Legislativo

Sábado, 08 de Fevereiro de 2014, 07h:18 | Atualizado: 08/02/2014, 07h:19

Legislativo

Emanuel aposta em recomeço e diz que se reaproximará da população

Carlos Augusto/Rdnews

joao_emanuel_especial_sabado_interna.jpg

Ex-presidente da Câmara de Cuiabá, João Emanuel

Após um ano de embates políticos, acusações e investigações, o ex-presidente da Câmara de Cuiabá João Emanuel (PSD) está determinado a “limpar” sua imagem diante da sociedade cuiabana. Envolvido em diversas polêmicas em 2013, o social-democrata visitará bairros de todas as regiões neste ano, a fim de ouvir as demandas populares e trabalhar na elaboração de projetos de lei que visem o bem social.

Garante que enquanto esteve na presidência da Mesa Diretora se manteve concentrado na administração, se distanciando das funções legislativas e das bases eleitorais. Foi a maior aposta do PSD em 2012, conquistando o posto de vereador mais votado. Por isso, seu objetivo agora é se reaproximar do eleitor. “É dessa forma que vou adquirir o conteúdo que preciso”, afirma.

A “nova” postura do parlamentar ficou evidenciada durante entrevista ao Grupo Rdnews, nesta sexta (7). Está com discurso de renovação afiado e assegura que está tranquilo, mesmo após os desdobramentos da Operação Aprendiz desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), no final do ano passado, na qual foi alvo. “O segredo dos vencedores é saber recomeçar todos os dias”, diz.

Na ação, o vereador aparece em um vídeo explicando o passo a passo de como fraudar licitações no Legislativo. É acusado de participar de esquema de desvio de dinheiro na Câmara, assim como de recursos para pagar dívidas da campanha eleitoral deste ano. Por outro lado, ganhou uma espécie de “segunda chance”, com a decisão judicial que suspendeu os efeitos da operação por considerar necessária a presença da Polícia Judiciária Civil nas investigações, o que não aconteceu.

Continua, no entanto, sendo investigado pela Comissão de Ética do Legislativo por quebra de decoro parlamentar. João Emanuel foi notificado na última quinta (6) e deverá prestar esclarecimentos aos demais vereadores. Toninho de Souza (PSD) é quem preside os trabalhos, mas para o ex-presidente isso não é um problema, já que são do mesmo partido. “Eu mesmo pedi que me investigassem, acredito na lisura desse processo e não há o que se falar em benefícios”, pontua.

O vereador ainda diz não acreditar em perseguição política, mas atribui as acusações que pesaram sobre si a possíveis represálias de membros dos Poderes, que possam ter se sentido intimidados com sua postura independente e fiscalizadora. Exemplo disso são os embates que teve com o prefeito Mauro Mendes (PSB). Instaurou a CPI do Maquinário, que investigaria eventuais atos de improbidade administrativa praticados pelo chefe do Executivo municipal. Os trabalhos, contudo, foram suspensos pela Justiça. 

Emanuel garante que sempre esteve preparado para esse tipo de enfrentamento. “Temos exemplos de outros gestores que passaram por investigações como essa e sabemos que existe vida após isso”, observa. Quanto ao relacionamento com o sogro, deputado José Riva (PSD), o vereador assegura que continuou normal e aproveitou para reforçar a pré-candidatura da esposa, Janaína Riva (PSD), a deputada estadual.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Rosa | Domingo, 09 de Fevereiro de 2014, 12h26
    0
    0

    Esse Zé Manuel é uma vergonha pra população cuiabana...

  • Elifas Jose Ribeiro Ribeiro Ribeiro | Sábado, 08 de Fevereiro de 2014, 20h07
    6
    0

    Ele esta apostando na memória ignorante do povo!!

  • Elifas Jose Ribeiro Ribeiro Ribeiro | Sábado, 08 de Fevereiro de 2014, 20h04
    4
    0

    Ele esta apostando na memória ignorante do povo!!

  • Antonio Velasco | Sábado, 08 de Fevereiro de 2014, 17h58
    9
    0

    EITA SUJEITO CARA DE PAU! DEBOCHA DO POVO AO POUSAR DE BOM MOÇO. SE NESTA ESTADO TIVESSE UM JUSTIÇA JUSTA E ATUANTE ESTE VEREADOR COM CERTEZA JÁ ESTAVA ENJAULADO COMO OS MENSALEIROS DO PT.

  • Hewerton | Sábado, 08 de Fevereiro de 2014, 17h01
    9
    0

    TARDE DEMAIS, IMAGEM MACULADA, CORRUPÇÃO ATIVA E FRAUDE LICITATÓRIA. OFERECIMENTO DE DENÚNCIA EM ESFERA ESTADUAL E FEDERAL. PROVAS ROBUSTAS. INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA DA PF ALEM DE CONFISSÃO VIDEO GRAVADA. TRATA-SE DE UM RÉU!

  • rodrigo | Sábado, 08 de Fevereiro de 2014, 15h05
    5
    0

    recomeço que nada... esse cara não ta nem ai com a população.. pelo que eu sei tem gente da "equipe" dele que esta até passando necessidade por que nao teve honra com o que se comprometeu.

  • Jésus Barra do Garças | Sábado, 08 de Fevereiro de 2014, 14h49
    6
    0

    Quer dizer que o sr. vai se reaproximar da população? Que conversinha!!!!!

Elogio à compra econômica do Estado

janaina riva 400 curtinha   Embora lançando críticas pontuais de vez em quando, a deputada Janaina Riva (foto) tem feito constantes defesa do Governo Mauro e elogiado ações da administração, especialmente na saúde pública. Sobre a decisão do governo de comprar 120 respiradores da China,...

MDB em clima de racha em Tangará

joao jose 400 curtinha   Em Tangará da Serra, o MDB enfrenta racha. O prefeito Fabio Junqueira, com apoio de filiados históricos, quer lançar à sucessão municipal o seu secretário de Infraestrutura e antigo gestor do Serviço de Água e Esgoto, Wesley Lopes Torres, sobrinho do ex-vereador Daniel...

Advogados disputam cadeira no TJ-MT

andre pozetti 400 curtinha   É extensa a lista de advogados que estão se movimentando, nos bastidores, para a cadeira vitalícia de desembargador do Tribunal de Justiça, sob indicação do Quinto Constitucional da OAB/MT. Caberá ao Colégio de Conselheiros da Ordem, composto por 33 advogados,...

Max insiste em ficar na 1ª Secretaria

max russi 400 curtinha   Max Russi (foto) ainda não desistiu de continuar na Primeira-Secretaria na próxima Mesa Diretora, mas, como possui menos apoio do que a emedebista Janaina Riva, deve mesmo ocupar outro posto, o de primeiro-vice-presidente. A eleição, que marcará a reeleição de Botelho na...

Deputados criticam membros da CCJ

elizeu nascimento 400 curtinha   Membros da CCJ da Assembleia, especialmente o presidente e o vice, respectivamente, Dilmar Dal Bosco e Sebastião Rezende, foram bastante criticados pelos colegas em sessão nesta quarta. Deputados como Thiago Silva, Wilson Santos e Elizeu Nascimento (foto) disseram que a Comissão, uma das mais...

Testemunhas pra protelar investigação

camila silva 400 curtinha   Os vereadores poconeanos Camila Silva (foto), do PP, e Ademir Zulli (PTB) usaram de uma estratégia jurídica para protelar, ao máximo, a conclusão dos trabalhos da recém-criada Comissão de Investigação e Processantes (CIP) para apurar denúncia de quebra de...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.