Legislativo

Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 12h:07 | Atualizado: 29/09/2020, 18h:03

SEXISMO NA CÂMARA

Contrário a voto, Abílio chama Zamproni de "palitosete"; ela o acusa de machismo

Rdnews/Montagem

Luciana Zamproni e Abilio J�nior

A suplente de vereadora Luciana Zamproni e o vereador Abílio Junior, que discutiram na sessão desta 3ª, após votação de relatório contra prefeito

A primeira vereadora a assumir uma vaga na Câmara de Cuiabá desde 2017, Luciana Zamproni (PMB) teve direito de resposta após sofrer agressões verbais dos colegas na primeira sessão que participa. Aos gritos, o vereador Abílio Júnior (Podemos) apelou para termos sexistas e misóginos, como “palitosete”, ao se referir à vereadora de quem discordou do voto durante a sessão que arquivou o pedido de afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), nesta terça (29).

“Lava sua boca para falar de mim e de todas as mulheres, você não fez nada. Inútil é você que só sabe gritar. Isso é o que mulher sofre todos os dias. Ouço todos os dias homens gritando. Volta aí e vê o que você fez pelas mulheres? Nada. Abaixa a sua voz para falar do meu sobrenome. Vá estudar a Constituição Federal, nunca me procurou como secretária, e ainda você foi lá e questionou existir a secretaria da mulher”.

Indignada com a postura do colega, Luciana ainda lembrou que Abílio foi contrário à criação da secretária municipal da Mulher que visa conduzir políticas públicas para conter a violência de gênero. Os índices de feminicídio crescimento de 68% neste ano.

Abílio, que é candidato à prefeitura na oposição de Emanuel, tendo o vereador Felipe Wellaton (Cidadania) de vice, não concordou com o arquivamento das investigações. Dos 15 votos pelo arquivamento, somente o da vereadora foi destacado por mais de um parlamentar, que optaram por citar o fato da vereadora ser mulher. Além de Abílio, Diego Guimarães (Cidadania) criticou a colega pelo voto.

“Que decepção essa mulher, Luciana Zamproni, e ainda vem dizer que representa a secretaria das Mulher. Parece uma ‘palitosete’, mulher que vem defender o paletó. Decepção a todas as mulheres, aqui tem mulheres assistindo e as mulheres não se sentem representadas por você, ainda bem que não será candidata e não voltará para a Câmara e nem nada. Fez feio, deveria se arrepender e tomar vergonha na cara”, disse Abílio exaltado.

Já Diego, que também se referiu a outros colegas, ainda destacou o fato da vereadora ser mulher para criticar sua postura. “Eu respeito a senhora como pessoa, como mulher, mas como política penso que entrou muito mal neste parlamento ao passar a mão na cabeça de um prefeito manchado por corrupção”.

O presidente da Câmara Misael Galvão (PTB) deu o direto de resposta a Luciana “por ter sido atacada, além do tempo de justificativa de voto que tem direito”. A última mulher a assumir uma vaga na Câmara foi Lueci Ramos (PSDB) em 2017 ao substituir Adevair Cabral (PSDB) durante um mês. Já Zamproni deixou o cargo no Executivo de Cuiabá para assumir a vaga de Chico 2000 (PL), após a posse de Ralf Leite (MDB) ter sido suspensa.

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Moreira | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 21h36
    0
    0

    E não é paletozete? Tá errado?

  • Roberto Júlio | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 18h06
    1
    2

    Tá de brincadeira Abílio, em quatro anos na Câmara Municipal não tem um projeto de lei aprovado, é ruim hein...

  • MAEDINA | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 15h59
    1
    6

    TO HORORISADA UM. CIRCO. DA. PIOR QUALIDADE....ATAQUE ELA. UMA. MULHER...UMA. V. E. R G. O. N. H. A.

