Legislativo

Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2019, 15h:02 | Atualizado: 29/11/2019, 15h:08

TRÂMITE NA AL

Após derrrubada de vetos, Governo deve encaminhar substitutivo integral da LOA

JLSiqueira

Eduardo Botelho

O presidente Eduardo Botelho em entrevista à imprensa, logo após sessão plenária na AL

O presidente da Assembleia Eduardo Botelho (DEM) afirmou que o governador Mauro Mendes (DEM) deve encaminhar substitutivo integral para comutar o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020. A peça deve chegar ao Legislativo nos próximos dias.

As mudanças devem ser feitas porque os deputados derrubaram alguns vetos em artigos da lei do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso, mais conhecido como Prodeic. A derrubada dos vetos deve comprometer a arrecadação em cerca de  R$ 430 milhões do previsto na  LOA.  

O pedido de retirada do projeto, pelo Governo do Estado, foi feita por meio de ofício lido durante a sessão ordinária dessa quinta  (28). De acordo com Botelho, a retirada da proposta não é mais possível porque já foi votada nas comissões e em 1ª votação na sessão ordinária vespertina da última quarta (27).

“O governador pode mandar um substitutivo integral para a Assembleia sem a necessidade de retirá-lo de sua tramitação. A relação do governo com a Assembleia é boa e continua sendo. Não temos nenhum estremecimento em nossas relações constitucionais. Muito pelo contrário, está firme e forte”, destacou Botelho.

Questionado se a derrubada de alguns vetos durante as sessões ordinária e extraordinária, realizadas ontem, foram um recado dos deputados ao governador Mauro Mendes, Botelho afirmou que os parlamentares fizeram o que tinha que ser feito.

 "Houve esse entendimento, tem que ser respeitado. Como presidente, respeito a maioria. Isso é democracia. O governo não queria isso, mas tem que respeitar a vontade da maioria”, disse.

A 2ª votação da  LOA, de acordo com Botelho, deve acontecer logo após o governador encaminhar para a Assembleia  as mudanças propostas pelo Governo. Em função disso, segundo ele, o cronograma de votação deve atrasar.

“Em dezembro isso não deve acontecer. A  LOA deve ser votada em janeiro de 2020. Não vamos entrar em recesso. Vamos trabalhar em janeiro”, afirmou.

Apelos do governador

Na quarta, Mauro chegou a enviar áudio no grupo de Whatsapp dos deputados da base governista fazendo um apelo para que os vetos não fossem derrubados. Argumentou que a medida causaria prejuízo de R$ 430 milhões, acarretaria guerra jurídica e beneficiaria sonegadores. No entanto, seu pedido foi ignorado.

No mesmo dia, o governador encaminhou oficio pedindo que a LOA fosse retirada de pauta. Mais uma vez, foi ignorado pelos deputados, que aprovaram a matéria em 1ª votação. (Com Assessoria).

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Túlio, inabilidade política e frustração

tulio fontes 400 curtinha   Túlio Fontes (foto), que ainda faz mistério sobre disputa à sucessão em Cáceres, ficará mesmo fora do embate das urnas. Ex-prefeito e derrotado duas vezes para deputado estadual, ele não moveu uma palha para fortalecer o seu nanico PV. Conclusão: o partido só...

Pátio, vice, o MDB e ex-secretário

adonias fernandes 400 curtinha   Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio não desistiu de vez do seu antigo partido, o MDB, no qual militou por mais de duas décadas. Embora em rota de colisão com alguns líderes emedebistas, Pátio ainda tem bom contato com o ex-padrinho político, o...

Prefeito de Sapezal e aditivo com 15%

valdecir casagrande 400 curtinha sapezal prefeito   O prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande (foto), autorizou o quarto aditivo de um contrato sem licitação, firmado em 2019 entre o município e a Casa de Saúde Santa Marcelina. Chamam atenção o valor e o aumento. A continuidade do atendimento aos...

Partidos acirram disputa a vice de Léo

leonardo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito emedebista Léo Bortolin (foto), um dos mais bem avaliados gestores mato-grossenses, convive com uma disputa acirrada de pretendentes ao cargo de vice-prefeito de sua chapa. A corrida por novo mandato está tão confortável que Léo praticamente não tem...

MDB e PRB devem se juntar em ROO

luizao 400 curtinha   Ao menos dois blocos de oposição em Rondonópolis estão levando a sério a observação do ex-governador e ex-senador Blairo Maggi, para quem Zé do Pátio ganharia a reeleição numa boa se o município tiver várias candidaturas. Ou seja, quanto...

Parlamentares numa disputa cômoda

thiago silva 400 curtinha   Parlamentares que estão se aventurando na disputa a prefeito nada têm a perder. Não precisam nem se afastar dos mandatos para concorrer ao pleito. Em caso de derrota nas urnas de novembro, continuam com suas cadeiras garantidas até 2022 (situação de estadual e federal) e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.