Legislativo

Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 10h:57 | Atualizado: 19/01/2021, 14h:39

CORONAVÍRUS

Deputado diz que não está "convicto" de que tomará vacina e critica obrigação

O deputado estadual Silvio Favero (PSL), que é apoiador convicto do presidente Jair Bolsonaro, voltou a questionar a possibilidade de tornar a vacinação contra a Covid-19 obrigatória. O bolsonarista disse que ainda não está convicto de que tomará o imunizante. As primeiras doses, destinadas a trabalhadores da saúde e idosos, começaram a ser distribuídas ontem (18).

Fablicio Rodrigues

Silvio Favero

Silvio Favero já defendeu remédios sem comprovação científica para tratamento da Covid

“Nós vivemos em uma democracia, né. Entendo que a partir do momento que a gente tornar obrigatório nós podemos rasgar a Constituição do Estado de Mato Grosso, e também a do Brasil. Está na Constituição, eu não posso obrigar ninguém a tomar a vacina. Eu acho que as pessoas têm que tomar a vacina, mas não tem que ser obrigatório”, disse Favero nesta terça (19) durante evento no Palácio Paiaguás.

Projeto de Favero que tramita desde dezembro busca proibir a obrigatoriedade e outra minuta do presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), busca criar restrições para quem não se vacinar.

“Uma coisa que eu questiono é que todo mundo fica falando, mas você lembra qual a marca, qual o laboratório das vacinas que nós tomamos lá atrás? Ninguém lembra. Nós temos que parar de fazer política. Nós estamos em 2021, eleições são em 2022, e estão antecipando as eleições. Quem perde com isso é a população mato-grossense e o povo brasileiro. Eu sou contra, continua o meu projeto, foi apresentado em 14 de dezembro, e o Botelho apresentou o dele. Tem que respeitar”, declarou.

Apesar de defender a não obrigatoriedade da vacinação, o parlamentar tergiversou ao ser questionado se tomaria. O imunizante distribuído primeiro é o produzido em parceria entre o Instituto Butantan, ligado ao Governo de São Paulo, e a chinesa Sinovac. Bolsonaro questionou a CoronaVac por diversas vezes, colocando em dúvida sua eficácia. Favero vai na mesma linha.

“Também não falo para não tomar, acho que tem que tomar. Está tendo muita controvérsia, estamos falando em vidas, mas temos que respeitar a Constituição Federal e a vontade das pessoas. Não existe garantia real até agora. Eu ainda não estou convicto de que vou tomar”, afirmou.

Diferente do que o deputado disse, a eficácia global da vacina é de 50,58%, comprovada por estudos clínicos. A CoronaVac reduziu em 100% os casos graves, aqueles com necessidade de internação, e ainda minimizou os casos leves.

Postar um novo comentário

Comentários (20)

  • José do POVO | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 21h05
    0
    0

    NÃO TOMA . MAS PARA DE MIMIMI. NÃO TOMA. NÃO VOTAREMOS EM VC . DEPUTADO DE UM MANDATO. VC DIZ NÃO AGORA E NÓS DIREMOS NÃO A TI NAS URNAS.

  • Rodrigo | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 16h43
    0
    0

    Rodrigo, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Deva Devaneios | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 16h13
    8
    3

    Vai nada. O covarde vai tomar escondido como todo bolsominion...

  • Tom Hanks | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 15h46
    0
    2

    Reunião do Desgoverno, mais um dia de loucura : >>>> https://www.facebook.com/senadorhumberto/videos/228382765576191/

  • Mel Gibson | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 15h27
    2
    2

    Gadosminions, temos novidade : >>>>> https://www.facebook.com/senadorhumberto/videos/852236908901682/?sfnsn=wiwspwa

  • Denzel | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 15h25
    3
    4

    Ai, ai...............esses Gadominions..........o tempo de vcs.............ACABOU ! Amanhã o Débi dirá adeus de uma vez, e com vergonha, irá se esconder.........Depois da imunização...........vamos dar um jeito no Lóide, que ainda nesse semestre...........dirá Adeus tb............Negocionistas já era !

  • Demilson Nogueira | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 14h54
    4
    3

    Deputado Favero o aconselho a não tomar a vacina e o recomendo a ir várias aglomerações, depois nós veremos o resultado.

  • Lucas | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 14h46
    3
    0

    Zé da Roça, você calado é um poeta.

  • José Garcia Sombra | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 14h37
    1
    4

    Independente de quem vai querer ou não ser vacinado. O governo ou municipiooderiam também fazer parcerias com clínicas que tem hoje como combater ao vírus influenza (covid-19). Pois existem o tratamento totalmente eficaz contra o coronavirus, que é pela MEDICINA QUÂNTICA. Minha irmã mais velha, foi infectada e hoje está ótima em casa, após fazermos todos nós este tratamento. Eu e minha esposa fomos infectados pela 2° vez, uma em Cuiabá e outra em Aripuanã, fizemos o tratamento contra o covid e contra as bactérias e fungos, que é o procedimento correto, pois o vírus (covid-19) ativa no organismo do ser humano os fungos e bactérias, são estes que atacam os órgãos. Glória a Deus por termos conhecido está ciência.🙏 Att, José Garcia Sombra Vamos salvar vidas!!!

  • CLARICE APARECIDA CLARICE ZUNTA | Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 14h23
    6
    0

    Não devia tomar mesmo! deixa pra quem quer, precisa e acredita!!!

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...

TJ e posse em cartórios após 7 anos

maria helena _ curtinha O Tribunal de Justiça, sob Maria Helena (foto), marcou para 31 de março a posse coletiva dos aprovados no concurso para os cartórios extrajudiciais de Mato Grosso. O certame vem se arrastando desde 2013 e foi interrompido diversas vezes por causa de recursos judiciais de concorrentes inconformados com os...

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...

VI de R$ 18 mil garantida na Câmara

juca 400 curtinha A verba indenizatória de R$ 18 mil para os vereadores da Câmara de Cuiabá está garantida, pelo menos por enquanto. Depois de diversas ações judiciais, derrubando a alta indenização por gastos do mandato, os vereadores implantaram o benefício novamente em dezembro. O...