Legislativo

Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019, 14h:44 | Atualizado: 21/10/2019, 16h:17

CONFUSÃO NO PSL

Barbudo pode "perder" Incra-MT por não assinar nova lista pró-Eduardo Bolsonaro

JLSiqueira

Nelson Barbudo

O deputado federal Nelson Barbudo, que foi tachado de traidor do presidente Jair Bolsonaro

O deputado federal Nelson Barbudo, que foi tachado de traidor do presidente da República Jair Bolsonaro por ter apoiado a permanência do Delegado Waldir (GO) como líder do PSL na Câmara dos Deputados na semana passada, não subscreveu a lista com 29 assinaturas que o destituiu para colocar Eduardo Bolsonaro (SP) no posto de liderança. O documento foi apresentado na manhã desta segunda (21).

Nos bastidores já circula a informação que postura de Barbudo de não favorecer o filho do presidente da República foi encarada pelo Palácio do Planalto como uma nova traição a Bolsonaro que terá reflexos na Superintendência do Incra em Mato Grosso. Isso porque o superintendente Ivanildo Teixeira, o Paulista, indicado pelo parlamentar, deve ser exonerado assim que o chefe do Executivo retornar da viagem pela Ásia e Oriente Médio.

Em vídeo postado nas redes sociais, Barbudo alega que foi colocado no meio da crise por colegas de bancada que brigam pelo controle do PSL nos seus estados. Garantiu ainda que está indo para Brasília para continuar "defendendo Bolsonaro" na tribuna e voltou a negar que tenha traído o presidente da República por não assinar a lista a favor do seu filho Eduardo. 

Waldir abre mão da liderança

O documento foi protocolado pelo líder do governo na Câmara, major Vitor Hugo (GO) e contém 29 assinaturas, entre elas a dos cinco deputados que seriam suspensos pelo partido. O anúncio da suspensão foi feito na semana passada, mas estava esperando a confirmação pela presidência da Câmara para ser efetivado.

Nesta segunda, no entanto, o Delegado Waldir publicou um vídeo dizendo que a legenda desistiu da suspensão. "O meu partido PSL decidiu retirar a ação de suspensão de cinco parlamentares, e aceitamos democraticamente uma nova lista que foi feita por parlamentares ", afirmou no vídeo.

Na publicação, Waldir afirma também que está "a disposição do novo líder", mas critica a interferência do Executivo na decisão do cargo. "A Constituição prevê que o Executivo não deve interferir no parlamento em nenhuma ação", disse.

Reflexos no Incra

Indicado por Barbudo, Paulista deve ser exonerado da superintendência do Incra de Mato Grosso como retaliação a postura do parlamentar. A confirmação depende do novo presidente nacional do órgão, José Geraldo Câmara Ferreira de Melo Filho.

O Paulista é parente do advogado Houseman Tomaz Aguliari,  que representa Silvino Dal Bo, pai do chefe de gabinete de Barbudo, Rafael Klas Dal Bo, em demanda judicial com Incra. A nomeação deixou margens a interpretação que a escolha tem o objetivo de favorecê-lo em detrimento do órgão que promove a reforma agrária.

A terra que resultou em demanda com o Incra é o projeto assentamento Barra Norte, na gleba Nhandú, localizada no município de Novo Mundo, região Norte do Estado. A ação tramita na 2º Vara Civil Especializada em Direito Agrário de Cuiabá.  A área adquirida por Silvino Dal Bó e seu filho foi ocupada por sem terra em 2001.

 Quando o general João Carlos Jesus Corrêa deixou a presidência do Incra, denunciou a ingerência política, inclusive citando Barbudo. Isso porque o deputado federal do PSL derrubou Claudinei Chalito da Silva da superintendência em Mato Grosso, o acusando de petista, para garantir a nomeação do Paulista no seu lugar.

Entretanto, Barbudo nega qualquer interesse escuso no Incra. Afirma que sua bandeira é a regularização fundiária e que está prestando assistência aos “coitados” que foram abandonados pelo PT.

