Legislativo
Quarta-Feira, 02 de Dezembro de 2020, 18h:21 | Atualizado: 02/12/2020, 18h:28
AL aprova em 1ª votação projeto que barra extinção da Empaer, mas ainda há riscos
Andhressa Barboza
Reprodução

Foi aprovado em primeira votação na Assembleia, o Projeto de Lei Complementar nº 49/20 que tenta barrar a extinção da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, a Empaer. Os deputados foram unânimes na votação desta quarta (12) e acolheram o texto original, proposto por Wilson Santos (PSDB).
Mas para garantir a manutenção da Empaer ainda há longo caminho a percorrer. Isso porque depende agora de parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) para ir a segunda votação. Os deputados ainda precisam convencer o governador Mauro Mendes (DEM) a não vetar o texto, pois ele as empresas públicas estão na mira do gestor desde que assumiu o cargo em janeiro de 2019.
Na base de Mauro, Wilson ainda não bateu de frente com o governador a quem tem defendido em vários momentos no parlamento. A boa relação pode sinalizar que ele tenha o aval do chefe do Executivo para dar andamento no assunto. Em plenário, destacou a relevância da entidade para a história do Estado e considera que há muitas famílias da agricultura familiar que se beneficiam do trabalho da Empaer.
“A Empaer está incentivando boas práticas rurais e difundindo novas tecnologias para gerar e garantir o desenvolvimento econômico, social e ambiental da família rural. Os avanços e as transformações de realidades de produtores e municípios, nos 55 anos de história, são indicadores de que a Empresa cumpre sua missão”.
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
Ellen Costa | Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020, 09h5260
Quando se tem um governo truculento e míope e se pode contar com o bom senso dos Deputados que representam todas as regiões de MT o resultado beneficia quem precisa, ou seja, os Agricultores Familiares. Aqueles que produzem os alimentos que estão na nossa mesa, pq não comemos algodão.
-
Pedro | Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020, 09h3160
As empresa que estão na mira do gov, são empresa que produz, exp: MTI na informação, tudo que o estado recebe e paga passa pelos processadores e novos sistemas para alavancar o estado, Empaer na agricultura e assim por diante, o gov deu um tempo para as empresas se organizarem, está ai o resultado todas progredindo, agora está na hora de tirar a extinção.
-
AIRES | Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020, 09h0690
Parabéns deputados por estarem apoiando a AGRICULTA FAMILIAR DE MT. pois é isso que significa a aprovado dessa PLC.
-
oscar domingues | Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020, 06h54110
As dificuldades do setor estão no começo. Verticalizar a produção com tecnologia sofisticada exigirá muito estudo, preparo, convencimento e grandes investimentos. O governador não acredita mesmo que poderá dispensar uma empresa de fomento ao agro com a expertise dos técnicos da Empaer. Prefiro acreditar que está apenas blefando, cutucando nos brios dos parceiros de jornada.
Confira também:
- Fevereiro de 2021
-
Legislativo / CÂMARA
De MT, só Bezerra e Rosa Neide votam contra admissão da "PEC da Impunidade"
-
Legislativo / DESCONTO DE 14%
AL e Governo fecham acordo para isentar os 658 inativos de MT com doenças raras
-
Legislativo / APOSENTADOS
Deputados citam isenção de alíquota à educação e em casos de doenças graves
-
Legislativo / REDE PÚBLICA
Thiago Silva propõe "auxílio internet" para professores e estudantes de Mato Grosso
-
Legislativo / Deixará CCJR
Sílvio Fávero diz que será retaliado pelos colegas e até sai do grupo de Whatsapp