Legislativo

Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 11h:44 | Atualizado: 11/09/2019, 16h:33

FALTA NÃO JUSTIFICADA

Assembleia corta salário de Romoaldo e Xuxu; desconto será de R$ 3 mil por falta

O presidente da Mesa Diretora, deputado Eduardo Botelho (DEM) anunciou, durante sessão na manhã de hoje (11), mais um desconto no salário de deputado. Dessa vez foi em relação a Romoaldo Júnior (MDB), que faltou à sessão de mutirão para limpeza de pauta convocada pelo presidente. Nesta terça (10), o primeiro corte foi no salário do deputado Xuxu Dal Molin (PSC).

Arquivo

xuxu_romoaldo

Xuxu faltou a sessão de ontem. Já Romoaldo não participou dos trabalhos hoje pela manhã

Botelho enfatizou que, considerando o corte relativo a um dia de salário mais o valor da verba indenizatória, o valor descontado será em média de R$ 3 mil por falta.

O apurtou que Romoaldo alegou problemas de saúde, única justificativa aceita por Botelho para não efetivar o desconto.

“A verba indenizatória também é para exercer o mandato durante o mês todo, se o deputado está faltando uma das principais funções então é permitido ao presidente fazer esse desconto. Vamos cortar de forma proporcional à sessão de ontem e de hoje, porque foi feita uma convocação extraordinária para fazer o mutirão. Foi falado que não aceitaríamos justificativas a não ser que estivesse doente, e até brinquei, ou certidão de óbito”, disse Botelho em entrevista à imprensa na manhã desta quarta.

O presidente enfatizou que não vai aceitar justificativas de ausência por agendas externas, como inaugurações, audiências, reuniões, ou outras agendas. Nos bastidores, parlamentares tentam demover Botelho da  decisão de fazer descontos da VI, sob o argumento de que o valor é um auxílio para a atividade parlamentar, independente de presença na sessão.

Xuxu disse em entrevista ao que faltou à sessão de ontem por estar em agenda parlamentar em Sorriso e em Lucas do Rio Verde. Além dele, o deputado Sílvio Favero (PSL) também estava no interior, mas Sílvio registrou presença e depois viajou. A Mesa Diretora ainda está apurando como deverá proceder em relação a ausência do parlamentar.

Botelho também refutou a sugestão de Xuxu, que defende alterações no Regimento Interno da Assembleia, para que a punição aplicada por falta esteja garantida de forma objetiva e taxativa, visto que foi tomada de ofício pelo presidente da Assembleia. Xuxu também indica que a pauta de votação seja encaminhada aos deputados com 24 de antecedência.

“Os projetos estão nas comissões e na intranet, os deputados têm acesso integral. Eles têm que ter interesse em acompanhar os projetos que já passaram na comissão e que estão prontos para serem votados. Está sempre à disposição para os deputados e para todos acompanharem. Os deputados querem que entrega na mão e diga está aqui na tua cara? É só entrar na intranet. Não vai mudar nenhuma regra”, asseverou Botelho, ignorando a sugestão de Xuxu.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Luis | Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 15h23
    1
    0

    Vão para a iniciativa privada, deputados. No serviço público é assim, faltou, tem que descontar. O registro de presença na sessão é o ponto na repartição. É isso aí BOtelho, desconta mesmo, quer moleza, vai morder água.

  • RORO | Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019, 12h15
    7
    0

    ROMOALDO JUNIOR JA NAO TEVE VOTO SUFUCIENTE PARA SER ELEITO. SO TA RECEBENDO SALARIO PQ ENTROU COMO SUPLENTE..NA PROXIMA NAO PASSA NEM PRA SUPLENTE E AINDA FALTA??

Matéria(s) relacionada(s):

De fora da disputa em Rondonópolis

percival muniz 400   O pecuarista Percival Muniz (foto), hoje "mergulhado" nas duas fazendas na região do Xingu, adianta que não será candidato a prefeito de Rondonópolis, posto já ocupado por ele por três vezes. Mesmo com recall junto à população de bom gestor e popular, ele é...

Conselheira e o faturamento familiar

jaqueline jacobsen curtinha 400   Está repercutindo muito mal para a conselheira substituta do TCE-MT Jaqueline Jacobsen (foto) a notícia publicada pelo site O Livre, nesta sexta, de que a sua irmã, advogada Camila Jacobsen, em sociedade com Eveline Guerra, filha da conselheira, são sócias da "Jacobsen &...

Selma vê maior conforto no Podemos

selma curtinha 400   No grupo de WhatsApp "PSL Mulher MT", Selma Arruda (foto) escreveu um texto de despedida do partido. Disse estar chateada "com tudo isso", mas que não perdeu a fé e que o Governo Bolsonaro vai dar certo. Afirma sair do PSL com "coração partido" e que continua com os mesmos ideais no Podemos, onde...

Podemos esperando Selma se salvar

alvarodias_curtinhas   Na busca para ampliar a bancada do Podemos no Senado, o senador Alvaro Dias, derrotado à presidência no ano passado, só correu atrás de Selma, no sentido de convencê-la a se filiar no partido, depois que foi informado que ela tem chances reais de derrubar no TSE a cassação por...

Fávaro e esperança em assumir vaga

carlosfavaro_curtinha   O representante do escritório de MT em Brasília Carlos Fávaro (PSD) está convicto de que a senadora Selma não só será cassada de vez pelo TSE nos próximos meses, como a decisão da Corte lhe permitirá assumir a vaga enquanto não for eleito um novo...

Maturidade e nova visão sobre o TCE

janaina_riva_curtinha   No segundo mandato e sentindo-se mais madura politicamente, apesar de ainda bem jovem – completou 30 anos em 21 de janeiro – a deputada Janaína Riva revela que pensa diferente sobre a indicação de políticos ao cargo de conselheiro do TCE. Ao autorizar os colegas a derrubar a...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.