Legislativo
Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 20h:18 | Atualizado: 16/01/2021, 08h:42
Deputado bolsonarista pretende proibir vacinação obrigatória em MT - confira
Jacques Gosch
O deputado estadual Sílvio Fávero (PSL), defensor do presidente da República Jair Bolsonaro, apresentou projeto de Lei (Leia aqui) que proíbe a obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso. O texto estabelece que o Poder Executivo, por meio do governador, secretários de Estado ou chefes de órgãos vinculados, não pode estabelecer a obrigatoriedade da imunização.
Fablicio Rodrigues

Seguindo as diretrizes do presidente Jair Bolsonaro, deputado Sílvio Fávero quer proibir a obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 em todo o Estado
Além disso, o PL de Fávero determina que pais e/ou responsáveis poderão escolher pela vacinação ou não dos mato-grossenses com idade inferior a 14 anos de idade.
Segundo o parlamentar, a proposição tem por objetivo assegurar o direito de o cidadão mato-grossense escolher ou não pela sua vacinação contra a Covid-19, visando estabelecer que o direito de escolha é individual. Afirma ainda que busca evitar que a vacinação seja compulsória porque, na sua opinião, existe insegurança quanto à eficácia e eventuais efeitos colaterais das vacinas.
“Onde apresentam um risco que, sem dúvida alguma, é irreparável, já que os efeitos a curto, médio e longo prazo da vacina são desconhecidos, a obrigatoriedade de ser vacinado se mostra inconstitucional, já que colocará vidas em risco”, argumenta na justificativa.
“A vacinação compulsória nesse caso será um verdadeiro teste em massa na população brasileira, que será exposta a riscos potenciais e irreparáveis, em violação aos mais elementares direitos fundamentais assegurados pela Constituição Federal de 1988”, completa o parlamentar.
Resposta a Botelho
Na verdade, Fávero apresentou o projeto de lei em resposta ao presidente da Assembleia Eduardo Botelho (DEM). O democrata propôs o Programa Emergencial de Vacinação contra a Covid-19 impondo restrições para quem não se vacinar em Mato Grosso, o que na prática torna a imunização obrigatória.
Segundo o projeto de Lei, será obrigatória a comprovação de imunização para ingresso nas creches, estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior, públicos ou particulares, de crianças, alunos, professores, funcionários e prestadores de serviço.
Também será necessário apresentar o comprovante para embarque em aeronaves, embarcações, trens, ônibus, metrô e demais modais de transporte.
A comprovação de imunização ainda será necessária para obtenção de documentos públicos, inscrição em concursos públicos, ingresso em cargos públicos e demais modalidades de prestação ou relação com poderes públicos.
Postar um novo comentário
Comentários (14)
-
Zeca Valeiro | Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021, 11h2001
Eu vou me vacinar. Mas o deputado está com a razão, pois a Constituição não obriga a vacinação de nenhum adulto. Apenas de recem nascidos à idade escolar.
-
Pedro | Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 17h50910
Beleza estao todos condendando, ai seu filho toma vacina da uma reaçao e morre E ai? Quem responsabilizar. Eu acho errado ser obrigatorio pois ja foi mostrado reacoes as pessoas que tomaram, inclusive ha recomendacao nos Estados Unidos que alergicos nao tomem a vacina. Sera um teste em massa e ai vcs vao ver as reacoes e as mortes no Brasil quando comecar a vacinar. Cada um faz sua escolha
-
Benedito costa | Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 13h27107
Se esse Deputado é contra a obrigatoriedade da vacinação em massa, então ele poderá ser responsabilizado criminalmente, visto que trata-se de doença transmissível, incontrolável , fatal, pandemiologica e não endemiologica.
-
CHIRRÃO | Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 13h25414
TOMO QUALQUER VACINA !! DESDE QUE NÃO SEJA CHINESA !
-
PAULO MULLER | Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 09h34911
Não sei como sobriviveu ao fim de ano quando Bolsonaro foi para a praia. Se aguá bater na situra do louco esse morre afogado.
-
Wilson Marques | Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 07h491610
Infelizmente temos que conviver com babacas e imbecis deste tipo
-
Cláudio | Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 06h041710
Achei que este deputado seria um homem combativo e com boas ideias e ideais pra melhorar a vide do povo de MT. Mas é só mais um.....
-
Eduardo | Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 03h231911
Mais um desequilibrado
-
Leocadio | Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 00h591610
Beleza! Eu me previno e meu vizinho não! Que proposta imbecil! Deputado idem.
-
Cidadã | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 23h501017
Deputado Sensato! E o RD news está muito parcial...
Confira também:
- Março de 2021
-
Legislativo / Autoritário
Emenda de Rosa Neide banca e-book pago pelo MEC que ataca presidente Bolsonaro
-
Legislativo
AL aprova lei que impõe multa de R$ 10 mil a empresas e fiscalização mais dura
-
Legislativo / Toque de recolher
Presbítero da AD, Sebastião tentou liberar cultos com público de até 600 pessoas
-
Legislativo
Deputado é contra manifestação sindical e diz que "Mauro é birrento" - ouça áudio
-
Legislativo / ANTICOVID
Enviado à AL projeto que prevê multa de até R$ 10 mil por quebra de restrições