Legislativo

Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2019, 18h:16 | Atualizado: 10/10/2019, 07h:00

SINOP

Vereadores votam contra lei para proteger mulheres e são tachados como machistas

Reprodução

Arte projeto mulheres Sinop

Folder com nome e imagem dos vereadores contrários ao projeto em Sinop é divulgado pelas redes sociais

Oito vereadores de Sinop (a 503 km ao Norte de Cuiabá) estão sendo acusados de machismo após terem votado contra o projeto de lei de autoria da vereadora Professora Branca (PL), que obriga bares, casas noturnas e restaurantes a adotar medidas para auxiliar as mulheres que se sintam em situação de risco nas dependências dos estabelecimentos. A matéria  acabou arquivada e os parlamentares estão sofrendo críticas nas redes sociais.

A lista dos vereadores tachados de machistas inclui o presidente da Câmara Remídio Kurtz (PL), além de Leonardo Visera (PP), Adenilson Rocha (PSDB), Blly Dal Bosco (PL), Luciano Chitolina (PSDB), Ícaro Severo (PSDB), Joacir Testa (PDT) e Dilmair Calegaro (PSDB). Um meme com as fotos dos parlamentes já circula no Whatsapp.

Pelo projeto de lei, o auxilio a mulher será prestado pelo estabelecimento mediante a oferta de acompanhamento ao carro, outro meio de transporte como táxi ou Uber ou até mesmo comunicação à polícia. Avisos deveriam ser fixados nos banheiros femininos ou em qualquer ambiente do local, informando a disponibilidade do estabelecimento para o auxílio para quem se sinta em situação de risco.

 Além disso, os estabelecimentos deveriam capacitar os funcionários para o efetivo cumprimento da legislação. Em caso de descumprimento, o texto previa advertência e multa em caso de reincidência, cujo valor seria destinado a entidades ou órgãos que atuam na proteção das mulheres vítimas de violência em Sinop.

Diversos estabelecimentos pelo Brasil oferecem o auxílio sem necessidade de lei. Um bar chamado Red Show, localizado em Santo André (SP), foi pioneiro nessa prática criando um “drink falso" que funciona como pedido de socorro.  

Gilson Carlos de Almeida Costa

Professora Branca

Professora Branca durante seu discurso na tribuna da Câmara de Sinop, quando defendeu a aprovação de projeto em prol das mulheres da cidade

O cartaz com aviso do drink foi colado no banheiro feminino do estabelecimento. Caso alguma mulher esteja se sentindo em perigo, ela pode pedir o drink "La Penha". Assim, a pessoa que estiver trabalhando no bar irá acompanhá-la até um táxi, carro ou até mesmo chamar a polícia se for necessário.

"Ei, moça. Você está em um encontro que não está indo muito bem? Você está num encontro e a pessoa não é quem ela dizia ser? Você não está se sentindo segura? Estamos aqui para ajudar", diz o cartaz. "Não se cale. Não tenha medo. Você não está sozinha, estamos aqui para te ajudar."

Outros estabelecimentos já estão fazendo o mesmo, colando cartazes em que especificam o nome do drink que a mulher deverá pedir caso precise de ajuda.  A rede estadunidense Hooters criou o “Angel Shot”. Caso seja necessário chamar a polícia, as mulheres pedem o drink com limão.

Até o momento, apenas dois vereadores se manifestaram nas redes sociais sobre o voto contrário ao projeto  da Professora Branca. Adenilson Rocha, que é coordenador do MBL em Sinop, sem citar nomes, diz que quem o chama de machista  quer “dividir a população entre A e B",  disse que Hitler dividiu alemães e judeus e acusa seus detratores de “hipócritas”. Já Ícaro Severo alega que não é machista e sustenta ter votado favorável a diversos projetos de autoria da colega vereadora.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Bruno | Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2019, 22h09
    0
    3

    Não entendi o comentário do tal machista FEMINAZI... acaso você é adepto a esta prática criminosa contra mulheres também? Em que trecho consta algo que se refere à "extorsão" do comerciante? Você acha que veio a este mundo com o único objetivo ficar rico? Pois deixa eu te bater uma real camarada, a nossa função neste mundo é essencialmente buscar a nossa evolução, o que incluiu servir ao próximo, principalmente, a quem está em uma situação de risco à sua integridade física e mental. Muito triste ver gente como você, tão pobre de espírito. Homens como você têm muito o que aprender ainda!!!

  • Feminazi | Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2019, 20h24
    5
    2

    Projeto nada a ver. Mais uma maneira de extorquir o comerciante. Parabéns vereadores!

  • Gladston | Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2019, 18h56
    3
    3

    Eu chamaria esses vereadores de CANALHAS, machista seria um elogio à eles!

DEM e voz na Câmara após 16 anos

marcelo bussiki 400 curtinha   O DEM (antigo PFL) passa a ter voz na Câmara da Capital 16 anos depois. Aproveitando a janela de março em que a Justiça Eleitoral permite mudança de legenda sem risco de perda do mandato, dois vereadores migraram para o Democratas, sendo eles Marcelo Bussiki (foto) e Gilberto Figueiredo, que...

MDB agora com 2 na Câmara-Cuiabá

juca do guaran� curtinha 400   O MDB do prefeito Emanuel Pinheiro, que não elegeu vereador em 2016 em Cuiabá, agora ganha duas vozes na Câmara. Tratam-se de Juca do Guaraná (foto), militante histórico do nanico Avante que resolveu migrar para a legenda emedebista, e do recém-empossado...

PT segue sem voz na Câmara-Cuiabá

bob pt 400 curtinha   O PT, presidido em Cuiabá por  Elisvaldo Almeida, o Bob (foto), está mesmo "queimado" e sem prestígio. Em meio ao troca-troca de partido entre os vereadores cuiabanos, aproveitando a janela de março, cujo prazo para mudanças para quem deseja se candidatar em outubro encerrou-se neste...

Deputado, única causa e os interesses

xuxu 400 curtinha   Xuxu Dal Molin (foto), deputado pouco atuante e limitado a defender a bandeira do agronegócio, é mais um daqueles que demonstram, na prática, usar a política para beneficiar os seus. De familiares de agricultores, Xuxu bateu duro, se posicionando contra a proposta encaminhada pelo governador Mauro...

Vereadores de ROO e trocas de siglas

fabio cardozo 400 curtinha   Em Rondonópolis, praticamente a metade dos vereadores está aproveitando a janela, que se encerra neste sábado, para mudar de partido, e já com as atenções voltadas à reeleição. E, com a dança das cadeiras, o Solidariedade do prefeito Zé do...

Podemos absorve a turma do barulho

O Podemos conseguiu juntar no seu diretório em Cuiabá a turma do barulho. Dela fazem parte dois com mandatos cassados, Abílio Júnior, que perdeu a cadeira de vereador por quebra de decoro, e a senadora Selma Arruda, cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico, mas que ainda continua no cargo. Selma impôs condições para seguir no partido. Chegou a negociar ida para o PSC. E ganhou a presidência municipal do Pode, forçando o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.