Legislativo

Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 11h:44 | Atualizado: 11/09/2019, 16h:33

FALTA NÃO JUSTIFICADA

Assembleia corta salário de Romoaldo e Xuxu; desconto será de R$ 3 mil por falta

O presidente da Mesa Diretora, deputado Eduardo Botelho (DEM) anunciou, durante sessão na manhã de hoje (11), mais um desconto no salário de deputado. Dessa vez foi em relação a Romoaldo Júnior (MDB), que faltou à sessão de mutirão para limpeza de pauta convocada pelo presidente. Nesta terça (10), o primeiro corte foi no salário do deputado Xuxu Dal Molin (PSC).

Arquivo

xuxu_romoaldo

Xuxu faltou a sessão de ontem. Já Romoaldo não participou dos trabalhos hoje pela manhã

Botelho enfatizou que, considerando o corte relativo a um dia de salário mais o valor da verba indenizatória, o valor descontado será em média de R$ 3 mil por falta.

O apurtou que Romoaldo alegou problemas de saúde, única justificativa aceita por Botelho para não efetivar o desconto.

“A verba indenizatória também é para exercer o mandato durante o mês todo, se o deputado está faltando uma das principais funções então é permitido ao presidente fazer esse desconto. Vamos cortar de forma proporcional à sessão de ontem e de hoje, porque foi feita uma convocação extraordinária para fazer o mutirão. Foi falado que não aceitaríamos justificativas a não ser que estivesse doente, e até brinquei, ou certidão de óbito”, disse Botelho em entrevista à imprensa na manhã desta quarta.

O presidente enfatizou que não vai aceitar justificativas de ausência por agendas externas, como inaugurações, audiências, reuniões, ou outras agendas. Nos bastidores, parlamentares tentam demover Botelho da  decisão de fazer descontos da VI, sob o argumento de que o valor é um auxílio para a atividade parlamentar, independente de presença na sessão.

Xuxu disse em entrevista ao que faltou à sessão de ontem por estar em agenda parlamentar em Sorriso e em Lucas do Rio Verde. Além dele, o deputado Sílvio Favero (PSL) também estava no interior, mas Sílvio registrou presença e depois viajou. A Mesa Diretora ainda está apurando como deverá proceder em relação a ausência do parlamentar.

Botelho também refutou a sugestão de Xuxu, que defende alterações no Regimento Interno da Assembleia, para que a punição aplicada por falta esteja garantida de forma objetiva e taxativa, visto que foi tomada de ofício pelo presidente da Assembleia. Xuxu também indica que a pauta de votação seja encaminhada aos deputados com 24 de antecedência.

“Os projetos estão nas comissões e na intranet, os deputados têm acesso integral. Eles têm que ter interesse em acompanhar os projetos que já passaram na comissão e que estão prontos para serem votados. Está sempre à disposição para os deputados e para todos acompanharem. Os deputados querem que entrega na mão e diga está aqui na tua cara? É só entrar na intranet. Não vai mudar nenhuma regra”, asseverou Botelho, ignorando a sugestão de Xuxu.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Luis | Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 15h23
    1
    0

    Vão para a iniciativa privada, deputados. No serviço público é assim, faltou, tem que descontar. O registro de presença na sessão é o ponto na repartição. É isso aí BOtelho, desconta mesmo, quer moleza, vai morder água.

  • RORO | Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 12h15
    7
    0

    ROMOALDO JUNIOR JA NAO TEVE VOTO SUFUCIENTE PARA SER ELEITO. SO TA RECEBENDO SALARIO PQ ENTROU COMO SUPLENTE..NA PROXIMA NAO PASSA NEM PRA SUPLENTE E AINDA FALTA??

Galvan vai deixar PDT e ir pra o PRTB

antonio galvan 400 curtinha   Embora não tenha perdido de vistas o Aliança pelo Brasil, partido que está sendo criado por Bolsonaro, Antonio Galvan (foto), presidente da Aprosoja e que acabou levado à frigideira dentro do PDT em meio ao embate por tentativa de candidatura ao Senado, se mostra disposto a ingressar no...

"Pátio igual gato, comendo e miando"

jose medeiros 400 curtinha   O deputado José Medeiros (Podemos), vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara, disse que o prefeito Zé do Pátio, de Rondonópolis, está parecendo gato, comendo e miando, pois recebe recursos federais, inclusive de programas habitacionais e, mesmo assim, ainda alardeia nos...

Adair lançará ex-vice em Alto Paraguai

adair 400 curtinha   O ex-prefeito de Alto Paraguai, advogado emedebista Adair José Alves Moreira (foto), não vai disputar novamente, apesar da insistência do seu grupo. A tendência é de apoiar o seu ex-vice Luiz Figueiredo, com quem administrou a cidade de 2013 a 2016. Luiz também é do MDB e...

Deputado bolsonarista critica prefeito

claudinei deputado curtinha 400   O deputado Claudinei Lopes (foto), morador em Rondonópolis, ficou na bronca com o discurso populista do prefeito Zé do Pátio, para quem o povo nordestino votou em massa no PT e que não tem conseguido construir mais casas populares porque, diferente dos governos petistas, o presidente...

Sem Senado e tudo pela Mesa da AL

max russi curtinha 400   Presidente regional do PSB-MT, o deputado Max Russi (foto) tem participado das discussões para definição de candidaturas ao Senado, na suplementar de abril, mas não mais como pré-candidato. Seu desafio é outro. A prioridade é a busca da reeleição como...

Lúdio desiste e PT perde com Barranco

ludio cabral 400 curtinha   O deputado Lúdio Cabral (foto) estava se movimentando para tentar convencer o PT a lançá-lo ao Senado, por aclamação, e ainda instigar o diretório estadual a buscar recursos junto à Nacional para a campanha. Mas o tiro saiu pela culatra. O guru do partido no Estado,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.