Legislativo

Quinta-Feira, 03 de Abril de 2014, 10h:05 | Atualizado: 03/04/2014, 14h:32

CÂMARA DE CUIABÁ

Comissão pede a cassação de ex-presidente por quebra de decoro


e Patrícia Sanches

A Comissão de Ética da Câmara de Cuiabá acaba de apresentar relatório favorável à cassação do ex-presidente do Legislativo, João Emanuel (PSD). O grupo responsável pela condução do trabalho entendeu que houve quebra de decoro parlamentar quando o social-democrata diz, em um vídeo, que no Legislativo só tem artistas e, ainda, quando ensina como fraudar licitações na Casa.

Os três membros, Toninho de Souza (PSD), Ricardo Saad (PSDB) e Oséas Machado,  entenderam que Emanuel deve ser punido com a pena máxima prevista no Regimento Interno e no Código de Ética. No iníncio na semana, o Rdnews adiantou que o relatório estava pronto e deveria pedir a cassação do social-democrata. O grupo embasou seu parecer no artigo 20 da Lei Orgânica e no Artigo 7º, inciso 3 do Decreto 201/1965.

Apesar disso,  Oséas divergiu em um dos pontos. Para ele, era necessário aguardar o julgamento do vereador na Justiça. Toninho, por sua vez, ressalta que uma coisa não tem nada a ver com a outra, já que são julgamentos distintos: político e crimanal. Agora, o relatório será encaminhado ao presidente Júlio Pinheiro (PTB), que remeterá à Comissão de Constituição e Justiça que tem 15 dias para avaliar se não há erros antes de encaminhar para votação em Plenário. Para cassar João emanule são necessários 13 votos.

Tensão

Conforme o Rdnews apurou, o cenário hoje é acirrado. Os parlamentares que ainda estão “em cima do muro” quanto ao assunto são Lueci Ramos (PSDB), Chico 2000 (PR), Marcrean dos Santos (PRTB), Maurélio Ribeiro (PSDB), Arilson da Silva (PT) e Oséas Machado (PSC). Já Domingos Sávio (Solidariedade), Clovito Hugueney (Solidariedade) e Allan Kardec (PT) também figuram na lista dos indecisos, mas, no momento, estão licenciados de suas funções, sendo substituídos pelos suplentes Arnaldo Penha, Néviton Fagundes e Cido Mendonça, respectivamente. Embora os vereadores neguem, a onda licenças pode ser uma resposta às pressões popular e política, esta última da parte do ex-presidente.

Relatório está pronto e será entregue na quinta; pedido será pela cassação

Às 10h30 - Ativista é agredida por segurança de Emanuel

 

Davi Valle

ivonete_ativista

Ativista Ivonete Jacob alega ter sido agredida por segurança de João Emanuel

A ativista Ivonete Jacob, ligada ao mesmo movimento que fez passeatas em Cuiabá pelo passe livre, garante que um segurança do vereador João Emanuel lhe deu um soco na cara, minutos após ela abordar o parlamentar e perguntar como ele foi tratado na cadeia. Segundo ela, o social-democrata respondeu: "fui tratado como a sua mãe te trata".

Em seguida, Ivonete relata que afirmou que era bem tratada e o vereador a deixou falando sozinha. O segurança, por sua vez, não teria gostado e lhe agrediu. Em entrevista à imprensa, ela garante que vai registrar Boletim de Ocorrência. Líderes do Movimento de Combate à Corrupção dão apoio a ativista.

Às 10h - Assessora vereador nega agressão

A assessora de João Emanuel, Raquel Faria de Campos Araújo confirmou o bate boca entre a ativista, o vereador e o segurança. Ela garante, entretanto, que não houve agressão física, mas apenas verbal. "Ele (segurança) se rebaixou ao nível dela, ao discutir, mas não houve agressão física", sustenta.  Ivonete já foi conduzida à delegacia para registrar o BO. 

Às 11h04 - Em vídeo, ativista reclama de agressão

Já circula na internet, por meio do perfil do site Extra MT no Facebook, um vídeo gravado segundo após, supostamente, a ativista ter sido agredida pelo segurança de João Emanuel - assista aqui.

Às 11h28 - João Emanuel desafia ativista a provar que agressão aconteceu

Minutos após a ativista Ivonete acusar um segurança de João Emanuel de tê-la agredido, o vereador concedeu entrevista à imprensa e negou a situação. Segundo ele, seu funcionário não deu nenhum soco na mulher. Ele nega ainda ter conversado com a ativista. "Eu sequer troquei uma palavra com ela, não sei do que vocês (jornalistas) estão falando". 

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Rivinha | Sexta-Feira, 04 de Abril de 2014, 10h14
    0
    2

    Ninguém viu alguém batendo em alguém... simplesmente uma descontrolada dizendo que apanhou e ficam condenando sem prova nenhuma...

  • brenno | Sexta-Feira, 04 de Abril de 2014, 06h48
    0
    0

    brenno, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Dornele$ | Sexta-Feira, 04 de Abril de 2014, 06h27
    2
    2

    Nada justifica essa atitude covarde e truculenta!

