Legislativo

Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019, 16h:00 | Atualizado: 15/11/2019, 10h:26

embarque e desembarque

Câmara obriga companhias a dizer que o aeroporto Marechal Rondon fica em VG

A Câmara de Várzea Grande aprovou, na sessão ordinária dessa quarta (13), o Projeto de Lei de autoria do vereador Rogerinho da Dakar (PV), que obriga as companhias aéreas comerciais de transporte de passageiros a mencionar à tripulação o nome da cidade de Várzea Grande como destino ou chegada no Aeroporto Internacional Marechal Rondon. Foram registrados 18 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.

A proposta obriga o comandante da aeronave a anunciar durante as boas-vindas aos passageiros, sua chegada em Várzea Grande. Atualmente é anunciado pelas companhias aéreas como cidade destino, a capital Cuiabá, tanto no embarque quanto no desembarque no aeroporto.

“Quando as notícias são boas o aeroporto Marechal Rondon é de Cuiabá, mas quando são ruins ele é de Várzea Grande? Temos que valorizar nossa cidade. Nosso objetivo é manter a identidade do município aos que chegam ou passam por aqui.  Várzea Grande é uma cidade de grande porte, próspera e independente e tem que ser conhecida e reconhecida como tal”, justificou Rogerinho da Dakar.

Reprodução

rogerinho dakar

O vereador Rogerinho da Dakar, autor do projeto de lei (ao lado) aprovado com 18 votos pela Câmara de VG, determinando conduto de comandantes

O vereador Carlos Garcia (PSB),  relator do PL na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara de Várzea Grande, votou contrário à aprovação. No relatório, alegou que embora seja favorável no mérito, a proposta não atende à constitucionalidade, contrariando a norma hierárquica superior: “Sendo de competência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) editar normas de procedências de pouso e decolagens”, cita.

Com o projeto aprovado, caberá ao Poder Executivo deliberar sobre a inconstitucionalidade ou pela sanção da lei. A prefeita Lucimar Campos (DEM) tem 15 dias para decidir.

Lucimar é favorável ao mérito, mas entende que o município não pode legislar sobre normas de aviação. Por isso, já procurou a Infraero solicitando a mudança e ainda não obteve resposta.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Dos Santos | Sábado, 16 de Novembro de 2019, 12h05
    4
    1

    Que diferença essa mudança irá fazer para vida dos Cuiabanos e Várzeagrandenses? Nenhuma! Na verdade, esse aeroporto foi criado para atender a capital Cuiabá, por questões topográficas e de melhores condições operacionalidade, o estado de MT doou essa área localizada em VG para o ministério da aeronáutica construir o aeroporto Marechal Rondon. É só dar uma consultada na historia de criação do aeroporto. Mas, para não gerar polêmica, acredito que hoje o aeroporto deva pertence as duas cidades. Acredito que os vereadores de VG devam ter coisas mais importantes para se preocupar, como cobrar a implantação de uma rodovia decente para cidade que só tem uma simples parada de ônibus nestes mais de 150 anos de existência. VERGONHA!!

  • Mister | Sábado, 16 de Novembro de 2019, 10h24
    4
    0

    O principal aeroporto de São Paulo que fica em Guarulhos é aeroporto de São Paulo. O aeroporto de Curitiba fica em Pinhais. Por que os vereadores de VG não cobram a prefeita para levar à população? VG é uma vergonha.

  • Vereador Cuiabá | Sábado, 16 de Novembro de 2019, 08h56
    3
    0

    Cuidado! De repente Cuiabá resolve instalar um aeroporto mais moderno e tchau! Fica a dica

  • Edson | Sábado, 16 de Novembro de 2019, 07h21
    0
    5

    Sou poconeano mas passo por VG quase que diariamente para ir a Cuiabá, ja havia notado sobre essa questão. Se o aeroporto está em VG porque mencionar outro município. Como foi mencionado em outro comentario quando é para falar mau é VG mas a parte boa é Cuiabá. Sei que não vai fazer muita diferença pois quem usa o aeroporto sabe que está em VG mas temos que valorizar oque é nosso e no caso o aeroporto é de VG. Parabéns vereador pela iniciativa.

  • Os Varzeagrandenses | Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019, 20h22
    0
    7

    Parabéns Vereador Rogério! Pela brilhante indicação! Nós Varzeagrandenses temos que dar valor em termos um Aeroporto Internacional na nossa cidade Industrial!

  • Paula Tejando | Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019, 18h47
    4
    0

    Primeiro mandato e fazendo besteiras. Será que o município não tem outras prioridades nobre vereador?

  • Lima | Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019, 15h38
    3
    0

    É só anunciar assim, bem vindos ao aeroporto marechal Rondon que fica em vg, região metropolitana de Cuiabá. Simples nem precisa de lei

  • Rico | Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019, 21h25
    5
    2

    Esse é um abestalhado

  • alexandre | Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019, 19h54
    7
    1

    É pra isso,. que serve vereadores ? Pode extinguir..

Prefeito de Sapezal e aditivo com 15%

valdecir casagrande 400 curtinha sapezal prefeito   O prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande (foto), autorizou o quarto aditivo de um contrato sem licitação, firmado em 2019 entre o município e a Casa de Saúde Santa Marcelina. Chamam atenção o valor e o aumento. A continuidade do atendimento aos...

Partidos acirram disputa a vice de Léo

leonardo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito emedebista Léo Bortolin (foto), um dos mais bem avaliados gestores mato-grossenses, convive com uma disputa acirrada de pretendentes ao cargo de vice-prefeito de sua chapa. A corrida por novo mandato está tão confortável que Léo praticamente não tem...

MDB e PRB devem se juntar em ROO

luizao 400 curtinha   Ao menos dois blocos de oposição em Rondonópolis estão levando a sério a observação do ex-governador e ex-senador Blairo Maggi, para quem Zé do Pátio ganharia a reeleição numa boa se o município tiver várias candidaturas. Ou seja, quanto...

Parlamentares numa disputa cômoda

thiago silva 400 curtinha   Parlamentares que estão se aventurando na disputa a prefeito nada têm a perder. Não precisam nem se afastar dos mandatos para concorrer ao pleito. Em caso de derrota nas urnas de novembro, continuam com suas cadeiras garantidas até 2022 (situação de estadual e federal) e...

Sob recall e apoiamento de Bolsonaro

roberto franca 400 curtinha   Mesmo isolado e sem grupo político da época em que foi prefeito por duas vezes, Roberto França (foto), filiado ao nanico Patriota, não desiste da pré-candidatura em Cuiabá. E há um motivo forte que o deixa empolgado. Seu nome vem se consolidando como o segundo nas...

Prejuízos para Acorizal de R$ 753 mil

clodoaldo monteiro 400 curtinha acorizal   O conselheiro interino Moisés Maciel concedeu medida cautelar proposta pela secretaria de Controle Externo de Contratações Públicas do TCE, suspendendo de imediato um termo de parceria, em vigor desde 2017, entre a prefeitura de Acorizal e a Oscip Iso Brasil. Foi descoberto...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.