Legislativo

Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2010, 20h:24 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

CPI da Saúde

Dentistas denunciam ingerência da gestão Wilson em oitiva na AL

Gustavo de OliveiraSérgio Ricardo  O presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas, Gustavo de Oliveira, foi ouvido nesta quinta (25) pelos membros da CPI da Saúde, instalada pela Assembleia para investigar a forma com que o prefeito Wilson Santos (PSDB) gerencia os recursos enviados pelo Estado para o setor. Com a sala de comissões lotada de profissionais, o primeiro-secretário da AL e presidente da CPI, deputado Sérgio Ricardo (PR), ouviu as reclamações da categoria. Mais de 100 cirurgiões dentistas marcaram presença e reforçaram as insatisfações.

   A oitiva foi marcada pelas denúncias de perda de recursos e deterioração de equipamentos para funcionamento dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Segundo Gustavo, as máquinas foram doadas pelo Ministério da Saúde para a implantação do centro. O problema é que o prazo termina nesta sexta (26) e, até agora, nada foi feito. “Recursos estão parados sem motivo aparente. Tudo indica ser irresponsabilidade do prefeito”, diz o sindicalista. A implantação dos CEOs deveria ser feita com a parceria entre estado, município e o governo federal, que repassou parte dos recursos. A CPI promete questionar a prefeitura sobre o porquê do convênio não ter sido efetivado. 

   Gustavo aproveitou para reiterar a falta de diálogo com a prefeitura em relação ao trabalho precário dos dentistas. Além de melhores condições de atendimento, os profissionais reivindicam aumento do piso salarial. “Temos mais de 200% de defasagem na nossa remuneração”, reclama o presidente do Sindicato.

   Em greve há 30 dias, os dentistas pediram à CPI da Saúde que interfira na negociação com a prefeitura, já que Wilson evita conversar com os profissionais. Cuiabá tem 10 pontos de atendimento, mais quatro de plantão. Ao todo, 5,6 mil pessoas são atendidas por mês, em média. Gustavo alerta que este número não representa nem 1% da demanda reprimida. O sindicalista vai além ao afirmar que ao menos 75% da população cuiabana nunca foi ao dentista.

   Sérgio Ricardo disse que a CPI deverá solicitar informações sobre a perda de recursos no caso da implantação dos CEOs. Ele também vai exigir justificativas para a falta de reajuste salarial. “Estamos alarmados com a falta de gestão da prefeitura de Cuiabá e o descaso para com a saúde da população”, afirmou o republicano.

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • augusto-guto | Segunda-Feira, 01 de Março de 2010, 14h17
    0
    0

    não temos mas confianço nesse gestor tal de wilsom santos que diz ser prefeito de cuiabá,a cidade está em ruinas a saude falida,cada vez que vou na secretaria de saúde tem gente diferente ali sim é uma instituição de cabide de empregos é um absurdo,e muito vergonhoso para nós cuiabanos,esse tal de wilsom não ganha mas nem para presidente de bairro,disso pode ter certeza o povo cuiabano está de olho nesse povo que se candidata somente para adquirir poder e dinheiro. por isso vote nulo que esses candidatos desaparecem pode ter certeza..........

  • antonio oliveira | Segunda-Feira, 01 de Março de 2010, 11h04
    0
    0

    corrigindo sou cirurgião dentista...

  • Antonio Oliveira | Segunda-Feira, 01 de Março de 2010, 10h38
    0
    0

    Continuando o meu desabafo, não faço e numca fiz campanha para politico nenhum em cuiabá, mato grosso e mesmo a nivel nacional. Foi cirurgião dentista em cuiabá mt, concursado na rede municipal, com duas especialidades e mais de onze anos de formado. Estou sempre me reciclando em cursos em cuiabá e em outros estados, atualmente faço curso de stricto sensu em outro estado, faço isso com o meu suado dinheiro que ganho HONESTAMENTE todo dia, não puxo saco de politico nenhum. Não suporto pessoas (cabos eleitorais) que não sabem nada de nada e que aparecem do nada falando bem do prefeito Wilson Santos. Há um desgoverno instalado na prefeitura de Cuiabá. Caso suas cidades estão funcionando em perfeita ordem parabens ao seu prefeito, pois aqui em cuiabá não está ocorrendo isso, por favor mudem para cuiabá e sintam na pele o desgoverno de nosso prefeito, cordial abraços aos senhores...

