Legislativo
Sexta-Feira, 08 de Janeiro de 2010, 15h:24 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
Bezerra tenta emplacar projeto para que adolescentes apreendidos possam votar
O deputado federal Carlos Bezerra, que em dezembro se elegeu presidente do PMDB em Mato Grosso pela 8ª vez, tenta emplacar o Projeto de Lei 5749/09, que garante o direito de voto para adolescentes privados de liberdade. Segundo o texto, eles poderão cadastrar-se como eleitores e votar nas eleições, observada a idade mínima de 16 anos requerida para o voto facultativo.
O projeto estabelece ainda que a direção do estabelecimento de internação encaminhe à Justiça Eleitoral, com antecedência mínima de 180 dias da data da eleição, a lista de internos eleitores, com o nome, a idade, a duração da medida socioeducativa, o endereço e a situação eleitoral de cada um. Essa lista incluirá também os internos com 18 anos ou mais que cumpram medidas privativas de liberdade no estabelecimento.
Caberá à Justiça Eleitoral decidir sobre o transporte dos adolescentes aos locais de votação ou pela instalação de urna eletrônica no estabelecimento de internação. Em qualquer caso, deverão ser observadas as condições de segurança de todos os envolvidos no processo eleitoral. Segundo o projeto, a não adoção de medidas para viabilizar o voto desses internos constituirá infração funcional grave, cabendo representação ao Conselho Nacional de Justiça.
Para justificar a proposta, Bezerra diz que direitos consagrados na Constituição e no Estatuto da
Criança e do Adolescente não vêm sendo observados pelo Estado brasileiro, como o direito ao voto dos cidadãos com 16 anos ou mais. "Grande parte desses adolescentes sequer conhece o seu direito de votar a partir dos 16 anos. Trata-se de uma oportunidade perdida com vistas à reeducação e reintegração social", afirma.
O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois será votado pelo Plenário. (Com Assessoria)
Postar um novo comentário
Comentários (3)
-
marcos | Quarta-Feira, 13 de Janeiro de 2010, 08h1310
bezera é um ditador escondido, sua cambada no congresso foi e é os viloes,os manda chuvas
-
João | Segunda-Feira, 11 de Janeiro de 2010, 07h5110
Quando acabarem com as benécias destes bandidos, e olharem para a população correta, o Brasil vai ser Brasil. Alias muitos adjetivos podem ser atribuidos atualmente ao Brasil, Venezuela, colombia, Costa Rica, Suriname, Bolivia e Sodoma e Gomorra.
-
Mossueto | Sexta-Feira, 08 de Janeiro de 2010, 18h2310
Esses ratos de votos, so enchergam isso, e o direito constitucional a educação, saude, formação profissional? São itens obrigatorios a todo ser humano ele vai preocupar justamente com coisa facultativa, voto ele cuida depois de ressocializado e reinserido na sociedade. Para esses falsos representantes da população só interessa o que rende para o seu lado e a população que se lixe.
Confira também:
- Abril de 2021
-
Legislativo / POLÊMICA
Deputado quer destinar 5% do ICMS sobre bebidas para fundo de segurança pública
-
Legislativo / Infraestrutura
Moretto preside Comissão pelo 3º ano consecutivo e prioriza 141 municípios
-
Legislativo / Assembleia
CCJR acelera projeto que torna salões de beleza e academias serviços essenciais
-
Legislativo / CONTRARIADO
Wellington assina CPI da Covid que vai investigar prefeitos e governadores
-
Legislativo / Câmara de Cuiabá
Maysa Leão toma posse, é 3ª vereadora e pretende lutar contra violência de gênero