Legislativo

Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 16h:34 | Atualizado: 27/02/2020, 08h:21

CONGRESSO VIRA ALVO

Bezerra diz que Bolsonaro "cutucou onça com vara curta" e fala em impeachment

Rodinei Crescêncio

Carlos Bezerra

Para o deputado Carlos Bezerra o presidente Bolsonaro está fomentando a ruptura da "ordem institucional" ao conclamar povo para ato contra Congresso

O deputado federal Carlos Bezerra (MDB), que militou a favor da redemocratização do Brasil e chegou a ser preso pela ditadura militar, avalia que o presidente da República, Jair Bolsonaro,  “cutucou a onça com vara curta” ao divulgar vídeo convocando a manifestação contra o Congresso Nacional marcada para o próximo dia 15 de março.  Na opinião do emedebista, a resposta dos congressistas pode ser “muito dura” e resultar no afastamento do Executivo.

“O presidente desrespeitou a Constituição ao atacar um dos Poderes da República, o que pode configurar crime de responsabilidade e resultar em impeachment. A resposta do Congresso será dura. Agora, eu asseguro que não existe risco de ruptura da ordem democrática no Brasil”, declarou Bezerra ao .

Segundo o parlamentar, Bolsonaro e seus apoiadores estão fomentando a ruptura da ordem institucional. No entanto, pontua que a ideia não encontra eco nas Forças Armadas.

“Os oficiais não querem golpe. Isso é coisa do Bolsonaro, do general Heleno e da turma despreparada que os rodeia. As Forças Armadas sabem que a ditadura foi traumática, trouxe muito desgaste e não querem repetir essa experiência”, completou.   

Além disso, Bezerra declara que a postura de Bolsonaro não o surpreende. Segundo ele, em 28 anos de parlamento, a  principal atividade do hoje presidente da República, foi tentar destruir a democracia.

“Eu não me surpreendo com a postura desse presidente da República. Ficou 28 anos na Câmara defendendo militar torturador, defendendo miliciano, falando besteira. Nunca escondeu que defende ditadura. Agora, está na hora do Congresso colocar um freio nessa situação”, concluiu.

Reações

A deputada federal Rosa Neide (PT) defende o impeachment de Bolsonaro. Para a petista, a paz do Brasil está sendo destruída pelo presidente da República.

“Um presidente da República não tem legalidade para destruir a paz no país! A nossa jovem democracia está em perigo. Bolsonaro está convocando a sociedade para se opor aos preceitos constitucionais. O golpismo é a sua razão de viver!”, postou.

 A situação começou a ficar tensa devido ao comentário do  ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, sobre os  membros Poder Legislativo. “Nós não podemos aceitar esses caras chantagearem a gente o tempo todo. Foda-se”, disse ele.

A fala do general Augusto Heleno gerou reações. Os presidentes da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP), rebateram o ministro. Maia o chamou de “radical ideológico”, enquanto Alcolumbre declarou que “nenhum ataque a democracia será tolerado”.

Ontem (25), o próprio Bolsonaro divulgou vídeo convocando a manifestação. Junto com o vídeo,  o presidente escreveu: “O Brasil é nosso, não dos políticos de sempre”. A convocação do presidente da República estaria se somando à do Movimento Brasil Conservador (MBC), que fala em "parlamentarismo branco" no Congresso e manobras espúrias da esquerda.

Diante do episódio, o deputado federal José Medeiros, vice-líder de Bolsonaro na Câmara dos Deputados, saiu em defesa do presidente da República. Nas redes sociais, replicou post esclarecendo a situação.

 “Tenho 35 milhões de seguidores em minhas mídias sociais (Facebook, Instagram, YouTube e Twitter) onde mantenho uma intensa agenda de notícias não divulgadas por parte da imprensa tradicional.  Já no Whatsapp tenho algumas poucas dezenas de amigos onde, de forma reservada, trocamos mensagens de cunho pessoal.  Qualquer ilação fora desse contexto são tentativas rasteiras de tumultuar a República”, concluiu Medeiros em nome de Bolsonaro.

Montagem/Rodinei Crescêncio

Presidente Bolsonaro faz postagem na internet

Deputados estaduais Rosa Neide (PT) e José Medeiros (Podemos) fizeram postagem nas redes sociais criticando e defendendendo a postura do presidente

Postar um novo comentário

Comentários (14)

  • Clovis Silva | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 08h16
    9
    1

    Estamos no fundo do poço mesmo. Pois quando palavras de alguém como este bezerra que tem em seu passado apenas incompetência e coisas ruins, são feitas, só nos restam vergonha na cara e nunca mais elegermos pessoas inúteis como ele. pois o brasil precisa de pesoas que defendem a população e não que se beneficiem de seus cargos...Fora malandros e corruptos...viva a democracia....