  • antonio oliveira | Segunda-Feira, 01 de Março de 2010, 09h12
    0
    0

    caro Alinor acho que voce não conhece o prefeito e sua artimanhas, e muito menos cuiaba, por acaso ja visitou a periferia de cuiaba ou ate mesmo os bairros mais nobre com certeza não, provalmente mais é mais um cabo eleitoral do prefeito que não sabe o que fala, convido-o a participar desse picadeiro (circo), vamos trajar junto uma fantasia de palhaço que sabe o carequinha (in memorian. ao nosso amigo de Xingu, quem faz e vive fazendo campanha fora de epoca e competente prefeito Wilson Santos. ao nosso amigo de Santo Antonio respondo que esse 1% apoio o competente prefeito em todas as suas campanhas e falando para o HERODOTO, o grande historiador grego provalvemente devem estar se contorcendo no tumulo após esse comentario de nosso Herodoto matogrossense, gostaria saber o que esse pensador acha do caos instalado em cuiabá, pergunto se ele não quer morar em cuiabá e conhecer de perto a realidade cuiabana, outra pergunta por acaso onde vcs estavam todo esse tempo, acho que vieram para cuiaba participar da reunião no fim de semana com o prefeito para apoia-lo na eleição para governador. convido-os mais uma vez a participar desse grande circo que está montado.

  • João Alfredo da ABO | Domingo, 28 de Fevereiro de 2010, 12h11
    0
    0

    É... Essa prática suja de prometer em campanha e depois não honrar os compromissos, mais isso pra nós é normal, principalmente com os grupos que lhe deram apoio, como foi o caso da reunião da ABO, que eu articulei e dei a idéia para a SMS obrigando que todos fossem para o auditório com a ameaça de que levariam falta, com isso o auditório ficou cheio, isso é que me faz ter nojo dessa política provinciana e coronelista que temos aqui no Mato Grosso, que inclusive eu participo. Na época da campanha o secretário Luis Soares e o candidato Wilson Santos, que são meus amigos do peito, fizeram uma grande coação com os cirurgiões dentistas prestadores, ameaçando demitir quem não apoiasse a reeleição. Só pra cuspir em cima deles meses depois... É isso ai tenho raiva de mim que sou cirurgião dentista e me apelido de odontologo, imagina os outros, é isso mesmo galinho, larga os cirurgiões dentistas, deixa o povo sem saúde, quero mesmo é que vc me arrume logo o negocio dos resíduos sólidos, vc tem que fazer sua parte pelo menos comigo! Pô Wilson vc é meu amigo ou não.

  • GUSTAVO OLIVEIRA | Sábado, 27 de Fevereiro de 2010, 06h53
    0
    0

    NOSSA ENTIDADE NÃO APOIA NEM PT, NEM PSDB, NEM DEM, OU OUTRO PARTIDO, NÃO TEMOS CUNHO POLITICO-PARTIDARIO, TEMOS SIM É UM COMPROMISSO COM A VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO QUE É TRABALHADOR DA SAÚDE E QUE PRA TAL TEVE QUE SE FORMAR E SE ESPECIALIZAR PARA TER CONDIÇÕES DE OFERECER PARA O PACIENTE O QUE É DIGNO, QUEREMOS QUE A RECIPROCA SEJA A MESMA, E POR FAVOR, NÃO CONFUNDA ESTA GREVE COM MOTIVAÇÃO POLÍTICA, ELA TEM MOTIVAÇÃO DESESPERADORA DE QUEM ESTA COM SALÁRIOS DEFASADOS DESDE 1995, 400% DE PERDAS SALARIAIS, SE FOSSE O MAURO MENDES PREFEITO E ESTIVÉSSEMOS NA MESMA SITUAÇÃO, O MOVIMENTO SERIA O MESMO, PONHAM A MÃO NA CONSCIÊNCIA E ME DIGAM SE É JUSTO UM CIRURGIÃO DENTISTA RECEBER 842,00 DE SALÁRIO BASE?

