Legislativo

Quarta-Feira, 07 de Abril de 2021, 14h:18 | Atualizado: 07/04/2021, 14h:35

Assembleia

Dr. João preside Comissão de Saúde e promete foco no combate à pandemia

Marcos Lopes

Dr Joao Saude

O deputado  Doutor  João  vai comandar a Comissão de Saúde pelos próximos dois anos

O deputado estadual  Doutor  João (MDB) vai comandar a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia pelos próximos dois anos . A posse do presidente e demais membros   aconteceu nessa terça  (06). O vice-presidente será o   Doutor  Gimenez (PV).

O novo presidente da Comissão afirmou que vai dar sequência aos trabalhos que estão em andamento. O foco principal, segundo Doutor João,  será principalmente no combate à pandemia da Covid-19 em Mato Grosso.

“Não vai ter nenhuma mudança radical, nós vamos continuar fazendo o nosso trabalho na comissão. Vamos esperar a pandemia diminuir para voltar com as visitações nos hospitais municipais, regionais, estaduais e privados para ver o que ‘sobrou’ da saúde pública”, disse o emedebist.

O Doutor  João salientou que as instalações de novas UTIs no interior do Estado foram importantes  para o atendimento no tratamento da pandemia. No  entanto, ele e os demais membros pretendem apresentar propostas para que as unidades permanecem nos municípios.

“Acredito que até agosto tenhamos condições de ver isso. Visitando principalmente onde foram habilitadas as UTIs para a pandemia, e poder dar sugestões junto à Secretaria Estadual de Saúde”, espera

De acordo com o  deputado Paulo Araújo (PP), titular  da Comissão,   também é preciso também trabalhar com outros temas. Cita  como exempos a Previdência e combate a pobreza.

“Temos que trazer novamente a discussão para a Casa, para a questão da isenção dos aposentados e pensionistas. Precisamos fazer um estudo para saber qual o tamanho da pobreza de Mato Grosso. Entendo também que devemos caminhar em conjunto com ações efetivas voltadas para a assistência social, diretamente no combate á fome”, afirmou ele.

O vice-presidente da Comissão, Doutor Gimenez   endossou a opinião de  Paulo Araújo e foi mais além, falando que a assistência social é importante para o desenvolvimento do Estado. Por isso,   pediu mais esforços dos demais membros nesta questão.

“Temos famílias em situação de penúria e passando fome. Há sim que interiorizar nossos olhares, para buscar alternativas para essas pessoas que tem economia pobre. Essa comissão tem que pensar também nos excluídos, ouvindo essas pessoas e buscando propostas para mudar esse quadro”, comentou Gimenez.

Números da Covid

O deputado Lúdio Cabral (PT), mostrou dados em Mato Grosso decorrente da Covid-19. Ele entende que a pandemia é séria e precisa ser melhor atendida pelos governantes de um modo geral.

Dos 24 deputados estaduais de Mato Grosso, 18 se infectaram, dois foram reinfectados, quatro parlamentares precisaram ser hospitalizados ao longo da doença, dois precisaram de cuidados semi intensivos, dois necessitaram de UTIs, e um deles faleceu. Esse quadro da pandemia entre nós é o retrato que a população está enfrentando

Deputado Lúdio Cabral

“Dos 24 deputados estaduais de Mato Grosso, 18 se infectaram, dois foram reinfectados, quatro parlamentares precisaram ser hospitalizados ao longo da doença, dois precisaram de cuidados semi intensivos, dois necessitaram de UTIs, e um deles faleceu. Esse quadro da pandemia entre nós é o retrato que a população está enfrentando. Isso aumenta a responsabilidade que nós temos, se reposicionando de forma adequada e no momento certo. Estamos vivendo uma guerra real e não metafórica contra um inimigo invisível, traiçoeiro e imortal”, lembrou o petista.

Os dados de Cabral apontam que nos últimos 36 dias, morreram 2.321 pessoas em Mato Grosso afetadas pelo vírus da Covid-19, totalizando quase 30% de todos os óbitos que aconteceram ao longo do período da doença no Estado.

Após a posse da Comissão, os deputados decidiram que para a próxima reunião, programada para o dia 13 deste mês, a equipe técnica vai contactar o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, e a secretária de saúde do município paulista, Eliana Honain, para explicar quais medidas o município adotou para conter a pandemia.

Membros

Além de Doutor João, como presidente, e Doutor Gimenez, de vice-presidente a comissão conta ainda com os seguintes deputados: membros titulares: Paulo Araújo, Lúdio Cabral E Doutor Eugênio (PSB) Com exceção de Paulo Araújo, todos os titulares são médicos. Membros suplentes:  Faissal (PV), Wilson Santos (PSDB), Xuxu Dal Molin (PSC), Sebastião Rezende (PSC) e Delegado Claudinei (PSL). (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • jj | Quinta-Feira, 08 de Abril de 2021, 09h05
    0
    0

    dr. jõao e assembleia legislativa, um zero a esquerda! ou estou mentindo?

Derrotado ensaia disputa ao Governo

reinaldo morais 400 curtinha   O empresário Reinaldo Morais (foto), o rei dos porcos, está disposto a gastar mais uns milhões com nova candidatura majoritária, agora para governador. No ano passado, concorreu ao Senado e obteve votação decepcionante. Foi o penúltimo colocado numa corrida com 11...

Sicredi recua de comprar praça pública

enilson rios 400 prefeito araputanga   A diretoria do Sicredi nem esperou ser votado na Câmara Municipal o polêmico projeto sobre negociação de uma praça pública no centro de Araputanga para cancelar o negócio. A cooperativa havia "amarrado" entendimento com o prefeito Enilson de Araújo...

Sessão, voto e namoro com cantora

ulysses moraes 400   Na sessão virtual da Assembleia desta segunda, o deputado Ulysses Moraes (foto), do PSL, estava demorando para computar o voto na apreciação de um veto do governador. O presidente Max Russi (PSB), então, cobrou agilidade do colega e brincou, dizendo que agora ele só tem olhos para a Maraisa....

Misal é reeleito para o 10º mandato

misael galv�o 400 curtinha   Após dois anos fora do comando do Shopping Popular, período em que respondeu pela presidência da Câmara da Capital, o ex-vereador Misael Galvão (foto) voltou à direção do empreendimento, que abriga 500 lojas. E, sob forte...

Oscarlino, Pros e "nocaute" em Gisela

oscarlino 400   Na queda-de-braço dentro do Pros por espaço político, o ex-sindicalista Oscarlino Alves (foto) nocauteou a ex-superintendente do Procon-MT, Gisela Simona. Ele foi um dos filiados que não aceitaram apoio a Abílio na disputa de segundo turno para prefeito de Cuiabá, se aliou ao projeto de...

Promotor recebe medalha do Exército

Mauro Zaque curtinha   O promotor de Justiça Mauro Zaque (foto) foi condecorado com a medalha do Exército Brasileiro na manhã desta segunda (19), no dia da instituição. A solenidade é considerada a segunda maior do Exército Brasileiro, foi reservada por conta da pandemia e contou com a...