorizar obra de R$ 7 mi sem licitação, Zaeli é alvo de CPI

Tião da Zaeli      O vice-prefeito de Várzea Grande Tião da Zaeli (PR) é acusado de ter autorizado a execução de uma obra orçada em R$ 7,8 milhões, sem licitação, e deve ser investigado por ato de improbidade administrativa.

      Nesta quarta (6) os vereadores da segunda maior cidade do Estado prometem criar uma CPI para investigar o caso e, se comprovadas as irregularidades, querem punir o republicano. Ainda não se sabe se as investigações vão se estender ao prefeito afastado Murilo Domingos, que poderia ter cancelado o ato ilegal.

     Conforme os parlamentares, Zaeli, enquanto secretário municipal de Infraestrutura chegou a lançar o edital para a recuperação da encosta do rio Cuiabá, margem direita, próxima a ponte Júlio Müller, mas dias depois, quando assumiu interinamente o comando da cidade, ordenou a execução da obra sem licitação.

      Tanto Zaeli quanto Murilo já são investigados por uma Comissão Processante, instaurada após as contas deles terem sido reprovadas pelo Legislativo. Na época, os dois foram afastados por 180 dias.

     Nove dos 13 vereadores da cidade estão presentes na sessão e, por isso, a tendência é que a CPI seja instaurada sem problemas por falta de quórum. Com a instauração deste novo dispositivo, a situação dos republicanos deve ficar ainda mais complicada. Os vereadores terão mais ferramentas para puní-lo com a cassação ou até solicitar a prisão deles, se necessário.

Às 19h35 - Vereadores aprovam CPI contra Zaeli e Murilo

     Por 12 votos a 1, os vereadores de Várzea Grande acataram o requerimento de abertura da CPI apresentado pelo vereador João Bosco (PSC), que substitui, o prefeito tampão João Madureira, do mesmo partido. Pela proposta vão ser investigadas as pastas de Infraestrutura, Saúde, Educação e Cultura.

     Conforme o parlamentar, a medida é necessária porque existe uma série de denúncias contras ações tomadas pelos secretários, por isso, é necessária uma ação dos vereadores. O vereador Antônio Cardoso foi o único a votar contra a abertura da CPI. Ele argumenta que o Legislativo já investiga Zaeli e Murilo por meio da Comissão Processante.

Às 19h58 - Membros de CPI serão escolhidos por meio de sorteio

     Os membros da CPI, que investigará Murilo e Tião, serão escolhidos durante a próxima sessão na quarta (20). Conforme requerimento de Bosco, a seleção se dará por meio de sorteio, mas nos bastidores corre a informação de que a comissão será presidida por Marcos Antônio de Moraes, o Marcos Boró (PP), relatada por Bosco e que terá como membros Chico Curvo e Toninho do Glória.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • jovino cambea | Quinta-Feira, 07 de Abril de 2011, 08h58
    0
    0

    O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA VARZEA GRANDE É MUITO GRAVE, CHEGOU A HORA DE FAZER UMA CAMPANHA COM APOIO DA IMPRENSA, PARA BANIR TODOS OS 13 VEREADORES DA VIDA PÚBLICA, OS PAIS DE FAMÍLIAS, QUANDO CHEGAREM AS URNAS PARA VOTAR LEMBRAR DA VEZ QUE LEVOU SEU FILHO AO PRONTO SOCORRO E NÃO TINHA MÉDICO, NÃO TINHA REMÉDIOS, QUANDO FICOU SABENDO QUE SERVIRAM ALIMENTOS ESTRAGADOS A SEU FILHO NA ESCOLA, QUE NÃO TEM ÁGUA EM SUA TORNEIRA. A JUSTÇA PRECISA PUNIR QUEM TEM QUE SER PUNIDO, NÃO IMPORTA QUE CARGO TEM OU DE QUE FAMÍLIA É. A IMPRENSA COMO PODER CONSTITUIDO QUE É, PRECISA FAZER A SUA PARTE. DEPOIS DE TUDO ISSO SERIA POSSÍVEL, PENSAR EM LIBERDADE, DEMOCRACIA. ISTO NÃO É UM COMENTÁRIO, É UM APELO.

  • dejango | Quinta-Feira, 07 de Abril de 2011, 08h16
    0
    0

    É estranho. Por coincidencia o Tião tem alguns investimentos na lameda. Outra coisa que me intriga é porque ainda não corrigiram o canteiro em frente ao choping fórmula.

Ex-prefeito no páreo em Alta Floresta

robson silva 400 curtinha   Alta Floresta, uma das cidades pólos do Nortão, tem sete candidatos a prefeito. Um deles é Robson Silva (foto), empresário, ex-prefeito entre 93 e 96 e que concorre pelo MDB, mesmo partido do prefeito Asiel Bezerra, que está encerrando o segundo mandato e se tornou um dos principais...

Vice sinopense quer retornar à Câmara

gilson de oliveira 400 curtinha   O vice-prefeito de Sinop e apresentador de TV, Gilson de Oliveira (foto), resolveu concorrer a vereador, cadeira já ocupada por ele por dois mandatos, o primeiro pelo PSDB, entre 2005 e 2008, e, depois, pelo PSD (2009/2012). Foi candidato a deputado estadual duas vezes (2006 e 2010) e, como suplente da...

Vice que morreu na praia em Tangará

renato gouveia 400 curtinha   Assim que percebeu que não seria escolhido pelo prefeito Fabio Junqueira (MDB) como o candidato governista na briga pela Prefeitura de Tangará da Serra, ainda em junho, o vice-prefeito Renato Gouveia (foto), do PV, correu para os braços do tucano Vander Masson. Levou com ele uma chapa de 21...

Câmara chama secretária para vaga

chico 2000 curtinha   Após a destituição de Ralf Leite (MDB) da vaga de Chico 2000 (foto), licenciado, por força de decisão judicial, a Câmara de Cuiabá convocou a primeira suplente Luciana Zamproni (MDB) para assumir mandato temporário no Legislativo, menos de 30 dias. Ela atua como...

PTB perdeu uns, mas ganhou outros

emanuelzinho 400   Em Várzea Grande, enquanto alguns militantes do PTB, puxados pelo secretário jaymista Silvio Fidelis foram para os braços do candidato a prefeito Kalil Baracat (MDB), que tem Hazama (DEM) de vice, militantes de outras legendas decidiram abraçar a candidatura do petebista Emanuelzinho (foto). São...

PT de Cuiabá passivo; ROO, autêntico

kleber amorim 400 curtinha   O PT de Rondonópolis se organizou melhor, mobilizou a militância, se tornando mais autêntico do que o núcleo petista de Cuiabá. Para se ter ideia, o partido, numa posição de coragem e levando preocupação ao prefeito Zé do Pátio, que tinha...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.