Legislativo

Quinta-Feira, 08 de Abril de 2021, 14h:50 | Atualizado: 12/04/2021, 14h:35

SEGURANÇA PÚBLICA

Deputado acusa Estado por "fiasco" em vacinação levará caso a Bolsonaro - veja

Reprodução

Emanuelzinho Pinheiro - PTB

 

O deputado federal Emanuelzinho (PTB) foi às redes sociais criticar o Governo do Estado pelo tumulto na vacinação de agentes de segurança pública que deveria ter ocorrido  na manhã desta quinta (8) na Capital, que completa 302 anos. O parlamentar, filho do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), acusou os gestores do Estado de fazer “picuinha” e criar o cenário adverso ao rival do governador Mauro Mendes (DEM).

“Hoje eu não sei o que fizeram, pois receberam vacina carimbada, mas não apareceram com as vacinas e ainda culpam a prefeitura de Cuiabá, justamente porque hoje é aniversário da cidade e querem fazer picuinha. Estão brincando com a vida das pessoas. São baixos, disse me vídeo publicado do Instagram.

Ao comentar as declarações do chefe da Casa Civil Mauro Carvalho, que esteve no local da vacinação para tentar solucionar a situação, Emanuelzinho acusou o governo pelo recebimento de poucas vacinas do Ministério da Saúde. O secretário disse pela manhã que o caos na vacinação teria sido causado por briga política e que a Prefeitura deixou de buscar as doses para imunizar os profissionais.

“Estou vendo uma entrevista do secretário Mauro Carvalho sobre o fiasco e do fracasso que foi a vacinação dele dos agentes de segurança pública. O que corre nos bastidores do Congresso Federal é justamente a incompetência do Governo do Estado em administrar as vacinas em Mato Grosso  que foi o que menos recebeu vacinas por falta de articulação”.

Emanuelzinho é presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal e garantiu que vai levar o caso paro o Congresso e até para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Outro lado

 Em nota, o Governo do Estado alega que  vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da segurança pública, que teria início às 9 horas de hoje, no Senai em Cuiabá, precisou ser suspensa, uma vez que a Prefeitura do município descumpriu o acordo feito Executivo Estadual e não entregou as doses para aplicação.

Conforme o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, todos os procedimentos necessários para garantir a vacinação de 800 profissionais, nesta quinta, foram cumpridos. Na sexta  (09) mais 800 agentes de segurança seriam vacinados em Cuiabá.

“O Governo conversou com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT) e todos autorizaram. Houve um acordo entre o governo e o município de que as doses seriam entregues, já que a Prefeitura é quem tem a responsabilidade de fazer a retirada na Central de Distribuição. A prefeitura capacitou os profissionais de segurança formados na área da saúde para fazer a aplicação. Os profissionais se cadastraram no site da Prefeitura para agendar a vacinação na quarta (07). Tudo foi feito e acordado para dar início hoje. Só posso dizer que esse foi o presente de Cuiabá para os profissionais da segurança no dia do aniversário da Capital”, destacou Bustamante.

Segundo a nota, a Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB) emitiu Resolução também autorizando a destinação de parte das vacinas entregues para imunizar os profissionais de segurança pública . No total, 3,2 mil doses serão destinadas para os agentes. Além disso, o Governo Federal também definiu as forças de segurança como grupo prioritário da vacinação, cuja aplicação é responsabilidade dos municípios em todo o país.

Para o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, a não entrega das doses pela Prefeitura de Cuiabá só pode ser explicada por questões políticas por parte do município.

“O governador Mauro Mendes teve a sensibilidade e conseguiu que as forças de segurança fossem vacinadas e, infelizmente, foi uma total falta de respeito com as forças de segurança pública de Mato Grosso. Quero agradecer à imprensa, pois somente após a denúncia feita do não encaminhamento das vacinas é que a Prefeitura se manifestou e apesar de ter informado que estaria encaminhando as doses que já tinham sido acordadas durante a semana, não o fez. É claro que foi uma questão política e é lamentável, pois demonstra o valor que a Prefeitura de Cuiabá dá aos profissionais que cuidam da segurança de toda a população”, afirmou Mauro Carvalho.

Todos os demais municípios do Estado já iniciaram a vacinação. Rondonópolis, por exemplo, está vacinando os profissionais desde o dia 7.

De acordo com Bustamante, o início da vacinação de todos os 1,6 mil agentes das forças de segurança de Cuiabá deverá ocorrer na sexta, a partir das 9 horas, no Senai, na Avenida XV de Novembro. “Vamos garantir essa prioridade de imunizar todos os que cuidam da segurança das famílias cuiabanas e mato-grossenses”.

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • renato | Sexta-Feira, 09 de Abril de 2021, 15h01
    2
    1

    puxa saco do pai , se não gsta muito vai levar uma peia nessas eleições igaual e VG. Aguardem

  • alexandre | Sexta-Feira, 09 de Abril de 2021, 14h08
    2
    1

    Cuiaba, cidade buraco....crateras no cpa 2....

  • Kleber Ferreira Mendes | Sexta-Feira, 09 de Abril de 2021, 11h20
    7
    1

    Família Shelby e Jacinto, tenho que concordar com vocês! O Nenél Paletó depois que foi reeleito (infelizmente) descansou no berço esplêndido. Nossa querida Cuiabá está sem prefeito, e o secretário de obras creio que seja um dos piores que já vi. Cuiabá está abandonada. É buraqueira atrás de outra, esgoto correndo a céu aberto, uma calamidade só. É preciso passar a reclamação da população no Instagram do Perrenguematogrosso para a prefeitura ir lá e arrumar. A que ponto chegamos, hein? E aquele viaduto da ponte Sérgio Mota? Era para ter sido entregue no ano passado e já estamos em abril. O cuiabano é acomodado demais. Depois que o Abílio e o Wellaton saíram da Casa dos Horrores, ops, quero dizer Câmara de Vereadores, parece que não tem ninguém para cobrar o prefeito, já que este só está pensando nas eleições de 2022.