  • Zé Alves | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 15h49
    6
    5

    Mue vestiu o paletó

  • marta | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 15h27
    14
    8

    esse abilio ja era pra ter saido da camara municipal faz é tempo , dia 31 de dezembro pega seu banquinho e saia de mancinho demagogo.

  • Mari | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 15h20
    13
    8

    Ele não respeita as mulheres ! E ainda quer ser prefeito ??!! Só mostrou quem ele realmente é....

  • Anselmo | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 15h14
    13
    6

    No mínimo uma camisa de força para o fera ai..... Completamente desequilibrado!

  • Ze da roça | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 14h51
    10
    15

    NÃO TENHO LADO NA POLÍTICA MAS, VEREADOR ABÍLIO É VEREADOR MODERNO QUE FISCALIZA, POR ISSO É ATACADO SE FOSSE BANDIDO LADRÃO AÍ SERIA EXALTADO POR MEIA DÚZIA DE FIGURINISTA.

  • FRANK SABIÁ | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 14h40
    18
    6

    Eu Acompanhei a Sessão, mas antes li algo sobre o Vereador Abilio no site Midianews onde o mesmo se diz "SubCelebridade" por suas açoes negativas no Parlamento Municipal. Hoje ao Atacar a nobre vereador Luciana, mais uma vez Ele se Perde. O Marcelo Bussiki foi o autor da CPI do Feminicidio, o que será que Ele faria caso na Sessão estivesse???, uma MULHER foi atacada.

  • falei | Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, 13h52
    25
    8

    Quem não respeita opiniao contraria não esta preparado para a politica.Jamais se pode ir para o campo pessoal, atacar a raça, credo, crença.Lamentavel o posicionamento deste vereador, que certamente não será Prefeito.

Rejeição a Abílio sobe e cai a de EP

abilio junior 400 curtinha   Nos últimos 15 dias, o candidato a prefeito da Capital, Abílio Júnior (foto), do Podemos, viu a rejeição aumentar 12 pontos percentuais, quase um por dia, saindo de 19% para 31%, de acordo com a nova rodada da pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta pela TV Centro América....

Fávaro deixa governador em saia-justa

carlos favaro 400 curtinha   O senador interino do PSD, Carlos Fávaro (foto), que busca a reeleição, deixou o governador Mauro Mendes (DEM) em uma saia-justa em Barra do Garças. Mendes, que já declarou apoio no horário eleitoral ao candidato à sucessão municipal Wellington Marcos, do mesmo...

Sob efeito-cavalo paraguaio em ROO

thiago muniz 400 curtinha   Em Rondonópolis, o candidato a prefeito, vereador e empresário Thiago Muniz (foto), se transformou num cavalo paraguaio, expressão muito usual no futebol quando se refere a um time que dispara no início do campeonato mas, lá pela metade, começa a cair pelas tabelas. Acreditava-se...

Lula na TV deve afundar mais Julier

lula 400   O advogado Julier Sebastião da Silva, que disputa pela segunda vez a Prefeitura de Cuiabá - na primeira, em 2016, pelo PDT, ficou em terceiro lugar e, agora, pelo PT -, levou para o seu horário eleitoral o ex-presidente Lula (foto). A participação, com pedido de voto para Julier, da maior...

Na contramão dos investimentos

jose wenceslau 400 curtinha   Ao invés de reconhecer e aplaudir a iniciativa do governo estadual, que anunciou investimentos de R$ 9,5 bilhões em obras e ações, sendo R$ 6 bilhões (63%) de recursos próprios, a Fecomércio-MT, sob José Wenceslau Júnior (foto), reagiu com críticas....

Filho de ex-deputado rumo a vereador

willy taborelli 400   O coronel PM da reserva e ex-deputado estadual Perry Taborelli, que concorreu e perdeu para prefeito de Várzea Grande em 2016, lançou de novo o filho à cadeira de vereador. Trata-se do jovem advogado Willy Jacyntho Taborelli (foto), de 32 anos. Desta vez, ele concorre pelo PV. Na eleição...