Legislativo

Quinta-Feira, 05 de Dezembro de 2019, 12h:35 | Atualizado: 05/12/2019, 19h:28

APOIO A DEPENDENTES

Deputada fala sobre drama familiar e denuncia "delivery de drogas" de luxo

AL

Elizeu Nascimento e Jana�na Riva

Elizeu Nascimento e Janaína Riva falaram sobre a importância das Casas de Apoio

Durante a discussão de um projeto de lei para que o Poder Executivo destine recursos ao tratamento de dependentes químicos, a deputada Janaina Riva (MDB), que presidiu parte da sessão ordinária na Assembleia nesta manhã (5), fez um desabafo em relação aos problemas enfrentados  dentro de casa. “Eu passo por isso na minha família e quando você tem um dependente dentro da sua casa, você tem uma família inteira de doentes", desabafou.

Nesta linha, destaca a dificuldade em se custear um tratamento, especialmente quando as famílias não dispõe de recursos. Ela chegou falar sobre pesquisa de 2014, realizada em Mato Grosso, em que 80% das pessoas ouvidas atribuem ao Estado a incumbência de tratar pessoas com dependência.

A deputada revelou ainda que já chegou a entregar nomes de pessoas -  reconhecidas na casta da sociedade mato-grossense - que fazem “delivery de drogas”. “Se vende droga a luz do dia, e nada é feito. Hoje nós temos duas preocupações, aqueles que querem ser curados e se internar e não tem recursos para isso, e a impunidade que é muito grande”.

Ela citou ainda como exemplo até mesmo a existência de taxistas levando drogas e que a polícia não consegue prender. "O que você tem por traz disso, deve ser algo muito forte. Quando você tem o nome, a placa, o telefone da pessoa e a pessoa não vai presa. E ainda extorquem as família, chantageiam: se me denunciar, eu vou falar que o fulano usa droga. O que que é isso? Tá virando uma banalização, uma coisa que a gente não controla mais".

Quando você tem o nome, a placa, o telefone da pessoa e a pessoa não vai presa. E ainda extorquem as família,chantageiam

Janaína Riva

Por fim, ela cobrou que o secretário de Segurança Alexandre Bustamante seja mais duro em relação ao tráfico de drogas. "Esse povo precisa ir para a cadeia. Todo mundo está indo para a cadeia, vereador, deputado, político, por que não traficante? Quero deixar clara a minha indignação de alguém que já passou por isso na família e não consegue prender”, disse a deputada.

O momento de desabafo de Janaina ocorreu durante a discussão do projeto de Lei 122/2019, de autoria do deputado Wilson Santos (PSDB), que destina 2% da arrecadação do ICMS de bebidas alcoólicas, cigarro e congêneres ao tratamento de dependentes químicos.  

Durante o debate, o deputado Sebastião Rezende (PSC), relatou que existem mais de 100 comunidades terapêuticas no Estado, a maioria evangélica, que tem feito o trabalho de internação de dependentes químicos com muita dificuldade, e que o valor a ser destinado do ICMS deverá ajudar essas instituições. O parlamentar pediu vistas do projeto e vai ter cinco dias para analisar a proposta.

Outro desabafo

Elizeu Nascimento (DC) também fez um desabafo ao defender políticas de ajuda a quem é dependente químico. Disse que atuou por 18 anos na rua, como policial, e reconhece a falha da Segurança Pública em prender pessoas e investigar tudo o que chega. "Há casos que poderiam ter um pouco mais de esforço", critica, pedindo apoio de Bustamant.

Para demonstrar que conhece a fundo o assunto, o deputado detalhou sua atuação junto a pessoas que precisam de ajuda e revelou um drama pessoal vivido no passado. "Eu, quando vivia abaixo do fundo do poço do alcoolismo, já estava acreditando que seria sem-vergonhice e, a partir do momento que eu comecei a ter o conhecimento do que realmente seria a dependência química, a dependência do álcool, comecei a estudar, aprofundar nesse tratamento que passei em algum momento na minha vida e hoje, há 14 anos, eu sou prova viva de que Deus existe"

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • walter liz | Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 09h02
    7
    0

    infelizmente o drama de sua famlia também são de muitas outras, o assunto é bem complexo, mas penso que a sra como deputada, poderia fazer mais para ajudar resolver, algo tipo ampliar discursões sobre nosso codigo penal, questionar e fazer gestão politica na esfera federal com seus pares e também partido, questione nosso STF com suas posições desconectadas de nossa realidade, hoje infelizmente Bandido não tem medo de ser bandido e muito menos traficantes de luxo que normalmente são apoiados por facçoes criminosas organizadas, enfim, precisa tratar o problema na causa, no momento que bandido passar a ter medo de ser bandido pode ter certeza que as coisas melhorarão. obs Critica construtiva.