  • alexandre | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 08h13
    6
    1

    O congresso viciado e STF com decisões esquisitas, 30 bilhoes pra deputados, eles já tem as emendas, este modelo favorece o povo ? basta puxar a capivara dos deputados, não são dignos, processos parados por impunidade parlamentar... os deputados querem respeito quando não se respeitam ? quantos escandalos o PMDB envolvido ?

  • Janio carlos | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 06h22
    11
    0

    Esse velho gagá tinha que desconfiar chega de mama seu parasita.

  • Elias | Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 21h06
    19
    4

    Esse verme ja mamou tanto, e não larga da teta, experimenta pedir o impeachment d Bolsonaro, p vcs verem a reação do povo brasileiro, nois todos sabemos q o congresso so legisla por interesse próprio.

  • alexandre | Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 20h53
    13
    4

    30 MILHOES pra deputado, é golpe contra a democracia...

  • naldo | Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 19h50
    1
    7

    Alexandre, como você é idiota!

  • alexandre | Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 19h37
    14
    8

    pode dar impeachment de deputados, experimenta afrontar o povo, os 30 milhoes é dinheiro do povo, não é do Bolsonaro... vai haver a queda da Bastilha....

  • alexandre | Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 19h01
    17
    5

    O congresso precisa se respeitar e parar de chantangear o povo, 30 milhoes pra jogar fora, não temos, não vai tirar da saude, educação, bolsa familia , pra dar pra politico...chega. qual o custo e utilidade de congressistas e vereadores, ´só gasto...

  • Juca | Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 18h57
    20
    1

    Se os nobres deputados estão tão seguros de que o povo esta contente com o que esta turma esta fazendo, porque não convocam uma manifestação em apoio ao Congresso, simples assim. Teremos uma manifestação de pós e contras, e ai os nobres deputados podem tirar suas conclusões em qual manifestação o povo vai apoiar.

  • Conrado | Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 18h24
    22
    2

    O que está em jogo são 30 bilhões. Deputados que estão com medo do povo na rua! O povo não aquenta mais tanta roubalheira... Essa Rosa (deputada) é militante e sabe muito bem sobre corrupção pois desse assunto ela o seu partido entendem muito bem. O poder emana do povo!!!

Diversos cortes nas despesas da AL

eduardo botelho curtinha 400   Num período em que o Legislativo praticamente parou, assim como o Judiciário e órgãos vinculados aos Poderes, como TCE e MPE, o presidente da AL, deputado Eduardo Botelho (foto), tomou decisão correta ao cortar gastos enquanto perdurar a pandemia do coronavírus. Entre as...

Governador está tenso e preocupado

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes anda tenso e preocupado. Mesmo já tendo adotado uma série de medidas de prevenção, inclusive consideradas radicais, ele não dorme direito por causa das projeções nada otimistas de aumento nos próximos dias de casos de coronavírus em...

AL aprovará empréstimo de R$ 550 mi

A Assembleia aprovou, na convocação extraordinária desta sexta (27), dispensa de pauta para a mensagem do Executivo que pede autorização para contrair empréstimo de R$ 550 milhões junto à Caixa Econômica. O recurso será aplicado na construção de pontes de concreto em diversos municípios. Agora, a matéria entra na pauta e será aprovada pela maioria dos deputados na próxima segunda (30),...

Queda nas receitas e o salário regular

emanuel pinheiro 400 curtinha   Prefeitos de um modo geral vão conseguir pagar a folha do funcionalismo de março, na próxima semana, sem tantas dificuldades. Já para abril, a tendência é que passem apurados para manter os vencimentos em dia, por causa do reflexo negativo da pandemia do coronavírus,...

Galvan, afronta à legislação e multa

antonio galvan 400 curtinha   O presidente da Aprosoja-MT, Antônio Galvan (foto), que tentou, mas acabou desistindo da disputa ao Senado, está sempre envolvido em polêmicas, seja nas demandas do agronegócio, seja no cotidiano da política. A mais recente é que ele, juntamente com outros produtores, está...

Destaque nas ações anti-coronavírus

leonardo bortolini leo 400 curtinha   O prefeito de Primavera do Leste Leonardo Bortolin (foto) vem recebendo elogios e ganhou o noticiário nacional por medidas práticas, céleres e seguras no atendimento à população, em meio aos cuidados para prevenção ao coronavírus. Desde a semana...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.