  • Jackson | Quinta-Feira, 03 de Abril de 2014, 22h14
    3
    3

    Todo e qualquer politico, obrigatoriamente tem e deve ser ponderando, ou seja respeitar todo e qualquer cidadão, afinal ele é um formador de opinião. Agora dizer que não conhece seu funcionário!!! aí já é demais.

  • carlos | Quinta-Feira, 03 de Abril de 2014, 17h23
    4
    5

    não sei se é verdade ou não o fato, mas se for, é uma atitude covarde do segurança, por que não bate na casa de homem? covarde, outro se for verdade essa situação é do joão manoel, outro covarde, agora acha em andar com segurança? ta com medo de que?

  • Ze Luiz | Quinta-Feira, 03 de Abril de 2014, 16h45
    8
    3

    Essa e uma artista, mais falsa que nota de 3 reais, forcou uma situação, ativista, nao passa de uma desocupada, nao estou aqui fazendo defesa do Joao Emanuel, mas ela criou essa situação para se promover, e ainda e uma pessima atriz, nem figir sabe, escandalosa, sem sentimento, so grito sem emocao, queria era camera nela, e so assistir com atencao, vai ver a falsidade da mesma. Fica uma pergunta, em beneficio de quem?

  • Rejane Pereira | Quinta-Feira, 03 de Abril de 2014, 15h38
    2
    6

    HOMEM AGREDIR MULHER EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA É COVARDIA. LÁ NA CÂMARA TEM UMA MULHER VEREADORA, A LUECI RAMAOS, ESPERO QUE ELA NÃO ACEITE ESSA AGRESSÃO CONTRA AS MULHERES. VEREADORES, EM NOME DAS MULHERES PEÇO QUE VOTEM NA CASSAÇÃO DO VEREADOR JOÃO EMANUEL, CONFORME PROCESSO DA COMISSÃO DE ÉTICA DA CÂMARA MUNICIPAL.

  • Jorge | Quinta-Feira, 03 de Abril de 2014, 14h36
    2
    7

    Caros comentaristas, se ela enchei o s.. do João Emanuel ela esta errada, mas agredir e demais. Ele e politico homem publico. Aguente as consequências pelos seus atos. Agressão física e crime. Diga Não a Violência.

  • denis | Quinta-Feira, 03 de Abril de 2014, 14h11
    9
    6

    Quantos votos essa "ativista" Ivonete Representa? Ela ta querendo pertubar um representante eleito PELO POVO com mais de 5 mil VOTOS. Faça me o favor...rss Esta fazendo de tudo por 15 minutinhos de fama. Avisa pra ela se inscrever no BBB (big brother brasil) que ela aparece mais

  • Mtes | Quinta-Feira, 03 de Abril de 2014, 14h05
    7
    4

    Esta mulher deveria estar ocupada em seu trabalho ou cuidado dos filhos e não sair por ai provocando a ira dos outros. Toda ação tem uma reação, Mas, que ela tá forçando um choro, a isso sim, veja o mar de lagrimas dela que inundou a câmera. Kakakakaka é só quer mídia Holoforte. Ou é a mando de alguem que ta na boquinha pra pegar a vaga do Manonel.

MDB em clima de racha em Tangará

joao jose 400 curtinha   Em Tangará da Serra, o MDB enfrenta racha. O prefeito Fabio Junqueira, com apoio de filiados históricos, quer lançar à sucessão municipal o seu secretário de Infraestrutura e antigo gestor do Serviço de Água e Esgoto, Wesley Lopes Torres, sobrinho do ex-vereador Daniel...

Advogados disputam cadeira no TJ-MT

andre pozetti 400 curtinha   É extensa a lista de advogados que estão se movimentando, nos bastidores, para a cadeira vitalícia de desembargador do Tribunal de Justiça, sob indicação do Quinto Constitucional da OAB/MT. Caberá ao Colégio de Conselheiros da Ordem, composto por 33 advogados,...

Max insiste em ficar na 1ª Secretaria

max russi 400 curtinha   Max Russi (foto) ainda não desistiu de continuar na Primeira-Secretaria na próxima Mesa Diretora, mas, como possui menos apoio do que a emedebista Janaina Riva, deve mesmo ocupar outro posto, o de primeiro-vice-presidente. A eleição, que marcará a reeleição de Botelho na...

Deputados criticam membros da CCJ

elizeu nascimento 400 curtinha   Membros da CCJ da Assembleia, especialmente o presidente e o vice, respectivamente, Dilmar Dal Bosco e Sebastião Rezende, foram bastante criticados pelos colegas em sessão nesta quarta. Deputados como Thiago Silva, Wilson Santos e Elizeu Nascimento (foto) disseram que a Comissão, uma das mais...

Testemunhas pra protelar investigação

camila silva 400 curtinha   Os vereadores poconeanos Camila Silva (foto), do PP, e Ademir Zulli (PTB) usaram de uma estratégia jurídica para protelar, ao máximo, a conclusão dos trabalhos da recém-criada Comissão de Investigação e Processantes (CIP) para apurar denúncia de quebra de...

Luta de Misael e asfalto no Despraiado

misael galvao curtinha 400   O presidente da Câmara da Capital, Misael Galvão (foto), está comemorando uma vitória suada: a retomada das obras de pavimentação em toda extensão das ruas Afonso Pena e Oswaldo Correa, no bairro Despraiado. Ele fez várias indicações para...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.