Legislativo

Terça-Feira, 15 de Abril de 2014, 07h:43 | Atualizado: 15/04/2014, 14h:15

CÂMARA

Após suspensão de sessão, Câmara entrará com ação contra magistrada


Camila Cecílio e Patrícia Sanches

O vereador João Emanuel (PSD) pode ser o segundo vereador da história do Legislativo cuiabano a perder o mandato por quebra de decoro parlamentar. O relatório da Comissão de Ética que pede a cassação passa hoje (15) pela apreciação do Plenário da Câmara e o Rdnews  acompanha minuto a minuto o que acontece. Caso a decisão seja pela perda da função pública, quem assume a vaga é o primeiro suplente do PSD, advogado Paulo Araújo. 

O único parlamentar até hoje cassado foi Lutero Ponce, em 2009, acusado de quebra de decoro parlamentar por fraudar licitações no biênio 2007/2008. Outro vereador que chegou a ser cassado foi Ralf Leite, também em 2009, por intimidar policiais usando o cargo ao ser flagrado com travesti menor de idade, mas ele reverteu decisão na Justiça.

INÍCIO
ANTERIOR
1 de 3
Atualização Automática: LIGADA | DESLIGADA
  • 12h:18

    Foi encerrada sessão da Câmara. A tendência é que a sessão referente à cassação do João Emanuel seja na próxima quinta (24) ou terça (29), devido aos feriados desta sexta e segunda. O vereador tem 5 dias úteis para elaborar defesa e, assim, acabar com os argumentos de que está sendo cerceado. 

  • 11h:45

    A Câmara vai notificar o vereador João Emanuel para que se manifeste sobre o vídeo, que foi trânsmitido na íntegra pela Câmara nesta sessão ordinária. Ele também deve se manifestar sobre a perícia favorável a integridade técnica das imagens. A notificação será publicada no Diário Oficial Eletrônico e o vereador terá 5 dias para defesa.

  • 11h:34

    Julio Pinheiro anuncia que a sessão está suspensa e avisa que o Legislativo vai entrar com representação contra a desembargadora no CNJ. A Câmara vai aguardar o Tribunal de Justiça dizer quando a sessão poderá ser realizada, mas o petebista diz que "vai realizá-la" no TJ para mostrar para Maria Aparecida que há lisura em todo o processo. 

  • 11h:17

    O presidente da Câmara Julio Pinheiro marcou reunião com o presidente do Tribunal de Justiça Orlando Perri, para hoje a tarde, a fim de "tirar satisfação" sobre a suspensão da sessão de julgamento de João Emanuel. O horário do encontro não foi informado.

  • 11h:09

    O vereador Toninho de Souza criticou decisão da desembargadora Maria Aparecida ao lembrar que no dia 12 de março a mesma magistrada havia emitido decisão liminar favorável à Comissão de Ética, dizendo que ela cumpriu todos os ritos legais e entregado todos os documentos, inclusive os vídeos, para João Emanuel elaborar defesa. "Agora de última hora, pouco antes do julgamento, ela muda de ideia. Não são só os vereadores que precisam se justificar, a Justiça também precisa dar satisfação dos seus atos", dispara. No mesmo dia, Toninho relata que a magistrada chegou a dizer que as denúncias eram graves e precisavam ser apuradas com rigor.

  • 11h:03

    Vereadores seguem reclamando das obras da Copa, mas não comentam decisão que determina suspensão dos trabalhos na Comissão de Ética.

  • 10h:57

    Oficial de Justiça, Elson de Arruda, chega à Câmara e, neste momento, notifica presidente Júlio Pinheiro sobre decisão da Justiça que suspende a sessão de julgamento de João Emanuel. Tendência é de que trabalhos sejam cancelados.

  • 10h:50

    O vereador Renivaldo Nascimento rebateu alerta feito pelo deputado e sogro de João Emanuel, José Riva de que ele iria denunciar extorção que o social democrata estaria sofrendo dos colegas. "É muito grave. Ele tem que se explicar e dar nomes aos boisa", diz o vereador 

  • 10h:31

    Do lado de fora da Câmara, 8 PMs circulam pelo local. Clima é tranquilo.

  • 10h:22

    Davi Valle

    cassacao_1

    Na Câmara, manifestantes cobram a cassação de João Emanuel. Em faixa, pedem que processo contra vereador não termine em pizza. Sessão deve ser cancelada

    Enquanto isso, sessão ordinária prossegue e vereadores "ignoram" reviravolta no caso João Emanuel. Nos bastidores, a informação é de que Câmara vai cancelar sessão contra vereador.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Dornele$ | Terça-Feira, 15 de Abril de 2014, 07h52
    0
    0

    Dornele$, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

Câmara cassará 3º eleito em 11 anos

ricardo saad 400   O emblemático e inconsequente Abílio Júnior (PSC) caminha para entrar para os anais da Câmara de Cuiabá como o terceiro vereador a ter o mandato cassado nos últimos 11 anos. Parecer da Comissão de Ética, sob relatoria de Ricardo Saad (foto), é pela perda da cadeira...

Apto, ex-prefeito vai disputar Chapada

gilberto mello 400 curtinha   O ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Mello (foto), contesta registro no Curtinhas, citando que ele estaria inelegível por responder a alguns processos e ter amargado condenações pela Justiça - saiba mais aqui. Filiado ao PL e disposto a ir à...

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

Vereadores, Tapurah, reajuste e férias

odair tapurah vereador curtinha 400   Em Tapurah, no Nortão, com menos de 15 mil habitantes, seus nove vereadores iniciam o 2020 com salário reajustado em 4,48%, seguindo a tabela do INPC. Mesmo ainda em férias, eles vão receber já na folha de janeiro R$ 5,8 mil cada. No caso do presidente Odair César Nunes...

Vereador, reunião e apoio a músicos

diego guimaraes curtinha 400   Músicos e representantes da Prefeitura de Cuiabá sentaram à mesa nesta quinta, na Câmara Municipal, para tentar resolver impasse sobre horário de funcionamento e volume do som nos estabelecimentos e também estudar ajustes na lei do Disk-Silêncio. O presidente da...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.