A lista de Eduardo

Os parlamentares que assinaram a lista de Eduardo são: Vitor Hugo (GO), Alê Silva (MG), Aline Sleutjes (PR), Bia Kicis (DF), Bibo Nunes (RS), Carla Zambelli (SP), Carlos Jordy (RJ), Caroline de Toni (SC), Chris Tonietto (RJ), Coronel Armando (SC), Coronel Chrisóstomo (RO), Daniel Freitas (SC), Daniel Silveira (RJ), Dr. Luiz Ovando (MS), Eduardo Bolsonaro (SP), Enéias Reis (MG), Filipe Barros (PR), General Girão (RN), General Peternelli (SP), Guiga Peixoto (SP), Helio Lopes (RJ), Junio Amaral (MG), Léo Motta (MG), Luiz Lima (RJ), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP), Marcelo Brum (RS), Marcio Labre (RJ), Ricardo Pericar (RJ) e Sanderson (RS) (Com informações do Congresso em Foco).

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Lucas Ferraz | Terça-Feira, 22 de Outubro de 2019, 11h30
    2
    0

    Esse Nelson Barbudo está se revelando em um grande oportunista, pois se elegeu através da "Onda Bolsonaro" e agora não apoia a renovação e transparência no PSL sob o comando do Dep. Eduardo Bolsonaro, preferindo defender o Presidente do PSL, Luciano Bivar, que está sendo investigado por candidaturas laranjas e corrupção no fundo partidário.

  • Jose tortorelli | Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019, 21h34
    3
    0

    Esse dep e tremendo de um falso moralista

  • Mauro Sergio | Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019, 19h26
    2
    0

    Mauro Sergio , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

Matéria(s) relacionada(s):

Políticos em peso em evento do HMC

A solenidade que marcou a entrega do HMC em Cuiabá, nesta segunda (19), está sendo considerada o evento do ano para o prefeito Emanuel. Ele conseguiu motivar a presença de diversas lideranças políticas, empresariais e de diferentes setores. Para se ter uma ideia, dos 11 membros da bancada federal, 8 estavam presentes, assim como 16 dos 24 deputados estaduais e 17 dos 25 vereadores. Também marcaram presença dezenas de prefeitos e outros...

Base na Câmara e apoio de Iva Viana

leonardo 400 curtinha   Leonardo Bortolin (foto), que comanda Primavera do Leste e um dos vários prefeitos que prestigiaram a solenidade de entrega 100% do HMC, nesta segunda à noite, em Cuiabá, revelou contar com uma base forte e sólida na Câmara Municipal, o que tem sido importante na aprovação dos...

Ato de EP atrai 6 últimos governadores

emanuel pinheiro 400 curtinha   Emanuel Pinheiro (foto), habilidoso nas articulações políticas, conseguiu levar para o mesmo evento, marcando a entrega 100% do Hospital Municipal de Cuiabá, nesta segunda à noite, cinco ex-governadores e ainda o atual. Prestigiaram a solenidade Júlio Campos, Carlos Bezerra,...

Governador tenta constranger prefeito

mauro mendes 400 curtinha   Mauro Mendes (foto) tentou constranger o prefeito Emanuel, nesta segunda, na festa da entrega para funcionamento pleno do Hospital Municipal de Cuiabá. Na presença de diversas autoridades, inclusive dos últimos cinco governadores, com exceção de Silval, o atual chefe do Executivo, em...

3 vereadores cuiabanos no Cidadania

diego guimaraes 400 curtinha   O Cidadania, hoje sem voz na Câmara de Cuiabá, poderá ter três vereadores a partir de março de 2020, com abertura da janela. Na dança das cadeiras, Felipe Wellaton sairá do PV para aderir ao Cidadania, que já é presidido em Cuiabá pelo seu chefe de...

6 na Câmara tentam barrar projetos

francis maris 400 curtinha   O prefeito cacerense Francis Maris (foto) luta junto aos vereadores, para, enfim, concretizar todas as etapas de um financiamento milionário para projetos na área de saneamento. São R$ 130 milhões para abastecimento de água e cobertura de rede de esgoto, com juros de 6% ao ano e 20...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.