Legislativo

Terça-Feira, 19 de Maio de 2020, 16h:44 | Atualizado: 19/05/2020, 16h:45

DEBATE EM BRASÍLIA

Bancada de MT no Senado contraria Weintraub e vota pelo adiamento do Enem

Reprodução

Carlos F�varo, Jayme Campos e Wellington Fagundes

Os senadores Carlos Fávaro, Jayme Campos e Wellington Fagundes já se posicionaram favoráveis pelo adiamento da realização do Enem deste ano

Os três integrantes da bancada de Mato Grosso no Senado - Wellington Fagundes (PL), Jayme Campos (DEM) e Carlos Fávaro (PSD) - estão otimistas quanto à aprovação do Projeto de Lei que suspende instantaneamente a aplicação de provas e exames, como o Enem, em casos de calamidade pública decretados pelo Congresso Nacional. Apresentada pela senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), a matéria está na pauta da sessão deliberativa remota do  desta terça  (19). 

Consultados pelo , Wellington, Jayme e Fávaro declararam voto favorável ao adiamento do Enem. Argumentam que os estudantes brasileiros não têm “igualdade de condições” para se preparar para as provas.

No início de maio, Wellington participou de reunião virtual com o ministro da Educação, Abraham Weintraub,  com os líderes partidários do Senado para debater a prorrogação do Enem deste ano por mais 6 meses, cogitado em virtude da disseminação do novo Coronavírus  (Covid-19). No entanto, não conseguiram convencê-lo a recuar do propósito de realizar as provas ainda neste ano.

“Considerando que 30% a 40% dos alunos do interior do país não tem sequer acesso a internet e estão sem condições de estudar, a saída é adiar o Enem. Por isso, meu voto é favorável ao adiamento”, declarou Wellington.

Jayme afirma que o foco deve ser o combate ao Covid-19. Neste sentido, defende que as provas sejam adiadas para que todos os estudantes possam se preparar em igualdade de condições. “Vou votar favorável ao adiamento do Enem. Também vou apresentar emenda para que o assunto volte a ser discutido mais adiante, quando a situação da pandemia estiver sob controle.

Reprodução

Wellington Fagundes Enem

Post do senador Wellington Fagundes no Instagram sobre adiamento do Enem

Fávaro também acompanha o voto dos colegas de bancada. “Meu voto é sim! Sou favorável ao adiamento do Enem”.

Hoje, a direção da União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso (UEE-MT) entrou em contato com os senadores pelas redes sociais pedindo o  voto favorável ao projeto de lei. Pelo menos Wellington respondeu positivamente.

A iniciativa da senadora Daniella teve como base o impasse provocado pela pandemia de coronavírus no país, a respeito do adiamento ou manutenção do calendário do Enem 2020, previsto para novembro.  A decisão de incluir a matéria na pauta desta terça foi tomada pelos líderes partidários em reunião na segunda  (18).

Responsável pela aplicação dos testes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou uma nota de esclarecimento, ontem (18), dizendo que a fixação de uma data para o Enem não a torna imutável. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Tribunal de Contas da União (TCU) também estão entre os órgãos que se manifestaram pela elaboração de um novo cronograma (Com informações da Agência Senado).

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • CRC | Terça-Feira, 19 de Maio de 2020, 21h01
    2
    0

    A INCOMPETÊNCIA do "sinistro" da educação faz que que o Legislativo deixe de resolver outras demandas urgentes que lhes compete para, no lugar do asno que está ministro, fazerem o adiamento que algo que JÁ DEVIA TER SIDO ADIADO.

  • Benedita da Silva | Terça-Feira, 19 de Maio de 2020, 17h03
    7
    1

    Avisem ao deputado Jose Medeiros, outro que se acha no Brasil da Belgica! Nem deve conhecer as escolas da rede públicapublica do Estado que representa na Camara dos deputados.

3 fortes para prefeito de Rondonópolis

ze do patio 400 curtinha   Apesar da "inflação" de prefeitáveis em Rondonópolis, com quase 10 se colocando como virtuais candidatos a prefeito, a disputa deve ficar acirrada mesmo entre três. Um deles é Zé do Pátio (foto), do Solidariedade. Vai tentar o terceiro mandato não consecutivo e...

Ex-deputada vai à vereadora em VG

zilda pereira 400 curtinha   A ex-deputada estadual Zilda Pereira Leite (foto) permaneceu pouco tempo na base dos Campos em Várzea Grande. Chateada por não ter sido renomeada como secretária de Educação, de cuja pasta havia se afastado por problemas de saúde, Zilda se filiou ao PSB, do pré-candidato...

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.