Legislativo

Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2019, 15h:02 | Atualizado: 29/11/2019, 15h:08

TRÂMITE NA AL

Após derrrubada de vetos, Governo deve encaminhar substitutivo integral da LOA

JLSiqueira

Eduardo Botelho

O presidente Eduardo Botelho em entrevista à imprensa, logo após sessão plenária na AL

O presidente da Assembleia Eduardo Botelho (DEM) afirmou que o governador Mauro Mendes (DEM) deve encaminhar substitutivo integral para comutar o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020. A peça deve chegar ao Legislativo nos próximos dias.

As mudanças devem ser feitas porque os deputados derrubaram alguns vetos em artigos da lei do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso, mais conhecido como Prodeic. A derrubada dos vetos deve comprometer a arrecadação em cerca de  R$ 430 milhões do previsto na  LOA.  

O pedido de retirada do projeto, pelo Governo do Estado, foi feita por meio de ofício lido durante a sessão ordinária dessa quinta  (28). De acordo com Botelho, a retirada da proposta não é mais possível porque já foi votada nas comissões e em 1ª votação na sessão ordinária vespertina da última quarta (27).

“O governador pode mandar um substitutivo integral para a Assembleia sem a necessidade de retirá-lo de sua tramitação. A relação do governo com a Assembleia é boa e continua sendo. Não temos nenhum estremecimento em nossas relações constitucionais. Muito pelo contrário, está firme e forte”, destacou Botelho.

Questionado se a derrubada de alguns vetos durante as sessões ordinária e extraordinária, realizadas ontem, foram um recado dos deputados ao governador Mauro Mendes, Botelho afirmou que os parlamentares fizeram o que tinha que ser feito.

 "Houve esse entendimento, tem que ser respeitado. Como presidente, respeito a maioria. Isso é democracia. O governo não queria isso, mas tem que respeitar a vontade da maioria”, disse.

A 2ª votação da  LOA, de acordo com Botelho, deve acontecer logo após o governador encaminhar para a Assembleia  as mudanças propostas pelo Governo. Em função disso, segundo ele, o cronograma de votação deve atrasar.

“Em dezembro isso não deve acontecer. A  LOA deve ser votada em janeiro de 2020. Não vamos entrar em recesso. Vamos trabalhar em janeiro”, afirmou.

Apelos do governador

Na quarta, Mauro chegou a enviar áudio no grupo de Whatsapp dos deputados da base governista fazendo um apelo para que os vetos não fossem derrubados. Argumentou que a medida causaria prejuízo de R$ 430 milhões, acarretaria guerra jurídica e beneficiaria sonegadores. No entanto, seu pedido foi ignorado.

No mesmo dia, o governador encaminhou oficio pedindo que a LOA fosse retirada de pauta. Mais uma vez, foi ignorado pelos deputados, que aprovaram a matéria em 1ª votação. (Com Assessoria).

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Neurilan critica Pivetta e faz campanha

otaviano pivetta 400 curtinha   Em discurso em Tangará da Serra, num evento promovido pela AMM que serviu de palanque eleitoral, Neurilan Fraga disparou críticas ao vice-governador Pivetta (foto), que também pretende concorrer ao Senado. Disse que Pivetta não aceita nem discutir o valor repassado hoje aos...

Evento da AMM para pré-candidatura

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto), que aproveita o trunfo de presidente da AMM para tentar projeção política, insiste na pré-candidatura ao Senado, mesmo com a filiação oficial ao PL fora do prazo exigido pela legislação, o que ensejará no indeferimento do registro. E...

Selma, carreata e "ciúmes políticos"

selma arruda 400 curtinha   Quem vê Selma Arruda (foto), senadora cassada por crimes eleitorais, e o ex-senador e federal José Medeiros afinados no Podemos, nem imagina que no pleito de 2018 ela optou por distanciá-lo motivada simplesmente por "ciúmes políticos". Selma carregava o slogan de "Senadora de Bolsonaro"....

Reunião pra debater viabilidade do VLT

wellington 400 curtinha   Após participar de uma reunião na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, o senador Wellington (foto) revelou que no próxmo dia 10 vai ser realizado encontro com o secretário José Carlos Medalia e com integrantes do Governo de MT para discutir a viabilidade do VLT, cujas obras...

Estado reduz número de homicídios

alexandre bustamante curtinha 400   O secretário Alexandre Bustamante (foto), de Segurança Pública, está comemorando a redução do número de crimes em MT.  O Estado fechou 2019 com a menor taxa de homicídios dos últimos 10 anos. Nos 12 meses do ano passado foram contabilizados...

Acerto pra Pivetta se filiar ao Podemos

alvaro dias curtinha   Mais uma demonstração de que o senador Álvaro Dias (foto), líder do Podemos no Congresso, está ignorando a pré-candidatura ao Senado do seu próprio colega de partido, deputado José Medeiros. Álvaro já acertou com Pivetta apoio na disputa à...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.