Legislativo

Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2020, 10h:49 | Atualizado: 30/11/2020, 11h:10

COMANDO da Câmara

Após vitória de Emanuel, vereadores reeleitos se articulam pela Mesa Diretora

Pouco após cravar a vitória de Emanuel Pinheiro (MDB), reeleito prefeito da Capital, os vereadores que o apoiaram se articulam para a eleição da Mesa Diretora. Ao menos dois já se colocam à disposição do grupo e anunciam abertamente a pretensão de chegar à presidência. Marcrean Santos (PP) e Renivaldo Nascimento (PSDB) foram os primeiros a levantar a mão quando o assunto surgiu, ainda no domingo (30).

“Claro que eu tenho a pretensão de ser presidente da Mesa, agora isso é pretensão, mas vai ter que ter negociação entre os pares para a gente chegar a uma situação comum e, aí sim, termos uma composição”, conta o tucano que também é cogitado para ser líder do prefeito no Legislativo. Ele falou com o durante a comemoração do resultado das urnas na Praça 8 de Abril.

Renivaldo ainda avalia que foi uma eleição muito difícil e que deve haver mudança no modo de fazer política daqui em diante. “Realmente os políticos tem que repensar muito mais o que aconteceu para um futuro próximo. A população deu seu recado. Tivemos várias situações de fakenews”.

Rodinei Crescêncio/Montagem

Marcrean Santos e Renivaldo Nascimento

Os vereadores reeleitos Marcrean Santos e Renivaldo Nascimento, que já se articulam pela Mesa Diretora, que será escolhida em 1º de janeiro

No mesmo sentido, Marcrean considera que a vitória do prefeito foi uma espécie de “justiça” da população, mas que diante do cenário de vitória, quer concorrer à Presidência e o que grupo deve decidir o melhor nome. “Agora vamos aguardar e reunir os vereadores do arco de aliança e discutir a Mesa Diretora. Vamos reunir todos e aquele que tiver a melhor condição, não tenho dúvida, que será presidente”.

O grupo deve disputar a Mesa contra Diego Guimarães (CD) que já anunciou entrar na disputa. Ele foi aliado de Abílio Júnior (Pode) e Felipe Wellaton (CD) na oposição a Emanuel e, nesta eleição, foi o mais votado, com 4.179 votos.

A derrota de Abílio foi vista como um alívio pelos vereadores. Renivaldo acredita que o projeto que levou o adversário ao segundo turno teria começado muito tempo antes. Para ele, Abílio representa um grupo que estaria de olho nas eleições para o governo do estado em 2022.

“Tudo isso tem jogo, a verdade é essa, tem jogo para o Governo de Mato Grosso em dois anos. Esse jogo começou há três anos dentro da Câmara de Cuiabá e eu tenho falado isso. Principalmente, quando a Câmara criou a CPI do Paletó, ali eu falei da incompetência daquela Casa de Leis para investigar. A intenção não era investigar, era tumultuar. O intuito era desgastar o prefeito, mas a população entendeu que o outro candidato era muito pior, despreparado. Não pode ser prefeito, não tem mínima condição de ser prefeito de Cuiabá”.

Ex-vereadores

Apesar de ter sido campeão de votos na eleição anterior, Toninho de Souza (PSDB) não conseguiu ser reeleito e também deve ficar de fora da gestão de Emanuel. Segundo apurou o , ainda teriam ficado máculas na relação dele com o grupo do emedebista, desde que o vereador foi favorável à CPI que investigou Emanuel.

Já Misael Galvão (PTB), presidente da Câmara que não foi reeleito, deve ocupar algum espaço junto à gestão. Isso porque, além da lealdade ao gestor, ele teria boa inserção entre populares e pode ser aproveitado. Mas, para Renivaldo, o caminho não estaria muito aberto para os dois que perdem os cargos no Legislativo a partir de 1º de janeiro.

“Ninguém tem, necessariamente, a obrigação de colocar (Toninho e Misael) na gestão. Se tiver um perfil para aquele trabalho, nada contra, são pessoas competentes. Agora, por que perdeu tem que ser colocado em algum lugar? Eles têm a profissão deles e até porque vereador não é profissão, é missão e pode aguardar uma nova eleição e cumprir sua missão”.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • deovaldo | Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2020, 15h08
    1
    1

    deovaldo, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

Emanuel no PTB e reeleição do filho

emanuelzinho 400   O PTB está sendo preparado para receber a filiação do prefeito Emanuel Pinheiro, que iniciou o segundo mandato em Cuiabá. Sem ambiente para seguir no MDB, onde passou a enfrentar resistência de toda a bancada do partido na Câmara Federal e na Assembleia, Emanuel recebeu convite de...

Ex-deputado "detona" Aliança por MT

victorio galli 400 curtinha   As deputadas federais Carla Zambelli e Bia Kicis, que estão na linha de frente pela criação do Aliança pelo Brasil, partido idealizado por Bolsonaro e ainda na fase de coleta de assinaturas para ser formalizado, foram informadas de que o ex-deputado federal Victório Galli...

Saúde em MT sob iminente colapso

Os números da pandemia da Covid-19 em MT são alarmantes. Entre sexta e este sábado foram registrados 1.050 novos casos de pessoas infectadas com o vírus e mais 21 mortes. Desde o início da pandemia, quase 5 mil mato-grossenses já morreram da doença. Em Cuiabá, o índice de ocupação de UTIs chega a 69%, superando o pior período da pandemia, registrado em agosto do ano passado. Em outras regiões do Estado, a...

Prefeito já teve 2 aliados executados

ze do patio 400 curtinha   O prefeito de terceiro mandato Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, já teve dois assessores próximos e de extrema confiança assassinados. Em setembro de 2012, João César Domingos, que era muito próximo de Pátio, havia atuado no Instituto de Pesquisa e...

Pascoal entre preferidos para o TCE

pascoal santullo 400   Assim como a Assembleia, que tem vários deputados de olho no cargo vitalício no TCE, o Palácio Paiaguás vai brigar pelo direito à indicação à cadeira de conselheiro, caso seja homologado e autorizado o pedido de aposentadoria já feito por Waldir Teis, que...

Governo vai ter consultoria hospitalar

gilberto figueiredo 400 curtinha   O governo estadual terá consultoria em assistência hospitalar. O processo de contratação é tocado pela secretaria de Saúde, sob Gilberto Figueiredo (foto). A ideia é buscar melhorar o atendimento à população e os índices de...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.