Legislativo

Quarta-Feira, 30 de Abril de 2014, 18h:51 | Atualizado: 01/05/2014, 11h:07

Senado

Cidinho reage contra resolução que altera o nome da Ala Filinto Müller

Cidinho dos Santos

 Senador Cidinho Santos defende Ala em homenagem  a Filinto Müller

O senador Cidinho Santos (PR) fez pronunciamento contra a resolução do Senado que muda o nome da ala Filinto Müller para Ala Luís Carlos Prestes. O projeto de autoria da senadora Ana Rita (PT-ES) já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com parecer favorável do relator, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Agora, a matéria depende de da aprovação da Comissão de Direitos Humanos (CDH) e da Mesa Diretora para entrar em vigor.

   Para Cidinho, a resolução fere a imagem do político que foi senador por quatro mandatos, exercendo a liderança do  antigo PSD e do governo Juscelino Kubitschek. O republicano também lembrou   que Filinto Müller exerceu 40 anos de comando político em Mato Grosso.

 Cidinho ainda afirma que  a proposta da senadora petista fere a imagem e a honra de Filinto Müller. "Como representante de Mato Grosso,  não posso ficar calado diante de tamanho disparate e considero uma ofensa essa proposta”, disparou.

 Conhecido em âmbito nacional   pela atuação como chefe da polícia política de Getúlio Vargas, Filinto Müller é lembrado pela senadora Ana Rita pela prática de tortura no Estado Novo e por simpatia aos ideais nazistas. Já Prestes, que foi senador pelo PCB, é considerado umas das principais vítimas da repressão comandada pelo mato-grossense. "Consideramos que seria um gesto importante trocar os nomes da galeria, substituindo um denunciado de cometer prisões arbitrárias, transgredir a democracia e os direitos humanos, passando a homenagear a uma de suas vítimas mais notórias", afirma a petista.  

 Filinto Müller nasceu em Cuiabá, no ano de 1900. Foi eleito senador pela primeira vez em 1947 e exerceu mandatos por 26 anos, com apenas uma interrupção. Em 1973, assumiu a presidência do Senado, mas morreu logo depois num desastre aéreo em Paris. Situado ideologicamente à direita,  também colaborou com a ditadura militar (1964-1985).

Outras alas do Senado homenageiam figuras como Tancredo Neves, Afonso Arinos, Nilo Coelho, Alexandre Costa, Antonio Carlos Magalhães, Rui Carneiro, Dinarte Mariz e Teotônio Vilela. (Com Assessoria)  

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Zé Poxoréo | Sexta-Feira, 02 de Maio de 2014, 11h19
    0
    0

    Nome de uma ala no Senado, com certeza isso irá fazer uma diferença enorme na vida da população matogrossense, parabéns Senador, se não fosse o o senhor encabeçar esse grandioso debate não sei o que seria de nós contribuintes que pagamos seu salário!

  • Gelson Menegatti | Quarta-Feira, 30 de Abril de 2014, 19h53
    0
    2

    Parabéns Senador Cidinho, essa turma do PT se haja dona verdade, são um bando de desorientados isso sim, a história do Senador Muller tem que ser respeitada como o povo mato-grossense também, onde e que se viu por o nome de um comunista na casa do povo! Espero que os demais Senadores Mato-grosenses se junte a defesa de nossa história.

  • antonio gabriel muller | Quarta-Feira, 30 de Abril de 2014, 19h04
    1
    0

    a comissão devia analisar os serviços prestados a população antes de mudar o nome.

Irmão de prefeito não deporá à CPI

francisco faiad 400 curtinha   Por meio de seu advogado Francisco Faiad (foto), Marco Polo de Freitas Pinheiro, o Popó, dono do instituto de pesquisa Mark e irmão do prefeito Emanuel Pinheiro, comunicou oficialmente hoje à CPI do Paletó, da Câmara da Capital, que não irá prestar depoimento nesta...

Nome reserva e vulnerável para IFMT

adriano 400 curtinha   O grupo do reitor Willian de Paula deve consolidar como candidato ao comando do Instituto Federal de Mato Grosso o professor Julio Santos, diretor do Campus de Alta Floresta. A eleição acontece em novembro. Mas há um candidato reserva da cúpula situacionista. Trata-se de Adriano Breunig (foto), que...

Prefeito e sobrepreço em álcool gel

gustavo melo 400 curtinha   O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), e sua secretária de Saúde, Manoela Nunes, têm cinco dias para apresentar defesa prévia ao TCE sobre uma denúncia de superfaturamento na compra de materiais de higienização destinados à prevenção do...

Procon decide fazer audiências virtuais

rosamaria 400 curtinha   Por causa da pandemia, que levou à suspensão dos serviços presenciais, a secretária estadual Rosamaria Ferreira (foto), de Assistência Social e Cidadania, e o adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Edmundo da Silva Taques, decidiram que agora o Procon-MT...

Empolgado e já morando em VG

emanuelzinho 400   O deputado federal Emanuelzinho (foto), do PTB, está tão empolgado com a possibilidade de concorrer a prefeito de Várzea Grande que não só transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para o município vizinho, ainda no ano passado, como também alugou um apartamento...

Prorrogação de mandatos até 2022

Muitos prefeitos e vereadores já trabalham com a hipótese de ganharem mais dois anos de mandato, "esticando" o atual para 2022. O Senado está prestes a aprovar uma PEC para tornar coincidentes os mandatos eletivos. Nesse caso, mandato dos prefeitos, vice e dos vereadores, eleitos em 2016, teria duração de seis anos. E, a partir das urnas de 2022, as eleições passariam a ser gerais para presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.