Legislativo

Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 17h:10 | Atualizado: 26/02/2020, 17h:22

Preso por tráfico

Câmara de VG oficializa comissão que pode recomendar a cassação de Calistro

 A vereadora Gisa Barros (PSB), presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Várzea Grande, instaurou CPI para apurar possível quebra de decoro praticada pelo vereador Jânio Calistro (PSD). Indiciado por tráfico e associação para o tráfico de drogas, o parlamentar está preso preventivamente desde 19 de dezembro do ano passado.

José Wallison/Assessoria

Gisele Aparecida de Barros, a Gisa Barros

Gisele Aparecida de Barros, a Gisa Barros, preside a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar que instaurou procedimento contra o vereador Jânio Calistro 

No despacho, publicado no Diário Oficial Eletrônico da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Gisa Barros  determina que o relator do processo solicite cópia do inquérito à Polícia Civil e ouça o delegado e os agentes que atuaram na investigação que resultou na prisão do vereador.

Depois, Jânio Calistro terá o prazo de 10 dias para apresentar defesa. Passado o prazo, a CPI fará os encaminhamentos que julgar pertinentes, o que inclui recomendar ao plenário a cassação do mandato por quebra de decoro.

Na sessão do último dia  19, quando a Câmara de Várzea Grande voltou do recesso, foi apresentado pedido de licença de Calistro, que está com o pagamento do salário e da verba indenizatória suspenso. Com  isso, evita que a cadeira seja declarada vaga no prazo de quatro sessões e o mandato extinto em 120 dias.

Em dezembro passado, 19 pessoas foram presas durante a operação. As diligências foram continuadas, possibilitando a identificação dos demais suspeitos, que resultou em 33 indiciamentos.

Com a conclusão das investigações e indiciamento dos investigados, o inquérito policial foi encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE), para providências cabíveis e início do processo criminal perante a Justiça.

Conforme o delegado titular da Delegaica de Repressão ao Entorpecentes (DRE), Vitor Hugo Bruzulato,  foram aproximadamente cinco meses de investigações, com a coleta de elementos robustos da participação de todos os indiciados nos crimes.

Operação “Cleanup"

Cinquenta e seis ordens judiciais, entre mandados de prisões e de buscas e apreensões domiciliares foram cumpridos no dia 19 de dezembro por equipes da pela DRE.  

As ordens judiciais, sendo 23 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, foram expedidas pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande, com objetivo de combater a ação de traficantes que atuam, principalmente, no município.

Nome da operação

Cleanup traduzindo para o português significa Limpar/Limpeza, em alusão à limpeza da intensa criminalidade e violência em Várzea Grande. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • rico | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 11h29
    0
    0

    rico, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Valter | Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020, 06h31
    0
    0

    Bode expiatório da tchurminha que sempre dominou o pedaço.

  • ana | Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020, 19h01
    0
    0

    estamos de olho vereadores. este anotem eleição. aproveito para pedir NÃO VAMOS REELEGER NINGUEM EM VG ECUIABA

Redes sociais, lives e efeito colateral

Em tempo de coronavírus, as redes sociais têm sido fundamentais para disseminar informações. As plataformas são utilizadas, por exemplo, para realização de coletivas, mas, nesta segunda (6), houve um efeito colateral. O governador Mauro Mendes e o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo foram "vítimas" de ferramenta de animação do Facebook. Os dois falavam sobre ações para combater a doença...

DEM agora sem amarras dos Campos

frankes siqueira curtinha 400   Sem o controle absoluto dos Campos, como nas últimas duas décadas, desde quando era PFL, o DEM, que não elege vereador em Cuiabá desde 2004, vive melhores expectativas, agora sob comando da ala ligada ao governador Mauro. É presidido pelo secretário de Estado de Governo,...

O pulo de Elias do PSDB para o DEM

elias santos 400 curtinha   Elias Santos (foto), irmão do deputado Wilson, agiu como estrategista na construção de sua pré-candidatura a vereador por Cuiabá. Concluiu que teria mais dificuldades de obter êxito nas urnas no PSDB porque os dois vereadores tucanos que vão à...

DEM e voz na Câmara após 16 anos

marcelo bussiki 400 curtinha   O DEM (antigo PFL) passa a ter voz na Câmara da Capital 16 anos depois. Aproveitando a janela de março em que a Justiça Eleitoral permite mudança de legenda sem risco de perda do mandato, dois vereadores migraram para o Democratas, sendo eles Marcelo Bussiki (foto) e Gilberto Figueiredo, que...

MDB agora com 2 na Câmara-Cuiabá

juca do guaran� curtinha 400   O MDB do prefeito Emanuel Pinheiro, que não elegeu vereador em 2016 em Cuiabá, agora ganha duas vozes na Câmara. Tratam-se de Juca do Guaraná (foto), militante histórico do nanico Avante que resolveu migrar para a legenda emedebista, e do recém-empossado...

PT segue sem voz na Câmara-Cuiabá

bob pt 400 curtinha   O PT, presidido em Cuiabá por  Elisvaldo Almeida, o Bob (foto), está mesmo "queimado" e sem prestígio. Em meio ao troca-troca de partido entre os vereadores cuiabanos, aproveitando a janela de março, cujo prazo para mudanças para quem deseja se candidatar em outubro encerrou-se neste...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.