Legislativo

Terça-Feira, 18 de Junho de 2019, 17h:58 | Atualizado: 18/06/2019, 18h:06

cavalos nas ruas

Após pressão, deputados mostram apoio a regulamentação de esportes equestres

Rodinei Crescêncio

Audi�ncia P�blica Esportes Equestres

Comandada pelo deputado Valdir Barranco (PT), AL realiza audiência pública para debater esportes equestres em MT

Dezenas de pessoas se reuniram na sala de audiência pública da Assembleia, na tarde desta terça (18), para participar de uma discussão sobre a possível regulamentação de esportes com animais, principalmente os equestres, no Estado. O ato foi conduzido pelo deputado Valdir Barranco (PT), presidente da comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto.

O ato teve como base um Projeto de Lei apresentado neste mês pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), que prevê a regulamentação das provas envolvendo animais no Estado. Na proposta do democrata, que atualmente é avaliada pela comissão de Educação, é mencionado que os esportes devem garantir o bem-estar aos animais que participarem das competições.

O projeto do democrata foi apresentado em razão de uma decisão judicial que proibiu, em 1° de junho, a realização de provas de laço na Sétima Semana do Cavalo, em Cuiabá, por supostos maus-tratos aos animais. A proibição foi feita poucas horas antes do início da disputa, organizada pelos proprietários do haras Twin Brothers. Os empresários afirmam que tiveram prejuízo de R$ 400 mil, em razão da medida.

Na manhã desta terça, cavaleiros saíram do haras, no bairro Santa Rosa, e seguiram pela Estrada da Guia (MT-010) até a Assembleia, para protestar contra a proibição das provas de laço e a favor do projeto de Dilmar.

No período da tarde, alguns deles permaneceram na Assembleia para acompanhar a audiência pública, que teve a presença de diversos representantes de setores como o Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público Estadual.

Rodinei Crescêncio

Cavalgada Protesto

Durante a manhã, cavaleiros fizeram manifestação pelas ruas de Cuiabá, cobrando apoio para regulamentação

O empresário Cae Povóas, proprietário do Twin Brothers, afirmou ao que acredita que o projeto deverá ser aprovado pelo Legislativo. Segundo ele, todos os deputados estaduais manifestaram apoio à iniciativa.

Um dos membros da comissão de Educação, o deputado Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), afirmou que a expectativa é que o Projeto de Lei seja aprovado o mais breve possível, para evitar novas proibições em atividades equestres no Estado.

“É inadmissível que haja uma proibição dessas em um Estado como Mato Grosso, onde essa prática acontece em todo canto. Essas atividades são muito importantes para muitas regiões. Esses animais são tratados muito bem pelos proprietários. Eles recebem carinho e ração de qualidade. Acompanho esses esportes há anos. Há muitos outros animais que não praticam o esporte e são muito mais maltratados”, acrescentou.

Aqueles que se manifestam a favor dos esportes com animais, assim como Nininho, afirmam que eles são fundamentais para o Estado, pois aquecem a economia da região. “Em todo o Brasil, os esportes equestres movimentam, por ano, mais de R$ 16 bilhões”, diz Cae Póvoas.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

DEM consulta sobre regras ao Senado

julio campos 400 curtinha   Atendendo orientação da Nacional do DEM, na luta para ampliar bancada no Congresso, o diretório regional do partido vai apostar todas as fichas na disputa suplementar ao Senado. E, antes de avançar na definição de nome, o partido decidiu encaminhar consulta ao TSE para saber se...

Expediente suspenso e posse no TCE

guilherme maluf 400 curtinha   O expediente no TCE-MT será suspenso na segunda, a partir das 12 horas. É que às 15 horas acontece a sessão especial na Escola Superior de Contas, marcando a posse de Guilherme Maluf (foto) na presidência do órgão fiscalizador. O hoje presidente Domingos Neto passa ao...

Túlio, desgaste e disputa em Cáceres

tulio 400 caceres   Derrotado a deputado estadual duas vezes, a última em 2018, Túlio Fontes (foto) não sustenta mais o que declarou há três meses, quando anunciou que ficaria de fora da corrida à Prefeitura de Cáceres. Mesmo tendo abandonado o município por um bom tempo, desde quando concluiu...

Disputa em Sinop e vaga na Câmara

juarez costa 400 curtinha   O deputado federal Juarez Costa (foto) tem espalhado que será candidato a prefeito de Sinop, posto já ocupado por ele por dois mandatos. No fundo, o emedebista espera que Rosana Martinelli (PL), que foi sua vice e depois se elegeu prefeita nas urnas de 2016, desista do projeto de reeleição...

Francis forçando a barra ao Senado

francis maris 400 curtinha   Francis Maris (foto), empresário e prefeito de Cáceres, é mesmo corajoso. Ele anunciou que vai reunir colegas prefeitos da região Oeste para discutir a ideia de entrar na disputa ao Senado, na eleição suplementar para a vaga de Selma, cassada esta semana. Francis se acha "o...

Sindal repudia postura de "indicado"

O presidente do Sindal Jovanildo da Silva se diz traído por Osmar Capilé, representante dos segurados da AL e que exerce cargo de diretor dos Aposentados, que votou favorável a nova alíquota de 14% no Conselho da Previdência. O apoio ao aumento da cobrança gerou revolta entre os servidores do Legislativo, que partiram para cima de Jovanildo cobrando explicações. Em nota de repúdio, o sindicato, que o indicou como representante no...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.