  • Júlio César | Quinta-Feira, 05 de Dezembro de 2019, 21h57
    13
    0

    Não sou muito fan dessa deputada mas hj tenho que tirar o chapéu para ela pois ela está certíssima nas suas afirmações. Acho que já passou da hora dessas leis mudarem para a prática desse tipo de crime. Pois esses traficantes não estão nem um pouco preocupado com as famílias desses dependentes. Por mim era prisão perpétua

  • joao | Quinta-Feira, 05 de Dezembro de 2019, 18h34
    0
    0

    joao, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Saco cheio | Quinta-Feira, 05 de Dezembro de 2019, 17h41
    9
    1

    Falas inapropriadas e rasas sobre algo tão complexo. A política de maior enfrentamento sobre a demanda com substâncias psicotrópicas tem que ser realizado no âmbito da SAÚDE! Se cadeia solucionasse a questão seria fácil. Mais um ano está terminando e mais uma vez as drogas venceram!

  • Edmilson | Quinta-Feira, 05 de Dezembro de 2019, 17h13
    8
    1

    Temos que cortar o mal pela raiz, isso se resolve com politicas de educação e apreensão de drogas, não vai adiantar enxugar gelo.

  • dildi | Quinta-Feira, 05 de Dezembro de 2019, 16h56
    10
    9

    Obrigada Deputada Janaína por ser tão verdadeira, humana e "gente como a gente". Isso deveria servir de exemplo a todos os políticos desta nação.

Matéria(s) relacionada(s):

Evitando nova polêmica com prefeito

mauro mendes curtinha 400   Mauro Mendes (foto) dá sinais de que pretende colocar um fim ao clima de conflito com Emanuel Pinheiro. Ao menos por enquanto. Uma semana depois de disparar críticas duras ao prefeito da Capital, levando ambos a trocar farpas e acusações, o governador foi perguntado, em dois momentos na...

Janaina, perda de um bebê e repouso

janaina riva curtinha   A vice-presidente da Assembleia Janaina Riva (foto), do MDB, que está em licença médica desde o ano passado, usou as redes sociais nesta terça (28) para comunicar luto familiar. Grávida de gêmeos, a parlamentar lamentou que um deles perdeu os batimentos cardíacos e disse que...

Jayme afirma ter 4 opções para VG

jayme campos 400 curtinha   Em meio ao debate otimista sobre pré-candidaturas do DEM nas cidades pólos, em reunião nesta segunda, no Palácio Paiaguás, Jayme Campos (foto) comentou que, em Várzea Grande, onde sua esposa Lucimar está concluindo o segundo mandato, há quatro nomes sob...

DEM agora tem 5 querendo prefeitura

fabio garcia 400 curtinha   Com o peso de quem comanda hoje em Mato Grosso os dois Poderes políticos, o Executivo e o Legislativo, com Mauro e Botelho, respectivamente, o DEM aposta na conquista não só da Prefeitura da Capital, mas também das outras nove maiores. Dirigentes do partido fizeram espécie de...

Presidente ora por harmonia no TCE

maluf 400 curtinha   Num Tribunal de Contas sob tensão, nada mais aconselhável do que um culto ecumênico para servidores e conselheiros, com participação de padre e pastor, em defesa da harmonia, união e amor no ambiente de trabalho. A ideia partiu do novo presidente Guilherme Maluf (foto), que reuniu...

PDT quer França, mas não pra suplente

allan kardec 400   Embora o deputado e secretário de Cultura do Estado, Allan Kardec (foto), presidente regional do PDT, tenha flertado com Roberto França, tentando atraí-lo para o partido e com expectativa de candidatura, não há nenhum convite para este ser um dos suplentes ao Senado na chapa de Pivetta. A ideia...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.