Legislativo

Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020, 11h:34 | Atualizado: 01/06/2020, 12h:32

Polêmica

Felipe Neto defende prisão a fascistas e parlamentar ameaça denunciar à PGR

O deputado José Medeiros (Pode) entrou em discussão, via Twitter, com o digital influencer Felipe Neto neste domingo (31) e ameaçou levar denúncia à PGR. Em uma publicação, Felipe Neto afirmou que “não se dialoga com fascista” e defendeu prisão. Medeiros, de sua parte, ficou incomodado e respondeu dizendo que levaria à Procuradoria Geral da República uma denúncia contra quem incitar as manifestações consideradas por ele violentas.

O avanço de grupos de direita no país têm acendido as conversas em torno dos regimes ditatoriais de extrema direita na Europa, a partir da década de 1930, como o estabelecido por Benito Mussolini na Itália, e por Adolf Hitler na Alemanha.

Felipe Neto e Jos� Medeiros

Felipe Neto e José Medeiros protagonizaram embate por causa de debate sobre fascismo. Deputado vai levar denúncia à Procuradoria Geral da República

Em suas redes sociais, Medeiros compartilhou prints de publicações do blogueiro e reforçou que vai denunciá-lo. No entendimento do deputado, as manifestações como a que ocorreu ontem em São Paulo, com cartazes pela defesa democrática, foram excessivas e usaram da violência.

Em resposta, Felipe Neto se referiu a Medeiros como “deputado bolsonarista” e respondeu: “prezado deputado, não irei respondê-lo, pois acredito no que twittei”, finalizou.

Fascismo

As acusações sobre condutas e defesas ideológicas semelhantes ao nazismo, que é um governo fascistas, já atingiram membros do alto escalão do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Em janeiro, o antecessor de Regina Duarte na Secretaria Especial de Cultura, Roberto Alvim foi demitido após emular um discurso de Joseph Goebbels, ministro de propaganda da Alemanha nazista.

O caso teve repercussão na imprensa mundial, repúdio de entidades judaicas e de defesa aos direitos humanos. A crise levou Bolsonaro a demitir o secretário.

À época, Medeiros tentou amenizar o discurso do aliado, disse que Alvim não tinha conhecimento que o vídeo faria referência ao nazismo. “Tem que pesquisar as fontes e de onde foi tirado o discurso. Eu mesmo não uso discurso alheio. Geralmente, falo de improviso. Isso é um perigo”.

O fascismo é movimento político e filosófico ou regime que defende ser necessária a mobilização da sociedade sob um estado totalitário, de partido único, que incentiva o acesso a armas para a população para que, por meio do conflito armado, se responda às dificuldades econômicas e ao possível avanço do comunismo.

O regime ascendeu na Europa, especialmente na Itália e na Alemanha, no contexto da crise econômica nos anos seguintes à 1ª Guerra Mundial que terminou em 1914. Hitler e Mussolini ganharam evidência com discursos de ódio aos estrangeiros, como judeus e ciganos, negros, gays, entre outros grupos.

Reprodução

post_medeiros_felipe neto

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Jedae | Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020, 17h27
    0
    1

    Como comunas são idiotas. Um bando de quadrilheiros usando símbolos anarquistas, suástica nazistas, e do regime fascistas, clamando democracia? Isso é fake News. Nem falo em matéria tendenciosa. Esse povo tem que estudar um pouco mais!!

  • alex r | Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020, 16h36
    4
    1

    HAHAHAHA é pra morrer de rir... o povo nem sabe o que é fascismo e esse senhor medeiros ta com medo só pode kkkkkkkkkkkkk Entra com processo Medeiros contra o youtuber... OBs: a maioria do povo é tão idiota que nem sabe que o senhor felipe neto era pró bolsonaro...

  • JHOY | Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020, 15h16
    3
    2

    REALMENTE NÃO DÁ PRA FICAR SEM DIZER NADA, QUANO UM EX-PRESIDENTE, QUE JÁ FOI PRESO E REPONDE A INUMEROS OUTROS PROCESSOS FALA UMA BESTEIRA. MAS SINCERAMENTE O QUE NÃO DÁ PRA AGUENTAR É O FATO DUM PRESIDENTE, O SUPRA-SUMO DA HONESTIDADE, DA MORAL E DOS BONS COSTUMES, NÃO CANSA DE FALAR E FAZER BESTEIRA COMO SE FOSSE UM MENININHO MALUQUINHO, INOCENTEZINHO, MIMADINHO, PIRRALHOZINHO. NERVOZINHO. MIMIZINHO E MAIS INHO INHO INHO.

  • Bugre | Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020, 13h22
    10
    10

    Esses emos nutelas do pt me dão nojo. Enquanto o Lula agradeceu a Deus pelo covid estar matando as pessoas, ninguém disse nada.

  • Francisco Assis roo | Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020, 12h31
    7
    11

    Mais estão. Invertendo a ordem das ideias facistas pois quem defende totalitarismo é a esquerda é só ver o foro de são Paulo,

  • ronaldo araujo | Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020, 12h13
    16
    9

    Esse depuatdo e nojento

Joelson e as traições política e familiar

joelson 400   Dos 23 vereadores pela Capital que vão à reeleição, o que mais deve enfrentar dificuldades para obter êxito nas urnas é o sargento Joelson (foto), que aproveitou a janela de março e trocou o PSC pelo Solidariedade. Primeiro, por causa da atuação pífia. Trata-se de um...

Calistro, dúvida à reeleição e Sumaia

sumaia leite 400 curtinha   Jânio Calistro, reeleito para o 2º mandato de vereador em 2016 e como o mais votado em Várzea Grande, com 3.658 votos pelo PSD, se mudou para o DEM dos Campos, mas ainda avalia se vai encarar o teste das urnas deste ano. Ele se mostra um tanto baqueado, após ficar preso por três meses. E...

Grupos convergem para Emanuelzinho

emanuelzinho 400   O jovem deputado federal Emanuelzinho (foto) está cada vez mais empolgado com a possibilidade de disputar a Prefeitura de Várzea Grande. Até se mudou da Capital para a cidade vizinha, onde montou apartamento no Edifício Maktub. Uma das revelações políticas do PTB, Emanuelzinho tem...

Câmara de ROO e pasta de Controle

orestes miraglia 400 curtinha   A Câmara de Rondonópolis deu de ombros para uma decisão do Tribunal de Justiça e, em primeira votação, aprovou mensagem do prefeito Zé do Pátio, criando a secretaria de Transparência Pública e Controle Interno (SETRACI) em...

Morre pai do secretário da Casa Civil

Mauro Carvalho pai   Faleceu, aos 97 anos, o pai do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. O empresário, que também emprestava o nome ao filho, Mauro Carvalho, foi vítima de um infarto nesta quinta (9). A informação foi confirmada pela deputada estadual Janaina Riva (MDB) que publicou nota de...

Deucimar vence Covid-19 após 20 dias

deucimar silva 400 curtinha   Após 13 dias numa unidade intensiva e mais sete se recuperando no leito de hospital, o empresário e ex-vereador pela Capital, Deucimar Silva (foto), recebeu alta médica nesta terça. Ele está curado da Covid-19. Ex-presidente da Câmara Municipal, Deucimar ficou emocionado, fez...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.