  • jacinto | Sexta-Feira, 09 de Abril de 2021, 08h46
    8
    1

    Parece que o Prefeito de Cuiabá foi reeleito somente para fazer campanha pra 2022. Antes do Pleito de 2020, para prefeito, era um cara sensato e pensava no melhor para o povo. Mas mudou totalmente, inclusive seu filho com atitudes que só fazem criar antipatia da população. Num momento tão difícil como este, O povo precisa é de vacinação com urgência, senhor deputado deixa de blá blá e mostre ao povo de Mato Grosso pra que foi eleito. O Sr. foi eleito para Mato Grosso, então ajude - parece infantil, vai levar o Caso ao Presidente., grande coisa o sr. está fazendo. 2022 marcará a revolta dos eleitores.

  • jose augusto | Sexta-Feira, 09 de Abril de 2021, 07h12
    7
    2

    Os Deputados tem que votar uma lei que para a Educação ...Saude... e Segurança...teriam que ser profissionais da area e não amigo do Governador...Esse Gilberto não manja nada de Medicina...ele quando ficou doente caiu Fora. ou Estou mentindo.

  • jose augusto | Sexta-Feira, 09 de Abril de 2021, 07h09
    5
    2

    Sr fosse policial idoso...tudo bem...la só tinha bombadinho....Eos idosos ...que é de Lei.

  • Família Shelby | Sexta-Feira, 09 de Abril de 2021, 05h57
    7
    2

    Fato............Cuiabá não tem mais Prefeito! Foi reeleito, pra nada! Reeleição só serve pra uma coisa! Todos sabem o quê! Ahhhhhhhhhh....................fala pro seu Pai liberar logo o estado para fazer a reforma na Trincheira da Jurumirim antes que ela desmorone! E, o Estopa está sendo o pior Secretário de Obras que Cuiabá já teve !

  • Benjamim Flanklin | Quinta-Feira, 08 de Abril de 2021, 16h23
    15
    9

    O que Bolsonaro tem haver com isso. Outra seu pai não cimpre acordo playboy.

  • Flavia Menezes | Quinta-Feira, 08 de Abril de 2021, 16h12
    12
    2

    Ainn não tem vacina, culpa do Bolsonaro, taí as vacinas chegaram. Não era isso que queriam e agora? Incompetência dos nosso gestores estaduais e municipais. Dia 25 de março, estado recebeu vacinas para imunizar pessoas com idade entre 65 a 69 anos. E ainda estamos a passos de tartaruga pra vacinar acima de 70 anos. Cada dia que passa é um dia perdido para essas pessoas. QUERIAM VACINAS. IMAGINA SE TIVESSEMOS VACINA PARA TODA A POPULAÇÃO, O CAOS QUE SERIA. Teriamos vacinas estragando em estoque por incompetência politica de secretários de saude.

  • Leonardo | Quinta-Feira, 08 de Abril de 2021, 16h10
    15
    4

    Este Mauro Menti é muito fraco por isso que MT é o estado que menos recebeu vacina. MT tá do jeito tá graça a sua incompetência e ficam arrumando justificativa para encobrir suas cagadas jogando a culpa na população, prefeitura e no governo federal.

Direitistas encaram pedreira em 2022

gilberto cattani 400   O xadrez político rumo a 2022 se movimenta e a tendência é que os deputados de direita encontrem dificuldade para se reeleleger. Xuxu Dal Molin, Gilberto Cattani (foto), Elizeu Nascimento, Delegado Claudinei e Ulysses Moraes, nem todos defensores fiéis de Bolsonaro, devem buscar novo mandato em meio...

Mauro, desgastes e projeto à reeleição

mauro mendes curtinha   Não há como negar que o governo Mauro Mendes (foto) enfrenta forte desgaste por causa das medidas restritivas de combate à Covid e, principalmente, devido à exigência da sociedade de maior investimento e planejamento na Saúde. Por mais que o Executivo divulgue feitos e liste...

Thiago, respaldo da igreja e reeleição

thiago silva _curtinha_400   O deputado estadual Thiago Silva (foto) começa a labuta pela reeleição e não terá uma tarefa fácil pela frente. Thiago faz parte do grupo da Assembleia de Deus, que sempre prioriza o colega de Parlamento Sebastião Rezende, que vai tentar o sexto mandato. Curiosamente,...

2 suplentes já estreiam em Cuiabá

alex rodrigues 400   Com menos de quatro meses de mandato, dois dos 25 vereadores cuiabanos reeleitos no ano passado já pediram licença para abrir espaço a suplentes. Diego Guimarães (Cidadania) se afastou por 30 dias. Em sua cadeira está Maysa Leão, do mesmo partido. Marcrean Santos (PP) pediu afastamento...

Governista 2 e o desafio da reeleição

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto), que conseguiu retornar à Assembleia "sangrando" nas urnas de 2018, impactado pelo desgaste pela defesa intransigente do Governo Pedro Taques, se prepara para atravessar outro purgatório no próximo ano, em busca de mais um mandato. O deputado tucano carrega desgaste...

Nobres chora a morte de ex-prefeito

flavio dalmolin 400   A pequena e turística Nobres, de 16 mil habitantes, parou neste Feriado de Tiradentes em comoção pela morte, por Covid-19, do ex-prefeito Flávio Dalmolin (foto). Um cortejo percorreu ruas e avenidas, parou em frente ao estádio municipal Balizão e à prefeitura, onde...