Legislativo

Sábado, 08 de Fevereiro de 2014, 07h:18 | Atualizado: 08/02/2014, 07h:19

Legislativo

Emanuel aposta em recomeço e diz que se reaproximará da população

Carlos Augusto/Rdnews

joao_emanuel_especial_sabado_interna.jpg

Ex-presidente da Câmara de Cuiabá, João Emanuel

Após um ano de embates políticos, acusações e investigações, o ex-presidente da Câmara de Cuiabá João Emanuel (PSD) está determinado a “limpar” sua imagem diante da sociedade cuiabana. Envolvido em diversas polêmicas em 2013, o social-democrata visitará bairros de todas as regiões neste ano, a fim de ouvir as demandas populares e trabalhar na elaboração de projetos de lei que visem o bem social.

Garante que enquanto esteve na presidência da Mesa Diretora se manteve concentrado na administração, se distanciando das funções legislativas e das bases eleitorais. Foi a maior aposta do PSD em 2012, conquistando o posto de vereador mais votado. Por isso, seu objetivo agora é se reaproximar do eleitor. “É dessa forma que vou adquirir o conteúdo que preciso”, afirma.

A “nova” postura do parlamentar ficou evidenciada durante entrevista ao Grupo Rdnews, nesta sexta (7). Está com discurso de renovação afiado e assegura que está tranquilo, mesmo após os desdobramentos da Operação Aprendiz desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), no final do ano passado, na qual foi alvo. “O segredo dos vencedores é saber recomeçar todos os dias”, diz.

Na ação, o vereador aparece em um vídeo explicando o passo a passo de como fraudar licitações no Legislativo. É acusado de participar de esquema de desvio de dinheiro na Câmara, assim como de recursos para pagar dívidas da campanha eleitoral deste ano. Por outro lado, ganhou uma espécie de “segunda chance”, com a decisão judicial que suspendeu os efeitos da operação por considerar necessária a presença da Polícia Judiciária Civil nas investigações, o que não aconteceu.

Continua, no entanto, sendo investigado pela Comissão de Ética do Legislativo por quebra de decoro parlamentar. João Emanuel foi notificado na última quinta (6) e deverá prestar esclarecimentos aos demais vereadores. Toninho de Souza (PSD) é quem preside os trabalhos, mas para o ex-presidente isso não é um problema, já que são do mesmo partido. “Eu mesmo pedi que me investigassem, acredito na lisura desse processo e não há o que se falar em benefícios”, pontua.

O vereador ainda diz não acreditar em perseguição política, mas atribui as acusações que pesaram sobre si a possíveis represálias de membros dos Poderes, que possam ter se sentido intimidados com sua postura independente e fiscalizadora. Exemplo disso são os embates que teve com o prefeito Mauro Mendes (PSB). Instaurou a CPI do Maquinário, que investigaria eventuais atos de improbidade administrativa praticados pelo chefe do Executivo municipal. Os trabalhos, contudo, foram suspensos pela Justiça. 

Emanuel garante que sempre esteve preparado para esse tipo de enfrentamento. “Temos exemplos de outros gestores que passaram por investigações como essa e sabemos que existe vida após isso”, observa. Quanto ao relacionamento com o sogro, deputado José Riva (PSD), o vereador assegura que continuou normal e aproveitou para reforçar a pré-candidatura da esposa, Janaína Riva (PSD), a deputada estadual.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Rosa | Domingo, 09 de Fevereiro de 2014, 12h26
    0
    0

    Esse Zé Manuel é uma vergonha pra população cuiabana...

  • Elifas Jose Ribeiro Ribeiro Ribeiro | Sábado, 08 de Fevereiro de 2014, 20h07
    6
    0

    Ele esta apostando na memória ignorante do povo!!

  • Elifas Jose Ribeiro Ribeiro Ribeiro | Sábado, 08 de Fevereiro de 2014, 20h04
    4
    0

    Ele esta apostando na memória ignorante do povo!!

  • Antonio Velasco | Sábado, 08 de Fevereiro de 2014, 17h58
    9
    0

    EITA SUJEITO CARA DE PAU! DEBOCHA DO POVO AO POUSAR DE BOM MOÇO. SE NESTA ESTADO TIVESSE UM JUSTIÇA JUSTA E ATUANTE ESTE VEREADOR COM CERTEZA JÁ ESTAVA ENJAULADO COMO OS MENSALEIROS DO PT.

  • Hewerton | Sábado, 08 de Fevereiro de 2014, 17h01
    9
    0

    TARDE DEMAIS, IMAGEM MACULADA, CORRUPÇÃO ATIVA E FRAUDE LICITATÓRIA. OFERECIMENTO DE DENÚNCIA EM ESFERA ESTADUAL E FEDERAL. PROVAS ROBUSTAS. INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA DA PF ALEM DE CONFISSÃO VIDEO GRAVADA. TRATA-SE DE UM RÉU!

  • rodrigo | Sábado, 08 de Fevereiro de 2014, 15h05
    5
    0

    recomeço que nada... esse cara não ta nem ai com a população.. pelo que eu sei tem gente da "equipe" dele que esta até passando necessidade por que nao teve honra com o que se comprometeu.

  • Jésus Barra do Garças | Sábado, 08 de Fevereiro de 2014, 14h49
    6
    0

    Quer dizer que o sr. vai se reaproximar da população? Que conversinha!!!!!

Matéria(s) relacionada(s):

Câmara cassará 3º eleito em 11 anos

ricardo saad 400   O emblemático e inconsequente Abílio Júnior (PSC) caminha para entrar para os anais da Câmara de Cuiabá como o terceiro vereador a ter o mandato cassado nos últimos 11 anos. Parecer da Comissão de Ética, sob relatoria de Ricardo Saad (foto), é pela perda da cadeira...

Apto, ex-prefeito vai disputar Chapada

gilberto mello 400 curtinha   O ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Mello (foto), contesta registro no Curtinhas, citando que ele estaria inelegível por responder a alguns processos e ter amargado condenações pela Justiça - saiba mais aqui. Filiado ao PL e disposto a ir à...

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

Vereadores, Tapurah, reajuste e férias

odair tapurah vereador curtinha 400   Em Tapurah, no Nortão, com menos de 15 mil habitantes, seus nove vereadores iniciam o 2020 com salário reajustado em 4,48%, seguindo a tabela do INPC. Mesmo ainda em férias, eles vão receber já na folha de janeiro R$ 5,8 mil cada. No caso do presidente Odair César Nunes...

Vereador, reunião e apoio a músicos

diego guimaraes curtinha 400   Músicos e representantes da Prefeitura de Cuiabá sentaram à mesa nesta quinta, na Câmara Municipal, para tentar resolver impasse sobre horário de funcionamento e volume do som nos estabelecimentos e também estudar ajustes na lei do Disk-Silêncio. O presidente da...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.