Legislativo

Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019, 19h:26 | Atualizado: 20/09/2019, 13h:30

CPI DA RENÚNCIA FISCAL

Funaro nega ter visto ex-governadores na casa de Joesley e avaliza acesso a delação

Rodinei Crescêncio

L�cio Funaro

Doleiro Lúcio Funaro em conversa com a imprensa, antes de depoimento em reunião da CPI da Renúncia Fiscal na AL

O doleiro Lúcio Funaro, que prestou depoimento a portas fechadas na CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal da Assembleia, não apresentou nenhum documento. Entretanto, colocou à disposição seus sigilos fiscal e bancário e deu aval para o Legislativo buscar junto à Procuradoria Geral da República (PGR) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) o compartilhamento da sua delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato e que está em segredo de Justiça.

"Ele evitou citar nomes de politicos e agentes públicos. Disse que foram citados na delação premiada. Como está em segredo de justiça, recomendou que a Assembleia busque o compartilhamento junto ao STF", declarou o deputado Wilson Santos (PSDB), após o depoimento de Funaro, que durou pouco mais de 1 hora, realizado na tarde desta quinta (19).

Wilson também lamentou o fato do depoimento ter sido feito em sigilo. O requerimento foi apresentado pelos deputados Dilmar Dal Bosco (DEM), Janaina Riva (MDB) e Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), com base em parecer da Procuradoria da Assembleia. O próprio Funaro cobrou transparência.

"Eu sou um voto pela transparência, pela imprensa cobrir, mas havendo requerimento, sou obrigado a submeter a votação. Fui voto vencido", lamentou o tucano.

Segundo Wilson, Funaro também abordou sua relação com os irmãos Wesley e Joesley Batista, proprietários da JBS. Afirmou que o depoente garantiu nunca ter visto nenhum ex-governador de Mato Grosso - Blairo Maggi, Silval Barbosa ou Pedro Taques - na residência dos empresários em São Paulo.

Rodinei Crescêncio

L�cio Funaro e Wilson Santos

Wilson Santos, que preside a CPI da Renúncia Fiscal na AL, recebe o doleiro Lúcio Funaro, em reunião realizada hoje

O convite para o doleiro surgiu após Funaro prestar depoimento à CPI do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na Câmara dos Deputados, em 28 de agosto. O delator declarou que o empresário Joesley Batista, do grupo empresarial J&F, omitiu declarações em sua colaboração premiada firmada perante o Supremo Tribunal Federal (STF) relacionadas a fraude de pagamentos de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias em Serviços). Entre os poupados estaria o primo Fernando Mendonça, empresário em Mato Grosso.

Mendonça tem empresa do ramo atacadista em Várzea Grande e atuou na campanha ao Senado do ex-governador Pedro Taques (PSDB), em 2010 pelo PDT.

Além de Wilson, Janaina, Dilmar e Nininho, também participaram da oitiva os deputados Valmir Moretto (PRB) e Ulysses Moraes (DC). Ulysses não é membro da CPI e ficou como observador.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • CHIRRÃO | Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2019, 08h42
    0
    0

    CHIRRÃO, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

Contas de prefeita são reprovadas

thelma 400 curtinha   As contas de 2018 da prefeita chapadense Thelma de Oliveira (foto), do segundo ano de mandato, foram reprovadas pelo TCE-MT. Agora, cabe à Câmara Municipal aprová-las ou rejeitá-las. Em seu parecer, o conselheiro interino João Batista apontou 15 irregularidades, sendo 11 delas sobre...

Prefeitos têm de trocar apadrinhados

kleber varzea grande 400 curtinha   Com a decisão do TJ-MT de considerar inconstitucional controlador-geral das prefeituras fora dos quadros efetivos de auditor municipal, muitos prefeitos terão de exonerar seus indicados políticos, vindo a escolher profissionais de carreira, assim como já se tornou prática na...

Controlador-geral agora só de carreira

angelo 400 curtinha   Uma decisão desta quinta do TJ, que julgou procedente, inclusive por unanimidade, uma ADIN proposta pela Associação dos Auditores e Controladores Internos do Estado (Audicom), presidida por Angelo Oliveira (foto), acaba, na prática, com os chamados controladores-gerais dos municípios...

Elogio à compra econômica do Estado

janaina riva 400 curtinha   Embora lançando críticas pontuais de vez em quando, a deputada Janaina Riva (foto) tem feito constantes defesa do Governo Mauro e elogiado ações da administração, especialmente na saúde pública. Sobre a decisão do governo de comprar 120 respiradores da China,...

MDB em clima de racha em Tangará

joao jose 400 curtinha   Em Tangará da Serra, o MDB enfrenta racha. O prefeito Fabio Junqueira, com apoio de filiados históricos, quer lançar à sucessão municipal o seu secretário de Infraestrutura e antigo gestor do Serviço de Água e Esgoto, Wesley Lopes Torres, sobrinho do ex-vereador Daniel...

Advogados disputam cadeira no TJ-MT

andre pozetti 400 curtinha   É extensa a lista de advogados que estão se movimentando, nos bastidores, para a cadeira vitalícia de desembargador do Tribunal de Justiça, sob indicação do Quinto Constitucional da OAB/MT. Caberá ao Colégio de Conselheiros da Ordem, composto por 33 advogados,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.