  • Lucília | Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2010, 09h31
    0
    0

    Lendo todos os comentários sinto-me na obrigação de denfender so cirurgiões dentistas. Como usuária do serviço de saúde eu digo: simplesmente fiquei abismada em saber que o meu dentista ganha somente 800,00 de salário. Fui e sou atendida em uma policlínica e digo: o serviço é de qualidade e estou muitíssimo satisfeitra, inclusive fui tratada com todo respeito por quem me atendeu. Leio aqui comentãrios do tipo " quem não está satisfeito que não trabalhe no serviço público" Oras...e quem precisa dele? E quem estudou muito e passou em um concurso? Dentista não tem como montar consultõrio particular, sabe porque? Porque em cada canto da cidade tem um dessas clínicas com preços de baixo custo. Tem mais é que fazer greve mesmo. Tem mais é que cobrar do prefeito, e quem diz que é campanha política que reveja o seu ponto de vista. Eu sou a favor dos dentistas.

  • CUIABANA DECEPCIONADA | Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2010, 09h28
    0
    0

    CUIABANA DECEPCIONADA, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Rondon José de Morais Bento | Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2010, 09h27
    0
    0

    Rondon José de Morais Bento, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Alinor Barbosa de Miranda Lima | Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2010, 09h24
    0
    0

    Ao longo da sua vida pública, que não pode ser desprezada, Wilson Santos desempenhou com competência os mais diferentes cargos tanto no Legislativo quanto no Executivo. De uma hora para outra, porém, aparece um time de cabos eleitorais do outro lado (leia-se: turma da botina), que quer porque quer fazer a cabeça da opinião pública. Ora, não é por aí. O homem é competente, faz política com "P" maiúsculo, Wilson Santos é o nome para o governo do Estado. Com o apoio do povo matogrossense, ele conseguirá defenestrar do poder da turma da botina.

Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...

Euclides, ideia do "calote" e frustração

euclides ribeiro 400 curtinha   O advogado Euclides Ribeiro (foto), que enriqueceu atuando na área de recuperação judicial e hoje detém um patrimônio declarado de R$ 23 milhões, não "decolou" com a candidatura ao Senado. Acreditava-se que sua principal proposta, aquela de recuperar o nome e o...

Empresários revoltados com candidato

vinicius nazario 400 curtinha   Os candidatos a prefeito de Alta Floresta, cidade pólo do Nortão, participaram de uma live nesta terça, organizada pela Universidade do Estado (Unemat). E chamou atenção, vindo a repercutir de forma negativa e provocar certa revolta no comércio local, o comentário do...

Olhar Dados mantém EP na liderança

emanuel pinheiro 400 curtinha   A sexta pesquisa do Olhar Dados sobre intenções de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada nesta terça pelo site Olhar Direto, traz o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) estável, em primeiro, com 31,2%. Em segundo, com 7 pontos atrás, figura Abílio Júnior, com...

Meraldo disputa e contra próprio irmão

meraldo sa 400 curtinha   Meraldo Figueiredo Sá (foto), ex-prefeito de Acorizal por dois mandatos, está rindo à toa. Mesmo com parecer contrário do Ministério Público Eleitoral, por considerá-lo ficha-suja, Meraldo conseguiu deferimento do registro de sua candidatura. E entra no embate eleitoral com...

Gamba e efeito-vice em Alta Floresta

chico gamba 400 curtinha   O agricultor Chico Gamba (foto), que concorre a prefeito de Alta Floresta pelo PSDB, estaria disposto a substituir a vice da chapa, a empresária Roseli Gomes, a Rose da Tradição (PSC), por esta enfrentar forte desgaste político, rejeição popular e até denúncia. Mas,...