Legislativo

Sexta-Feira, 08 de Fevereiro de 2019, 10h:41 | Atualizado: 08/02/2019, 14h:23

Brumadinho

Senadores de MT assinam CPI e cobram investigação rigorosa sobre rompimento

Os três senadores de Mato Grosso Jayme Campos (DEM), Selma Arruda (PSL) e Wellington Fagundes (PR) assinaram o requerimento para a criação da CPI de Brumadinho, que foi protocolado ontem (7) com 42 assinaturas. Caberá aos parlamentares investigar as causas do rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG). O documento foi entregue à secretaria-seral da Mesa pelos senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Carlos Viana (PSD-MG).

Rodinei Crescêncio

Selma Arruda, Jayme Campos e Wellington Fagundes

Selma, Jayme e Wellington ressaltam impacto de tragédia e cobram investigação do caso

Jayme cobra uma severa e rigorosa investigação para apurar os responsáveis pela carnificina em Minas Gerais. Nesta linha, pondera que as empresas mineradoras têm importância, mas precisam ter mais responsabilidade. “Nós temos que ter alguma coisa mais segura. Esse tsunami matou quase 300 pessoas”, frisa.

Para o democrata, a tendência é que seja criada uma comissão mista, visto que deputados federais também querem investigar o caso e coletam assinaturas.

 Selma, por sua vez ressalta, por meio das redes sociais, que endossou a criação da CPI porque “o Brasil cobra e precisa de uma resposta urgente”.

Na mesma linha, Wellington ressalta que a catástrofe de Brumadinho exige esclarecimentos, por isso resolveu ser signatário da CPI.  “Para buscar explicações e adotar eventuais medidas de responsabilização”.

Ocorrido em 25 de janeiro, o rompimento da barragem de rejeitos da mina Córrego do Feijão, segundo último balanço da Defesa Civil, provocou a morte de 157 pessoas. Deste total, foram identificadas 134 vítimas. As equipes ainda buscam 182 desparecidos. O balanço da Defesa Civil ainda registra a existência de 133 desabrigados, que foram retirados de suas casas, que apresentavam riscos ou foram  destruídas, tendo sido levados a hotéis. Três pessoas ainda estão hospitalizadas.

De acordo com Otto Alencar, que liderou a obtenção de assinaturas, a expectativa é de que a CPI seja instalada ainda em fevereiro. Os líderes partidários indicarão os membros logo após leitura do requerimento em Plenário, prevista para terça (12).

A CPI tem os mesmos poderes de investigação das autoridades judiciais. Os integrantes podem realizar diligências, convocar ministros, tomar depoimentos, inquirir testemunhas e requisitar informações. Segundo Otto, inicialmente deverão ser convocados os responsáveis pela fiscalização em todos os níveis, bem como representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), da Agência Nacional de Mineração (ANM) e outros. (Com informações do Senado e da Agência Brasil).

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Candidatíssima à vereadora em Cuiabá

gisele almeida 400 curtinha   A apresentadora de TV, Gisele Almeida (foto), vai mesmo encarar o teste das urnas como candidata à vereadora em Cuiabá. Irmã do ex-vereador, ex-deputado e hoje conselheiro afastado do TCE, Sérgio Ricardo, ela não perde tempo nas articulações. Recentemente, recebeu no...

Quebra-cabeça para definir a chapa

eduardo botelho 400 curtinha   Eduardo Botelho (foto) está postergando ao máximo a definição dos nomes de sua chapa ao comando da Mesa Diretora. A eleição já acontece no dia 10, na próxima semana. Como 12 dos 24 deputados brigam por espaço, o presidente da Assembleia sabe que, ao final,...

Secretário terá de explicar contrato

alex vieira 400 curtinha   O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira (foto), tem dois dias para apresentar defesa ao TCE sobre uma representação da empresa F. M Paragas, propriedade de Fernando Marcelo, que apontou supostas irregularidades na contratação, por dispensa de...

Presidente da OAB e péssimo exemplo

leonardo campos 400 curtinha   Continua repercutindo muito mal, inclusive em âmbito nacional, o escândalo em que se envolveu Leonardo Campos, o Léo Capataz (foto), que acabou se afastando da presidência da OAB-MT. Deu um péssimo exemplo à sociedade. Ele foi parar na Delegacia, na semana passada, sob...

3 fortes para prefeito de Rondonópolis

ze do patio 400 curtinha   Apesar da "inflação" de prefeitáveis em Rondonópolis, com quase 10 se colocando como virtuais candidatos a prefeito, a disputa deve ficar acirrada mesmo entre três. Um deles é Zé do Pátio (foto), do Solidariedade. Vai tentar o terceiro mandato não consecutivo e...

Ex-deputada vai à vereadora em VG

zilda pereira 400 curtinha   A ex-deputada estadual Zilda Pereira Leite (foto) permaneceu pouco tempo na base dos Campos em Várzea Grande. Chateada por não ter sido renomeada como secretária de Educação, de cuja pasta havia se afastado por problemas de saúde, Zilda se filiou ao PSB, do pré-candidato...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.